Um dos grandes pilares para o crescimento de uma congregação são as células. A célula é importante tanto para o início quanto para a consolidação da igreja. Do mesmo modo, para colher frutos, é necessário ter uma boa organização e gestão de célula.

No decorrer deste artigo vamos falar sobre o que é uma célula, dicas para atrair pessoas, os 5 estágios da reunião celular, exemplos de dinâmicas de grupo para quebra-gelo, 10 características importantes de um líder de célula e como uma boa ferramenta de gestão de célula pode ser fundamental para a liderança. Confira!

O que é uma célula?

Célula é um pequeno grupo, formado por membros de uma congregação (em algumas igrejas existe um número máximo, outras não), normalmente realizado nos lares ou em locais pré-determinados, onde existe evangelismo, adoração, discipulado, conhecimento da Palavra de Deus e comunhão.

A célula é constituída de um anfitrião, alguém que irá abrir sua casa para este fim; e pelo menos 1 líder, podendo ter mais de um dependendo do tamanho do rebanho. Apenas com 1 anfitrião e 1 líder já dá pra começar a célula, pois este anfitrião também precisa de cuidado e acompanhamento.

Dicas para atrair pessoas para célula

  • Divulgue nos grupos de condomínio, comunique que naquele local existe uma célula da sua igreja
  • Divulgue nas redes sociais da igreja, do líder e do anfitrião o local da célula
  • Fale com todos os amigos de vocês por whatsapp
  • Organize uma comunhão, um churrasco com o pessoal da célula e peça para que levem um convidado
  • Organize evangelismos nas ruas em locais próximos ao endereço e convide as pessoas

5 Estágios de uma reunião celular

Estágio 1: Boas Vindas

Este é o primeiro e que determina o clima da reunião. Sabe a expressão “A primeira impressão é a que fica”? Pois é isso mesmo que acontece. O visitante precisa se sentir acolhido no seu primeiro contato com a célula e fazer com que isso aconteça é fundamental. Deixe-o à vontade, faça-o se sentir em casa. Ofereça sempre o melhor lugar para ele se sentar, pergunte como ele está e demonstre interesse por sua vida.

  • Objetivo: Receber bem, gerar clima amistoso e alegre
  • Atividades: Cumprimentos calorosos, palavras carinhosas e de interesse
  • Atmosfera: Alegria e festa, aquela sensação do pai recebendo um filho que não vê há tempos
  • Duração: 5 a 10 minutos

Estágio 2: Quebra-gelo

À medida que as pessoas vão chegando e se acomodando em seus lugares é necessário que o líder dê oportunidades para cada um se apresentar. Não somente os visitantes como os que já são da casa. Isso fará com que as pessoas comecem a criar vínculos e identificação. É uma excelente oportunidade para fazer dinâmicas de grupo, mais à frente daremos alguns exemplos práticos e interessantes para você usar na sua célula.

  • Objetivo: Interação entre as pessoas
  • Atividades: Dinâmicas de grupo, estratégias para se conhecerem
  • Atmosfera: Não ameaçadora, mas de aceitação, descontração e empatia
  • Duração: 5 a 10 minutos

Estágio 3: Adoração

Este é um dos estágios mais importantes. O foco agora é total das pessoas para Deus. O objetivo da adoração é levar as pessoas à presença de Deus. O líder ou ministro de louvor tem um papel importante neste momento de pedir que o Espírito Santo visite cada um na célula.

  • Objetivo: Quebrantar o coração das pessoas com a presença de Deus
  • Atividades: Oração e Louvor
  • Atmosfera: Reverência e gratidão
  • Duração: Aproximadamente 30 min

Estágio 4: Palavra e edificação

Este é o momento onde o líder de célula traz a palavra, ai depende muito de cada denominação a forma que é feita. Algumas igrejas utilizam a palavra ministrada no domingo para ser destrinchada durante a reunião. A diferença é que na célula as pessoas têm a oportunidade de tirar dúvidas e falar sobre a ministração, o que no culto não é possível. Super importante o líder criar situações e perguntas que deixe aberto para participação de todos.

Lembrando que o líder é um mediador e não um teólogo. Então é importante sim que ele esteja preparado para responder as questões, mas caso não saiba, não se sinta intimidado. Converse com a ovelha, seja humilde e diz que vai se informar e passar a informação para ela em outro momento. Mas não deixe cair no esquecimento, será um compromisso entre você e a ovelha e um grande passo para uma boa gestão de célula.

  • Objetivo: Conhecimento da palavra de Deus
  • Atividades: Trazer os pontos importantes da pregação e criar perguntas para gerar a troca e participação de todos
  • Atmosfera: Dependência do Espírito Santo, coração ensinável, desejo de mudança de vida, atitudes de servo.
  • Duração: 30 a 40 minutos

Estágio 5: Comunhão

Momento final e ideal para estreitar os relacionamentos. É de bom agrado preparar um lanche junto com os envolvidos. Para o visitante, isso gera uma sensação de amor e de cuidado.  É tão bom sermos bem recebidos, não é mesmo?

  • Objetivo: Interação
  • Atividades: Estratégias para conectar as pessoas, lanche e práticas de hospitalidade. Importante criar logística de arrumação no final também, não podemos sobrecarregar o anfitrião. 
  • Atmosfera: Amizade, diálogo, transparência e de falar de assuntos diversos
  • Duração: Aproximadamente 30 minutos

Dinâmicas de grupo para Quebra-gelo

Aqui trouxemos 3 exemplos de dinâmicas de grupos que podem ajudar no estágio de quebra-gelo da célula. Afinal as dinâmicas são atividades que facilitam o processo de conhecimento entre pessoas.

