Sabemos que a igreja é uma organização sem fins lucrativos, porém isso não a isenta de fazer uma boa gestão financeira. Assim, como qualquer pessoa física ou jurídica, ela também tem contas à pagar e precisa se manter saudável.

Entendemos também que é um assunto extremamente delicado para se tratar, já que envolve doações dos fiéis. Mas não pode passar despercebido, é preciso organização e senso administrativo, já que a igreja tem contas de luz, água, aluguel em alguns casos, sem contar com funcionários CLT. 

Neste artigo vamos abordar sobre o que é Gestão Financeira, por onde começar a Gestão Financeira na sua igreja, quais as funcionalidades da plataforma inChurch para Gestão Financeira e todos os meios de pagamento possíveis.

O que é Gestão Financeira para igreja?

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma igreja. É tudo aquilo que se refere a despesas fixas e variáveis, empréstimos, financiamentos, investimentos e valor patrimonial.

Essa ações são extremamente vitais para a igreja, pois permite fazer investimentos no Reino de forma estratégica e eficiente. Sendo assim, enviando missionários, criando ações beneficentes para a comunidade, cuidando dos órfãos, das viúvas e dos menos favorecidos.

Por onde começar a Gestão Financeira da igreja?

Primeiramente é importante que a igreja tenha um sistema de gestão para lhe ajudar nesta missão! Já que contar com papéis, planilhas espalhadas por todo lugar sem uma conexão é muito difícil.

Ter uma plataforma que te possibilita integração dos meios de pagamento, gestão de membresia e gestão financeira em um único lugar é perfeito!

A inchurch, platadorma líder em tecnologias para igrejas na América Latina, possui um sistema completo de gestão financeira. Além de todo integrado, dispõe de soluções inovadoras que descomplicam o dia a dia da do departamento financeiro, criando novas possibilidades e pontos de arrecadação para as igrejas.

Funcionalidades da Gestão Financeira inChurch

Recebimentos

Onde entra todo fluxo de caixa da igreja, em um único lugar. Ou seja, recebimento de doações, eventos, ofertas, lojinha, cantina e outros tipos de arrecadações possíveis. O mais importante é você ter tudo isso de forma integrada, de fácil visualização e controle.

Pagamentos

Indispensável também a igreja ter um controle de contas a pagar, porque assim fica com uma visão mais abrangente de todo o fluxo financeiro. Aqui serão inseridas toda e qualquer despesa fixa que a igreja venha ter, como luz, água, IPTU, funcionários, aluguel e etc. E também entram as despesas variáveis, que são aqueles gastos que não estavam no planejamento, provenientes de um evento inesperado.

Relatórios DRE e Fluxo de Caixa

Fundamental para a tomada de decisões é ter relatórios que integram as finanças de toda a igreja! Com a Plataforma inChurch você terá redução do tempo de execução das tarefas de rotina e melhor avaliação de resultados.

Contas

Permite que seja cadastrada contas bancárias da igreja, sem nenhum vínculo com os bancos, mas para que tenha um controle de entrada e saída de cada conta da igreja. Possibilitando a inserção das transações de forma manual e facilitando o controle financeiro.

Centros de Custo

É possível criar o centro de custo para cada ministério, departamento da igreja como administrativo, jurídico, contabilidade, comunicação e por exemplo limpeza. As vantagens são muitas! À partir do momento que você descobre os custos de cada setor, fica mais fácil planejar e cortar despesas desnecessárias ou aumentar o investimento em algum setor. Com isso, os processos administrativos se tornam mais claros e melhor organizados.

Cadastro Fornecedores/ Pagadores

Além de tudo, na plataforma inChurch, você pode cadastrar todos os fornecedores e pagadores da igreja. Sendo ele Pessoa Jurídica ou Física, e inclusive pode associar à um membro cadastrado da igreja, que seja fornecedor. E toda vez que fizer um pagamento ou recebimento tem a possibilidade de vincular estas transações ao cadastro. Tudo de forma integrada e eficiente.

Meios de Pagamento inChurch

Meios de Pagamento inChurch para gestão financeira
Receba doações via QR Code, App, Site e Links de pagamento

Uma das vantagens da Gestão Financeira inChurch é a visão geral e individual de cada entrada de pagamento. Ou seja, pelo painel de controle, o administrador consegue identificar o que veio pelo Aplicativo, pelo site, pelo totem de autoatendimento, Links de recebimento, QR Code e até maquininhas POS.

