Células são pequenos grupos que se reúnem periodicamente (uma vez por semana, em geral) nos lares de pessoas da igreja para compartilhar a Palavra, cantar louvores e orar. 

Por serem reduzidos, esses grupos facilitam a formação de amizades e permitem aos líderes discipular os participantes de forma muito mais próxima. A organização celular cria também oportunidades para o aprendizado individual e coletivo, revelando talentos e dons. 

Além disso, as células têm um papel muito importante no evangelismo e na integração de visitantes ao corpo de Cristo. É comum que algumas pessoas decidam por Jesus e depois deixem de ir à igreja porque se sentem “um peixe fora d’água” no templo. Nesse sentido, a célula serve como uma ponte que conecta o visitante a uma vida de comunhão prazerosa. 

A seguir, entenda melhor o conceito de células e como elas funcionam, saiba o que a Bíblia fala a respeito desses grupos, confira uma sugestão de roteiro para os encontros e veja boas práticas para gerir as reuniões. 

O que é uma célula de igreja?

Uma célula de igreja é grupo formado por poucas pessoas (de cinco a quinze, em média) que se reúne toda semana, sempre no mesmo dia e horário, para estudar a Bíblia, adorar a Deus com músicas e orar. Em geral, os encontros ocorrem na casa de alguém, mas também podem acontecer em locais pré-determinados.

Assim como as células do corpo humano são sua unidade básica e têm papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, as células da igreja sustentam a congregação e desempenham uma função muito importante na integração do corpo de Cristo

Entre os objetivos das células estão comunhão com Deus, comunhão com os irmãos da igreja, edificação espiritual, discipulado e evangelização

O que a Bíblia fala sobre células?

É natural que, ao se depararem com o conceito de reunião celular pela primeira vez, as pessoas queiram saber o que a Bíblia fala sobre células, ou seja, se os encontros têm base bíblica. 

Mulher lendo a Bíblia em casa
A Bíblia não menciona o termo ‘células’, mas é possível encontrar princípios que apontam para as reuniões nas Escrituras. Foto: Reprodução/Freepik

O termo “célula” não existe na Bíblia. Entretanto, é possível encontrar princípios das reuniões celulares nas Escrituras. Observando o livro de Atos e as cartas de Paulo, entendemos que era comum que os cristãos da igreja primitiva se reunissem nas casas de alguns anfitriões, como Priscila e Áquila. 

Veja, por exemplo, o que diz Romanos 16: “Deem minhas saudações a Priscila e Áquila, meus colaboradores no serviço de Cristo Jesus. […] Saúdem a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:3-5).

Como funciona uma célula?

O funcionamento das células varia de acordo com as práticas de cada igreja. Mas, de maneira geral, os grupos são dirigidos por um líder principal, que é ajudado por um líder auxiliar. Além disso, cada célula tem um supervisor e cada supervisor está sob a orientação de um supervisor de rede. Os participantes podem ser membros da igreja ou visitantes. 

Em cada reunião, os líderes compartilham a Palavra de Deus, e os participantes têm liberdade para dar testemunhos ou tirar dúvidas. Também há um momento dedicado à adoração com louvores e outro – geralmente ao final da célula – para lanches e comunhão entre as pessoas.

Quando a célula começa a ficar muito cheia, é chegada a hora de multiplicá-la, ou seja, de formar um novo pequeno grupo. Para isso, é preciso escolher e treinar novos líderes, encontrar um anfitrião com a casa disponível e definir quais participantes ficarão e quais irão para a nova célula. De multiplicação em multiplicação, novos grupos surgem, a igreja cresce e mais vidas são alcançadas

LEIA TAMBÉM: Dinâmica para células evangélicas: veja 20 sugestões de brincadeiras

Roteiro para reunião de células

A liturgia das células pode variar de igreja para igreja, mas existem alguns estágios fundamentais a todas as reuniões: boas-vindas, adoração, quebra-gelo, mensagem, oração e comunhão. Confira a seguir um roteiro que vai te ajudar a preparar sua reunião de células.

