Embora a igreja seja uma organização sem fins lucrativos, uma boa gestão financeira continua tendo um papel fundamental em sua administração. Assim como qualquer pessoa física ou jurídica, a igreja também possui compromissos fiscais e precisa se manter saudável. Além disso, as Igrejas devem ser bem geridas porque elas pertencem ao Senhor, que espera que sejamos bons mordomos do seu patrimônio. 

Para ajudar sua igreja com a realizar uma administração financeira cuidadosa e eficiente, explicaremos o que é e como realizar uma boa gestão financeira com o auxílio da tecnologia da plataforma inChurch.

O que é gestão financeira da igreja?

A gestão financeira consiste em processos administrativos vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de despesas fixas e variáveis, empréstimos, financiamentos, investimentos e valor patrimonial. Assim como em empresas e instituições, uma parte vital de uma gestão eficiente para igrejas é um setor financeiro organizado.

Além de as congregações não serem isentas de obrigações legais, uma boa administração do dinheiro com o qual elas lidam possibilita realizar investimentos na expansão do Reino de forma estratégica –seja enviando missionários, criando ações beneficentes para a comunidade ou cuidando dos menos favorecidos.

Por onde começar a gestão financeira da igreja?

1. Escolha com zelo a equipe de finanças

As pessoas encarregadas de administrar os livros contábeis e orçamentos precisam ser profissionais ou voluntários capacitados, confiáveis e alinhados à visão espiritual da congregação. É importante que elas trabalhem em harmonia com a liderança, mas que também tenham aptidão  para operar de forma relativamente independente. 

Ao recrutar integrantes para a tesouraria, a igreja deve procurar pessoas que já cuidaram das finanças de outros lugares antes. Lembre-se de que, além de coração ensinável e postura ética, os escolhidos precisam ter conhecimentos administrativos, financeiros e contábeis.

2. Centralize os recebíveis e gastos

Para que a igreja funcione corretamente em sua forma administrativa, é preciso abrir uma conta corrente com o CNPJ do ministério. Assim, além de centralizar os recebíveis e gastos em um só lugar, a igreja poderá se beneficiar de um pequeno rendimento através de juros.

3. Desenvolva um plano de contas

Após abrir sua conta bancária e centralizar os gastos e recebíveis, a igreja deve se organizar minimamente para gerir o dinheiro.Isso significa criar um plano de contas, ou seja, um documento que identifica as contas da organização por meio de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas

Em outras palavras, o que a igreja precisa fazer é categorizar as despesas e receitas e definir centros de custo e recebimento para elas. Imagine, por exemplo, que foram gastos R$250 para decorar a igreja para o culto de casais. Neste caso, o centro de custo no qual a despesa será lançada é “Ministério de casais”. O mesmo vale para os centros de recebimento. 

4. Determine um orçamento

O orçamento anual ajuda a garantir que os recursos de que a igreja precisa para cumprir sua missão e investir na expansão do Reino de Deus não serão consumidos por demandas diárias e gastos emergenciais. 

Para determiná-lo, documente os custos fixos da igreja e estime o volume de receita ao longo dos 12 meses do ano. Você pode usar os períodos anteriores como referência, mas lembre-se de avaliar os objetivos da igreja para definir corte de gastos, revisar contratos de serviços e até mesmo estipular novos investimentos. Seu orçamento também deve incluir todas as categorias cadastradas no plano de contas.

Esses dois itens, o plano de contas e o orçamento anual, fazem parte de algo maior: o planejamento financeiro. É a partir dele que a igreja determina metas e traça os caminhos (estratégias) necessários para o cumprimento delas.

5. Controle gastos e monitore o fluxo de caixa

A tarefa agora é acompanhar constantemente a atividade financeira e ajustar os gastos sempre que houver imprevistos, como gastos emergenciais ou projeções orçamentárias de receita que acabaram não se cumprindo.

Nesse sentido, as igrejas devem prestar atenção especial ao fluxo de caixa, ou seja, ao montante de dinheiro arrecadado e gasto durante determinado período de tempo.

A análise constante do fluxo de caixa permite identificar  possíveis problemas de gestão e ajuda a igreja a tomar decisões em conformidade com o planejamento financeiro.