De forma alguma as dinâmicas devem envergonhar ou fazer alguém se sentir compelido a participar. Deve ser algo tranquilo, em clima total de descontração e amizade.

Dinâmica 1: Apresentação

O líder pega uma bolinha de papel ou qualquer outra que tiver disponível e joga para uma pessoa aleatoriamente. Esta deverá se apresentar em até 1 minuto dizendo Nome, o que faz da vida e uma qualidade pessoal.

A pessoa que se apresenta joga a bolinha para outra e assim por diante. Quando a última pessoa se apresentar, peça que ela devolva a bolinha para o líder da célula contando sua descrição.

Essa é uma dinâmica simples porém divertida e diferente de uma simples apresentação em círculo.

Dinâmica 2: Encontre 5 coisas em comum

Esta dinâmica é bem divertida. Separe a célula em duplas e peça para conversarem entre si e descobrirem 5 coisas que eles tenham em comum. Pode ser gosto, característica e comportamento. Peça para anotarem! Não vale coisas óbvias como anatomia ou vestuário. Isso força eles trocarem uma ideia entre si e se conhecerem melhor. Exemplo: Estilo musical, filme, série, local onde moram, etc

A proposta desta atividade é fazer com que se conheçam melhor, criando vínculos entre as pessoas.

Dinâmica 3: Memória

Em um círculo, cada pessoa deve se apresentar, dizer seu nome e realizar algum gesto aleatório. Parece simples, não é? Só se você for o primeiro.

Na medida em que os participantes forem se apresentando, eles têm que repetir todos os nomes que os antecederam e os respectivos gestos. Tudo isso na ordem certa e sem poder imitar nenhum movimento corporal já interpretado. Quando chegar a vez do último, ele deve lembrar do nome e do que cada um fez. É claro que, se o grupo for muito grande, uma ajudinha é sempre bem-vinda.

A proposta da dinâmica é que cada participante memorize o nome de todos, gerando conhecimento mútuo e muito divertimento.

10 Características principais de um líder de célula

  • Caráter de Cristo
  • Fidelidade à visão da igreja
  • Vida de oração
  • Conhecimento da Palavra
  • Amor às vidas
  • Saber identificar os dons e talentos das ovelhas
  • Ter um coração perdoador
  • Humildade
  • Ser misericordioso
  • Sabedoria e discernimento de Deus

Como usar a ferramenta de Gestão de Célula inChurch à seu favor

Sabemos que liderar não é uma tarefa fácil, requer vários sacrifícios e renúncias. Além disso demanda tempo para capacitação e conhecimento da palavra de Deus. Por isso, ter o entendimento de que a tecnologia pode auxiliar nesta tarefa é algo primordial para uma boa gestão de célula.

Cadastro de Visitante

Cadastrar e atualizar os dados dos visitantes da célula são vitais para auxiliar na sua gestão. Pois ali você vai acompanhar a frequência de suas ovelhas e anotar observações importante sobre aquela vida

Geolocalização

Visualização geográfica do endereço da sua célula através do site e app. Isso faz com que novos participantes sejam encaminhados para sua supervisão e também que você saiba exatamente onde estão localizadas todas as células da sua igreja. Podendo assim também encaminhar vidas para locais mais próximos delas, se for o caso.

Incentive-os a baixarem o app da sua igreja

Se todos os participantes da célula se cadastrarem no app você vai ter informação suficiente para conhecê-los mais. Não deixe de ler o artigo sobre Segmentação de Membresia! Vai trazer muitos insights para você entender a importância de ter os dados completos.

Registro de quem aceita Jesus na reunião

Através da plataforma você consegue registrar as pessoas que aceitaram Jesus durante a reunião de célula. Com isso você saberá data que aquela vida aceitou Jesus e poderá lembra-la sempre que completar aniversário.

Use os dados a seu favor

Uma grande vantagem que uma igreja tecnologicamente estruturada tem é a coleta de dados. Através de uma plataforma de gestão de qualidade, a igreja consegue reunir dados importantíssimos dos membros para uma boa segmentação. Um bom banco de dados vai ajudar a desenhar o perfil da sua célula e com isso conhecer suas ovelhas melhor. 

Integração com toda a plataforma

Se o visitante já se cadastrou no app ou se já é membro da igreja, ao registrar o e-mail dele, automaticamente todas as informações são puxadas. Com isso você consegue acessar todo o histórico, desde o seu primeiro dia como membro, quando aceitou Jesus, data de batismo, aniversário, casamento, até se ele possui algum membro da família dentro da igreja. Além de registro de atendimento pastoral, cursos concluídos e muito mais!

Integração com a secretaria e liderança da igreja

Se por algum motivo, algo fora do controle, você não conseguir realizar a célula, é possível deixar registrado que a reunião não aconteceu e por isso não foi gerado relatório. Deixando assim toda a liderança da igreja ciente do ocorrido.

Relatórios semanais com estatística

Através dos relatórios você acompanha a presença, novos convertidos, novos batizados, sexo, idade, o perfil de cada um e muito mais.

Se a sua igreja ainda não possui um sistema que possibilite a uma gestão de célula eficiente não perca tempo e mostre para seu pastor todas as vantagens em adquirir a plataforma inChurch. Qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.

Gostou do texto? Acha que essas dicas podem ajudar a liderança da sua igreja? Compartilhe em suas redes sociais! Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para [email protected] com suas dúvidas e sugestões.