1. Boas-vindas

O líder se apresenta, dá as boas-vindas a todos os participantes e pergunta os nomes dos visitantes (se houver).

Duração aproximada: 2 a 5 minutos

2. Oração inicial

Mulher orando sobre a Bíblia
As células costumam ser abertas com uma oração. Foto: Reprodução/Unsplash

O líder (ou uma pessoa escolhida por ele) faz uma oração consagrando a reunião a Deus.

Duração aproximada: 3 a 5 minutos 

3. Adoração

Este é o momento de adorar ao Senhor com louvores. Para isso, separe uma lista com 2 a 3 músicas. Apesar de a atmosfera de adoração ser muito envolvente, tome cuidado para que o momento não se estenda demais e tome o tempo reservado à palavra.

Duração aproximada: 15 minutos

4. Quebra-gelo

Amigos fazem a dinâmica de quebra-gelo 'Quem sou eu?'
Brincadeiras são uma ótima forma de quebrar o gelo na célula.

A ideia deste momento é promover descontração, criar vínculos entre os participantes e fazer com que eles se sintam mais à vontade na reunião. Para isso, escolha, com antecedência, uma dinâmica, separe os materiais necessários e comande a brincadeira.

Duração aproximada: 10 a 15 minutos (varia conforme a dinâmica e o número de participantes) 

5. Anúncios

Este é o momento em que você recapitula a programação da igreja para os membros e visitantes e faz avisos importantes. Seja breve. Caso sua igreja tenha um aplicativo, convide os participantes a baixá-lo para conferir a agenda completa do ministério.

Duração aproximada: 5 minutos 

6. Mensagem e interação

Compartilhe o estudo sobre a Palavra de Deus. Algumas igrejas dão continuidade à palavra de domingo, enquanto outras trabalham com temas específicos por determinado período (por exemplo: estudar cada um dos frutos do Espírito ao longo de um trimestre). 

Reunião de célula ou pequeno grupo
O compartilhamento da Palavra de Deus é um momento fundamental da célula

Independente do assunto tratado, lembre-se de abrir espaço para perguntas e intervenções dos participantes. A ideia não é fazer um monólogo, e sim um diálogo.

Duração aproximada: 30 a 40 minutos

7. Pedidos de oração

Pergunte aos participantes se eles têm pedidos de oração ou agradecimentos a fazer. Anote tudo para não se esquecer de mencionar as súplicas e os motivos de gratidão na oração final. 

Duração aproximada: 5 minutos

8. Oração final

Faça uma última oração. Agradeça ao Senhor pela oportunidade de se reunir por mais uma semana, peça a ajuda Dele para colocar os ensinamentos da Palavra em prática e apresente os pedidos de oração.

Duração aproximada: 5 a 8 minutos

9. Comunhão

Mesa com torta e suco
Com muitos lanches, a comunhão é um dos momentos favoritos da célula. Foto: Reprodução/Unsplash

É neste momento que as pessoas põem o papo em dia e têm a chance de se conhecerem melhor. A comunhão é sempre acompanhada por um lanche, que geralmente é trazido de casa pelos participantes.

Duração aproximada: livre

Como gerir uma célula

Para que as células cresçam de forma organizada e saudável, é fundamental não só pregar a Palavra e discipular pessoas, mas também fazer a gestão dos pequenos grupos. Isso significa que os líderes precisarão ter um olhar analítico e, com a ajuda de um sistema de gestão, gerar relatórios gerenciais que ajudarão os supervisores e o pastor a tomar decisões. Confira a seguir como gerir uma célula.

1. Concentre os dados das células em uma plataforma online 

Em primeiro lugar, é fundamental que a igreja concentre, em uma única plataforma ou sistema, a relação de todas as células. Entre as informações relevantes que precisam ser inseridas estão nome da célula, líder(es), supervisor(es), endereço, data e horário da reunião.