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Como a plataforma inChurch pode apoiar a gestão financeira da sua igreja?

As igrejas que querem gerir suas finanças com eficácia devem adotar um sistema de gestão. Além de facilitarem o controle das receitas e despesas a partir de recursos como emissão de DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e emissão de relatório de fluxo de caixa, softwares permitem cruzar dados de forma inteligente, o que facilita o processo de tomada de decisão

A plataforma da inChurch possui um sistema de gestão financeira completo e integrado aos dispositivos de entrada da igreja (maquininha de cartão, totem de autoatendimento, site e aplicativo, por exemplo). Desta forma, é possível concentrar todas as fontes de receita (dízimos, ofertas, pagamento de ingressos de eventos, entre outras) em um só lugar e otimizar a administração dos recursos, distribuindo-os conforme os centros de custo correspondentes.

Confira abaixo as principais seções do módulo de gestão financeira da plataforma inChurch.

Recebimentos

Esta área concentra todos os recebimentos da igreja, o que inclui dízimos, ofertas, pagamentos referentes à compra de ingressos de eventos, compras na lojinha e cantina, entre outros tipos de arrecadações. É possível visualizar, em uma tabela intuitiva, informações como valor, categoria, descrição e data da contribuição, bem como o nome do contribuinte.

A seção de recebimentos é integrada ao aplicativo e ao site da igreja, ou seja, todos os pagamentos feitos por esses canais são acusados automaticamente na plataforma, facilitando a visualização e o controle. Também é possível cadastrar contribuições feitas fora da plataforma (em envelopes de dízimo, por exemplo). 

Pagamentos

Aqui são inseridas todas e quaisquer despesas fixas que a igreja venha a ter, como luz, água, impostos, salário de funcionários, aluguel etc. A área de pagamentos também concentra as despesas variáveis da igreja, bem como gastos extras ou emergenciais

Relatórios de DRE e Fluxo de Caixa

Nesta área são gerados relatórios de demonstração de resultado do exercício (DRE) e fluxo de caixa, os quais ajudam a ter uma visão geral das finanças da igreja. Por trabalhar de forma automatizada, a plataforma reduz o tempo de execução das tarefas de rotina e possibilita uma melhor avaliação de resultados.

Cadastro de contas 

Esta área permite que sejam cadastradas contas bancárias da igreja para controle de saldo. Assim, é possível monitorar e ter controle de quais contas saíram os pagamentos ou entraram recebimentos. 

Vale lembrar que a inserção das transações e o acesso ao saldo da igreja são única e exclusivamente para controle financeiro. Isso significa que a plataforma inChurch não tem poder de fazer movimentações; apenas realiza a contabilidade de valores baseada nos compromissos que deverão ser pagos e pagamentos que serão compensados. Ou seja, simula o valor que ficará em caixa após serem realizados os pagamentos pendentes e computados os recebimentos.

Cadastro de centros de custo

Os centros de custo são unidades dentro da igreja (geralmente um departamento ou projeto) que agrupam despesas próprias. É como se cada ministério ou projeto fosse transformado em uma pequena organização, na qual as despesas são isoladas do restante dos departamentos ou projetos.

Neste espaço da plataforma inChurch, é possível criar diversos centros de custo, o que facilita a análise de dados e auxilia nas decisões gerenciais. Isso porque, a partir do momento em que você descobre os custos de cada setor, fica mais fácil planejar, cortar despesas desnecessárias ou aumentar o investimento em áreas específicas. Assim, os processos administrativos se tornam mais claros e melhor organizados.

Cadastro de fornecedores

Nesta área é possível cadastrar todos os fornecedores e pagadores da igreja, sejam eles pessoa física ou pessoa jurídica. É possível, inclusive, associar o cadastro do fornecedor a um cadastro de membro da igreja, no caso de membros que sejam prestadores de serviço. Essa integração também se aplica à conclusão de um pagamento ou recebimento, com a possibilidade de vincular transações ao cadastro. 

Cadastro de categorias

Neste espaço a igreja pode criar uma categoria (de receita ou despesa) específica e associá-la a uma seção do relatório de DRE. Por exemplo: é possível criar uma categoria chamada “Aluguel” e subordiná-la à seção de “Despesa Operacional”. O recurso facilita a organização das finanças e a análise do relatório. 

