É bíblico que os planos que  Deus tem para cada vida, impactam também a vida das futuras gerações. Ser filho e servo envolve também desenvolver a responsabilidade de abençoar a vida do próximo. E ser um líder de célula com excelência está diretamente ligado a tornar seu ministério uma prova do agir de Deus.

Para que sua vida seja usada para beneficiar outras pessoas, é imprescindível que você desempenhe tempo e dedicação para projetar o caráter, coração e mentalidade de Cristo. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”, Colossenses 3:23,24

Ser um líder bem sucedido significa abençoar vidas, promover o crescimento e o amadurecimento daqueles que estão sob sua liderança. Mas, nem sempre essa é uma tarefa fácil! Para te ajudar na missão de desenvolver excelência na sua liderança, nas próximas linhas vamos descobrir juntos o que é preciso para desenvolver de forma profunda esse chamado.

A importância de ser um líder de célula com excelência

Cristo escolheu doze homens e os capacitou a dar sequência à sua missão: a salvação de todos os homens. E, como era no começo, hoje também a igreja necessita de líderes preparados e capazes de conduzir almas até o encontro do Senhor. 

Deus continua escolhendo e chamando homens e mulheres, capacitando-os para a sua obra. Porém, essa escolha divina não se baseia nas habilidades que alguém possa ter. O Senhor, escolhe não apenas os capacitados, mas também capacita os escolhidos. 

Os líderes são os responsáveis pelo crescimento das células cristãs e da Igreja como um todo. São  chamados para trabalhar como parte de um Corpo, para unir todos em um só coração e propósito, nos fortalecendo e nos fazendo prosperar.

Quais os requisitos para ser um líder de célula?

1. Entender que as pessoas são diferentes.

Nossa que novidade hein? Pena que ninguém vai à essência disso. Por cada um ser diferente, cada um tem uma necessidade diferente e precisa de um ‘atendimento’ diferente. Líderes excelentes entendem isso e a praticam porque só assim conseguem extrair o melhor de cada um dos seus liderados. Não podemos tratar todos iguais. Como exemplo repito a famosa frase que vem abatendo liderados por todo mundo: “Eu não procuro ninguém, se ele quiser, ele me procura.”. Amado, não é assim que funciona né?

2. Dar exemplo

As pessoas são conquistadas pelo que você faz não pelo que você fala. Não existe nada mais poderoso que o exemplo. Já viu aquelas mães que sempre falam pros filhos comer frutas e verduras, mas elas mesmas não comem? Elas são você quando manda seu liderado ler a bíblia e você mesmo não lê, quando você o manda buscar de Deus quando você não busca, quando você age de uma forma diferente da que aconselha. Ninguém merece líder assim. Já viu aquelas tias que sempre anda perguntando dos namoradinhos e depois diz que você está encalhada, mas ela própria já foi casada 5 vezes? Pois é, talvez você esteja agindo assim, mas se você mudar…… Você pode mudar o mundo através do seu exemplo e da sua excelência.

Você será um líder excelente quando você disser: Faça como eu faço. Arrisco-me a dizer que seja até como Paulo diz:

“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”, 1 Coríntios 11:1

Líderes excelentes dizem isso. Dê a lição como eu a dou, aja nessa área como eu ajo, tenha essa disciplina como eu tenho. Líderes excelentes dão exemplo e não apenas palavras ao vento.

3. Ter um coração de cordeiro

Já viu como é o cordeiro? Ele é manso, passivo e quando é pego por um humano, ele se rende totalmente do tipo “faça o que quiser”. O que eu quero dizer: Líderes excelentes são rendidos totalmente a Deus, são submissos a ele e buscam a sua vontade a todo instante. Em sua liderança, quantas vezes Deus te levou a lugares que você não quis ir? Dessas vezes, quantas foram pela dor e quantas pelo amor? Se você é como eu, a maioria foi pela dor. E não precisa ser assim.

Sabe por que não somos como um cordeiro? Porque nos achamos autossuficientes demais, achamos que sabemos o caminho certo e o que é melhor pra nós. Se fóssemos como cordeiro, entendendo que os membros de nossas células só serão transformados pelo Espírito Santo e que a nossa força física e limitada enquanto a nossa espiritual é ilimitada ficaríamos como o cordeiro. Líderes excelentes tem um coração de cordeiro que entende que mesmo estando em situações difíceis a oração é a nossa maior arma.

4. Aprender com o erro

Como é difícil errar, passar por cima e aprender não é? Líderes excelentes também erram. A diferença está com o que fazem com o erro.

Aprender com os nossos erros é fundamental. Agora imagina se aprendêssemos todas às vezes com os erros dos outros. Sofreríamos menos não é? E quem além de mim quer enfiar isso na cabeça dos liderados? Normalmente eles passam as mesmas coisas que nós passamos, daí os avisamos e eles dizem: “sei o que estou fazendo”, “não tem nada a ver”, “não é porque aconteceu com você que vai acontecer comigo”. Alguém quer pegar uma enxada e tacar na cabeça do sujeito quando ele diz isso?

O problema mesmo é quando nós somos como esse liderado. Achamos que somos demais, os bambambans da parada e nos frustramos cada vez mais. Líderes excelentes não se frustram mais em errar, eles sentem-se felizes em poder aprender com eles.

Bem, espero de todo o coração que você venha sendo um líder excelente. É o que Jesus espera de nós, Excelência, especialmente sobre aqueles que Ele nos confiou. Se você não se sente assim, seja proativo. Peça a seu superior para te ajudar. Caso seu superior que não seja excelente, ajude-o a ser. Se é um amigo, envie esse texto. A igreja é como um corpo, se um perde, o outro perde também.

5. Tenha uma vida devocional consistente

O tempo despendido com Deus é o princípio mais importante por trás de uma bem sucedida liderança de célula. Só um líder repleto do poder e do amor de Cristo saberá conduzir  seu grupo de forma correta. 

Assim, empregar tempo em meditações profundas e orações é imprescindível. Não deixe que a correria do dia a dia te absorva e não deixe espaço para a vida devocional. 

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esse e outros conteúdos direto na sua caixa de e-mails.