Essa listagem não só permite melhor organização, como ajuda a encaminhar visitantes e novos membros para grupos mais próximos do local onde eles moram ou mais adequados ao seus perfis. 

Vale lembrar que o segundo fator pode, em muitos casos, ter mais peso que o primeiro. Um adolescente provavelmente se sentirá deslocado em uma célula cuja maior parte dos participantes são idosos, ainda que a reunião ocorra a 500 metros da casa dele.

2. Cadastre os visitantes e participantes da reunião

As células costumam ser a porta de entrada na igreja para muitas pessoas, já que as reuniões são mais intimistas e têm menos “cara de culto”, o que costuma ser visto com bons olhos por quem tem resistência a frequentar um templo. 

Justamente por isso, o segundo passo para gerir uma célula é cadastrar os visitantes da reunião e manter o registro sempre atualizado no sistema. Quando sabem quem está se conectando com o grupo, os líderes podem se preparar para iniciar um ciclo saudável de relacionamento e garantir que a célula seja o mais acolhedora possível. 

Lembramos ainda que é igualmente importante cadastrar os participantes que são membros da igreja, para que esta possa conhecer os irmãos que são engajados na reunião. Sendo assim, o ideal é que o sistema de gestão de células seja o mesmo da gestão de membresia. Na plataforma inChurch, ambas funcionalidades são integradas.

3. Crie uma biblioteca digital de materiais de apoio

Materiais de apoio são recursos educativos que ajudam os participantes das células a crescer em conhecimento bíblico. Eles permitem não só cobrir conteúdos que deixaram de ser abordados na reunião por falta de tempo, como também ajudam as pessoas a fixar o que foi apresentado durante o encontro. 

Com um sistema de gestão de células integrado ao aplicativo da igreja, como a plataforma inChurch, é possível disponibilizar apostilas de estudo, guias rápidos e outros documentos em PDF direto no app. Desta forma, a igreja elimina custos de impressão e permite que os participantes tenham acesso ao material a qualquer momento e em qualquer lugar.

4. Gere relatórios

Relatórios são ferramentas essenciais para avaliar a consistência da assiduidade dos participantes e o progresso da multiplicação de células. Eles devem ser preenchidos a cada reunião e precisam conter o número total de participantes, assim como observações relevantes (se algum visitante aceitou Jesus, por exemplo) sobre o encontro, se houver.

O objetivo é que, a partir da geração dos relatórios, seja possível conferir, em determinado período:

  • O total de visitantes;
  • O total de participantes;
  • Os novos recém-convertidos;
  • A quantidade de encontros realizados;
  • As células com melhor participação;
  • As células com maior número de visitantes.

Na plataforma inChurch, o fornecimento desses dados ocorre de forma automática e inteligente. O sistema, que é integrado à gestão de membresia, também informa o perfil dos participantes (faixa etária média e gênero) e aponta quantos membros da igreja participam de células, assim como quantos estão fora dos pequenos grupos. 

Com esses dados em mãos, os supervisores podem verificar se os alvos estabelecidos estão ou não perto de serem alcançados, identificar possíveis problemas que impedem a multiplicação e entregar um diagnóstico preciso ao pastor para que ele possa conduzir a igreja a ser frutífera.

5. Monitore o crescimento das células

Por fim, uma boa gestão de células não estará completa sem um monitoramento periódico das multiplicações. Na plataforma inChurch, é possível visualizar, em um mapa, a localização de todas as células. 

Com esse recurso, a igreja identifica facilmente as regiões que mais concentram os pequenos grupos e pode avaliar a oportunidade para a abertura de novas unidades (filiais) da denominação.


Agora que você já sabe o que é e como funciona uma célula de igreja, baixe nosso planner de células para otimizar a organização das reuniões da sua igreja.