Cadastro de unidades de negócio

É neste espaço que são lançadas as atividades e setores da igreja que geram custo, mas que também geram receita (lucros). Um bom exemplo é a livraria da igreja: ao mesmo tempo em que há custos para a compra de novas remessas de livros, há lucro com a venda das obras. 

Anexos

Nesta área a igreja tem a possibilidade de anexar notas fiscais, boletos, prints de transações bancárias, entre outros documentos, no módulo de gestão financeira da plataforma. Assim, os arquivos ficam concentrados no banco de dados e podem ser acessados sempre que necessário.

Meios de Pagamento inChurch

A entrega de doações (dízimos e ofertas) é um princípio bíblico. Com elas, a membresia pode contribuir com o Reino de Deus, ajudando a igreja a se manter financeiramente saudável e contribuindo para sua missão: espalhar o Evangelho.

Sabendo a importância de tornar essa ação mais acessível e automatizada, a inChurch desenvolveu meios de pagamentos integrados à plataforma de gestão financeira da igreja.

Conheça abaixo os meios de pagamentos da inChurch.

Aplicativo e site

Por meio do aplicativo ou site, o contribuinte – seja membro ou visitante da igreja –  pode fazer doações e efetuar pagamentos via cartão de crédito, boleto e Pix. Também é possível cadastrar os dados de cartão de crédito para doar dízimos e ofertas de forma recorrente, ou seja, todo mês o valor informado será debitado na data agendada. 

Totem de autoatendimento

Totem de autoatendimento

No totem de autoatendimento, o membro pode fazer doações através da maquininha de cartão. O totem também permite que a membresia faça inscrições para eventos, realize pedidos de oração e acesse a agenda completa da igreja.

QR Code e link de recebimento

Entre os meios de pagamento disponibilizados pela inChurch estão também o QR Code e o link de recebimento. Com a leitura do QR Code, o usuário é direcionado para o painel de doações da igreja, facilitando o acesso para efetuar a contribuição. Já o link de recebimento pode ser enviado por e-mail, Telegram, WhatsApp ou por qualquer canal de comunicação. Nele, o membro também é direcionado automaticamente para a área de contribuições.



Maquininha inChurch

Além de todas essas opções de recebimento, a inChurch desenvolveu uma maquininha de cartão exclusiva para igrejas. A maquininha POS da inChurch pode ser usada em todas as atividades da congregação, já que permite escolher até 15 categorias para recebimentos de pagamentos (dízimos, ofertas, lojinha, cantina, entre outras). Além disso, a máquina permite receber pagamentos por diferentes CNPJs, o que facilita a distribuição das receitas. 

Maquininha inChurch

Outro diferencial da maquininha da inChurch é que ela permite criar campanhas de doação recorrente, ajudando a igreja a ganhar previsibilidade de receita. Versátil, ela aceita as principais bandeiras de cartão do mercado e não cobra mensalidade, taxas de aluguel ou adesão.

Maquininha Solidária

A maquininha solidária foi projetada para ajudar as igrejas a aumentarem as arrecadações para os projetos sociais que apoia. Com ela, empresários e profissionais liberais podem receber doações para ONGs parceiras da igreja no momento em que os clientes efetuam o pagamento pelos serviços ou produtos adquiridos.

Funciona assim: primeiro, o empresário solicita a maquininha solidária, que funciona como um terminal de pagamento de cartão convencional. Em seguida, a inChurch cadastra o CNPJ da organização para a qual serão encaminhadas as doações dos consumidores.

Feito isso, basta que, na hora do pagamento, o atendente pergunte ao cliente se ele deseja fazer uma doação para a ONG em questão. Se a pessoa concordar em prosseguir com a doação, o pagamento será processado, e o valor pertencente à ONG será repassado direto para a organização, sem passar pelo caixa da empresa. O montante referente à compra, por sua vez, será encaminhado para o estabelecimento.


Se a sua igreja ainda não conta com uma plataforma que a permita fazer uma boa gestão financeira, fale com um de nossos especialistas e descubra em detalhes como a inChurch pode ajudar você.