E o melhor, segmentando pelos centros de recebimento como dízimos, ofertas genérica ou especial, livraria ou até cantina, por exemplo.

Aplicativo e Site

Através do aplicativo e site da igreja, é possível que o membro realize doações através de cartão de crédito. O mesmo ainda tem a possibilidade de cadastrar seus dados de cartão e manter recorrência de doação. Ou seja, todo mês aquele valor agendado será debitado.

Totem de autoatendimento

É um terminal onde o membro pode fazer doações através da maquininha de cartão. Fica localizado normalmente em um ambiente visível para toda a igreja, e com isso qualquer pessoa tem a liberdade de doar por conta própria, no momento que desejar.

No totem da inChurch, além das contribuições, a membresia pode fazer inscrição para um evento gratuito ou até mesmo pago. Além de fazer pedido de oração e acessar a agenda completa da igreja.

QR Code

O QR Code (Quick Response Code), que significa código de resposta rápida, é uma evolução do cod de Barras. Consiste em um gráfico 2D e pode ser lido na através da maioria das câmeras dos smartphones. Em alguns caso, pode-se baixar um app leitor de QR code que funciona bem também.

Com o QR Code, o usuário é direcionado direto para o painel de doações da igreja, facilitando o acesso para fazer sua contribuição.

Ele, nada mais é que um link que direciona direto para alguma URL ou dá acesso para algo, como o Whatsapp web, por exemplo. No caso

Links de recebimento

Esta é uma outra ferramenta facilitadora para recebimento de doações. O link pode ser enviado por e-mail, Telegram, whatsapp ou por qualquer canal de comunicação via texto. Com isso, o membro clica no link e também é direcionado automaticamente para a área de contribuições da sua igreja.

Maquininha POS para igrejas

Além de todas essas opções de recebimento, a inChurch, desenvolveu uma maquininha exclusiva para igrejas. Com uma tela Touch Screen, que facilita o manuseio, essa POS da inChurch ainda trabalha com as melhores taxas, sem cobrança alguma de mensalidade e aceita grande parte das bandeiras de cartão.

Maquininha para igrejas para gestão financeira inChurch

Benefícios da Maquininha inChurch

1) Múltiplos centros de recebimentos: é possível receber pagamentos em até 12 CNPJs e contas bancárias diferentes na mesma maquininha. Distribuía seus recebimentos da forma que desejar. Você pode receber pagamentos para o dízimo, oferta, cantina, livraria e eventos da igreja no mesmo local.

2) Menu personalizável: Você consegue adicionar 15 opções para recebimento de pagamentos. Como por exemplo: cantina, livraria, dízimo, oferta, campanha social, etc.

3) Recorrência: agora você pode criar campanhas de doações recorrentes, no qual o usuário escolhe o valor mensal que vai ser debitado automaticamente do cartão dele. Assim, a igreja ganha mais previsibilidade de receita.

4) Antecipação: receba os pagamentos via cartão de crédito no dia seguinte ou no período que você desejar.

5) Histórico: Todas as transações ficam disponíveis no portal da Granito. Lá você consegue ver os pagamentos que entraram dentro de cada categoria, de forma simples e funcional.

Maquininha Solidária

Com a finalidade de ajudar as igrejas a aumentar as doações para a assistência social, a inChurch desenvolveu a Maquininha Solidária. Mais uma inovação da maior plataforma de tecnologia para igrejas, com o intuito de ajudar as congregações a ampliarem seus recursos para alargar as estacas do Reino.

A Maquininha Solidária é um terminal de pagamento de cartão, criada especialmente para as igrejas aumentarem seus pontos de doação através de empreendedores. Com o propósito de fazer com que empresas e profissionais liberais tornem-se um canal de colaboração com os projetos da igreja. Saiba mais no artigo que preparamos especialmente sobre ela clicando aqui.

Se a sua igreja ainda não possui uma plataforma que lhe permita fazer uma boa gestão financeira, não perca tempo e mostre para seu pastor todas as vantagens em adquirir a plataforma inChurch. Qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.