Falar que uma igreja atingiu o sucesso soa um tanto estranho né? Para você o que seria o sucesso de uma igreja? Neste artigo vamos contar a história da YAH Church, uma igreja cliente inChurch que atingiu sucesso com a ajuda da plataforma. Confira!

O que seria uma igreja bem sucedida? Para inchurch, uma igreja bem sucedida é aquela que continua avançando, usando todas as ferramentas possíveis e “fazendo de tudo para com todos” (1 Co 9:22 ). Levando as boas novas e transformando a vida de pessoas em todo o mundo. assim como a YAH Church fez.

Além disso, a igreja de sucesso tem uma gestão financeira saudável e organizada, permitindo o desenvolvimento de seus projetos com qualidade e fluidez, para que seu propósito de Ide seja cumprido com excelência. “Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar” – Lucas 14:28-30

YAH Church e a Plataforma inChurch

Foi assim com a YAH Church, uma igreja que até 1 ano e 4 meses atrás não tinha APP, nem site e muito menos um sistema de gestão. Agora não só reestruturou o ministério de comunicação como fez uma mudança de nome para cumprir um chamado muito antigo.

Antes, quando ainda era Palavra Viva, a comunicação da igreja era realizada através de um boletim impresso, onde era feita toda a divulgação dos eventos e conteúdo. Para ter uma ideia, a congregação era tão apegada a este material que inicialmente foi um choque para todos a decisão de parar com a produção. 

Líder de comunicação, Vanilda Sganzerla

Até que a líder de comunicação, Vanilda Sganzerla, apaixonada por tecnologia, conheceu a inChurch e começou o processo de implementação da plataforma em maio de 2019. De lá pra cá foi só colocar a mão na massa e alimentar o site e app da igreja, transferindo toda sua comunicação para o ambiente digital.

Como a YAH Church fez para superar os desafios de 2020

Mas o ano de 2020 começou cheio de surpresas para a igreja. Com a Conferência Palavra Viva 2020 agendada para os dias 19, 20 e 21 de Março, não imaginavam o que estava por vir. Inesperadamente, a tal chuva em 10 de fevereiro, que castigou a região sudeste, atingiu a igreja e eles perderam praticamente tudo. Inclusive documentos e arquivos importantes dos membros, faltando um pouco mais de 30 dias para o grande evento.

Apesar de tudo, não se abateram, através da inChurch pegaram firme nos cultos online para não se distanciarem dos membros. Neste mês, divulgaram muito o app e site da igreja e com isso dobraram a quantidade de usuários na plataforma. O link de atualização cadastral foi um grande diferencial, fez as informações chegarem mais rápidas e precisas.

Ao mesmo tempo reuniram forças, fizeram um mutirão, receberam diversas doações e em menos de um mês colocaram o prédio todo de pé. Mas para a surpresa, a pandemia chegou em 15 de março de 2020, fazendo com que mudassem seus planos novamente. A Conferência teve que ser cancelada e a igreja distanciada.

Segundo a comunicação da YAH Church, o app e site foram ferramentas fundamentais, pois ajudaram a se relacionarem mais fortemente com os membros. Servindo como um canal para posicioná-los a respeito dos cultos online e dar orientações sobre a condução da igreja naquele momento.

Como já estavam numa dinâmica de cultos online um mês antes da pandemia, quando o isolamento chegou de fato, foi bem mais fácil. Apenas deram continuidade a um processo que já havia sido iniciado. A igreja já estava estruturada digitalmente e ao invés de retrocederem, avançaram.

“Voltamos com os cultos presenciais há 1 mês e hoje uma das exigências para ele acontecer é o registro antecipado. Ter uma estrutura já pronta pra todo esse controle não tem preço. Foi super tranquilo pra gente esse novo normal, pois já estávamos com a ferramenta certa na mão!”.” Vanilda, líder de Comunicação da YAH Church.

Lançamento YAH Church em 09 de Setembro de 2020 no Allianz Parque, SP

De Palavra Viva a YAH Church

A Palavra Viva vinha numa pegada forte de investimento no digital porque Deus já tinha trazido à memória uma promessa antiga de irem às nações. A verdade é que a pandemia e tudo veio só para confirmar este chamado. 

A Igreja Batista Palavra Viva começou em 1986, quando ainda era uma célula, liderada pelos Apóstolos Lamartine e Lylian Posella. Desde então a igreja foi crescendo, se consolidando, quando Deus colocou no coração de Posella uma visão de alcançar o mundo inteiro com a palavra de Deus. E foram ainda abençoados com um slogan “Até que o mundo todo ouça!”.

Passaram-se muitos anos, o Apóstolo e sua esposa Lylian Posella orando por esta visão. Até que no meio da pandemia o Senhor abençoou tanto Lamartine com diversas pessoas que o acompanhavam pela internet, que ele sentiu forte que a promessa antiga estava se cumprindo.

Apóstolos Lylian e Lamartine Posella

Deus deu um novo nome para a igreja, YAH Church. YAH que vem do sufixo do nome de Deus Yahweh. Este é o DNA da nova igreja YAH Church, o DNA da aliança, do Deus da aliança. 

Como a inChurch ajudou neste novo Tempo

Uma nova identidade, um novo tempo, um novo nome para atender um antigo chamado: abrir a igreja pro mundo. Não só por conta da pandemia mas também devido a nova proposta, a igreja quer ter acesso às nações. Sem barreiras, não importa em que lugar do mundo a pessoa esteja.

O Apóstolo Lamartine recebeu essa revelação do novo nome em meados de agosto. Trinta dias depois, fizeram um mega lançamento, que contou com a super estrutura do a Allianz Parque em SP, além de vários convidados especiais no dia 09 de Setembro de 2020. 

Lançamento Yah Church Allianz Parque
Lançamento YAH Church em 09 de Setembro de 2020 no Allianz Parque, SP

O que possibilitou esse prazo record com certeza foi ter o app e o site na mão. Além da ajuda no lançamento do novo nome, a plataforma inChurch ainda facilitou muito na organização com as igrejas locais da YAH Church.

“Hoje, pra gente, a plataforma inChurch é mais fundamental do que nunca, pois só conseguimos montar o projeto de expansão em 30 dias graças a essa ferramenta. Então já estamos cadastrando as igrejas filhas, a estrutura agora está toda pronta, é só alimentar.” Afirma Vanilda Sganzerla numa entrevista super descontraída com Camila Andrade, Gerente de Contas inChurch que atende a YAH Church.

inChurch: Uma ferramenta simples para todas as idades

Sabemos que mudanças de comportamento e o novo causam às vezes certa barreira, o que é normal ao ser humano. Acontece algumas vezes com relação à introdução da tecnologia na igreja também. Vanilda conta que a funcionalidade de pedido de oração, por exemplo, no início foi bem difícil de ser implantada. Eram poucos pastores, aos poucos foram conquistando alguns, ensinando como funcionava. Hoje eles têm um time de 15 pastores que respondem os pedidos de oração.

Os membros ficam impactados com o retorno rápido e com suas orações atendidas. Por conta disso, esses pastores começaram a perder o receio de acessar o painel de controle. E viram que é muito simples e que na verdade facilita o processo. Foram 8 meses trabalhando em cima disso, aos pouquinhos, e agora a YAH Church tem um time bem ativo.

A inChurch entende que não quer atender apenas denominações grandes, mas todos os tamanhos e com qualquer nível de conhecimento tecnológico. Por isso temos um suporte dedicado, uma gerente de contas, treinamentos diários, base de conhecimento para facilitar o entendimento de nossos clientes e ainda cursos de capacitação através da uninChurch . A nossa plataforma é muito simples e muito intuitiva para qualquer idade.

Na YAH Church atendemos pastores de mais de 80 anos que estão respondendo os pedidos de oração direto pelo smartphone. Acessam a plataforma e o painel de controle sozinhos e com tranquilidade.

“O que foi mais prazeroso pra mim, nesta parceria com a inChurch, é que eu sinto que vocês estão sempre na frente de nossas expectativas e das nossas necessidades. Se vocês não estão a frente, vocês certamente já estão pensando naquilo. Quando me dão uma demanda pra solicitar a vocês, na maioria das vezes nem perco meu tempo, porque já sei que vocês já pensaram naquilo.” Vanilda Sganzerla

As possibilidades tecnológicas vieram para ajudar na expansão e organização da igreja, ajudando o evangelho a ser pregado e assim cumprindo as escrituras. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim. MT 24:14”. 

Aqui na inChurch temos a missão de facilitar o dia a dia das igrejas para que elas cumpram seu chamado de forma mais assertiva e simples. Milhares de igrejas, assim como a YAH Church, se tornaram uma inChurch. Se você quer saber mais informações sobre a nossa plataforma para se tornar uma igreja inovadora clique neste link e fale diretamente com nossos especialistas.

Receba as melhores dicas de comunicação e gestão direto no seu e-mail