Desenvolver um planejamento para as redes sociais da sua igreja é fundamental. Além de produzir um conteúdo de valor, que impacte a vida dos seus membros, é necessário ter organização e antecedência para que o fluxo de postagem seja constante.

Além disso, é importante não perder de vista que essa tarefa envolve outras áreas. Como design, fotografia, e até a programação e cronograma de cultos e eventos. Ou seja, é preciso que o seu planejamento caminhe em conjunto com outros setores, e trabalhe com datas alinhadas.

Pensando em ajudar seu ministério nessa construção, nas próximas linhas, explicaremos o passo a passo para desenvolver um planejamento para redes sociais da sua igreja.

Por que realizar um planejamento para redes sociais?

A comunicação da sua igreja pode aumentar, e muito, seu alcance se souber explorar o potencial das redes sociais. Para isso, criar um planejamento pode ajudar sua igreja  na sua rotina de postagens.Com um plano elaborado fica muito mais simples executá-lo, otimizando o tempo a equipe de comunicação.

Somado a isso, com uma frequência de postagens definida, sua igreja ganha mais interatividade com a membresia, além da possibilidade de expandir e alcançar visitantes e muitas outras pessoas que não tem contato presencialmente com o ministério.

Um dos fatores-chave na hora de buscar planejamento está na previsibilidade, tanto da execução do plano ( fica mais simples e exige menos esforço criativo constante do ministério) quanto de resultados, já que é possível começar a realizar projeções de resultados quanto a como o conteúdo tem sido recebido pela membresia.

A partir desses fatores, a rotina de postagens será mais automatizada e será possível monitorar e entender quais conteúdos mais têm impactado a igreja, e como a expansão online tem atraído vidas para a comunhão presencial. 

Como realizar um  planejamento das redes sociais na sua igreja?

Muitas vezes, as igrejas não dispõem de uma equipe destinada a cuidar da estratégia de redes sociais, mas, mesmo assim, é interessante que algumas adaptações sejam feitas na hora de compartilhar seu conteúdo pelos diferentes canais:

1. Frequência

Abaixo você pode conferir uma lista elaborada pela Sprout Social que mostra a média de postagens para perfis em cada uma das redes sociais:

  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana
  • Instagram: 2 a 5 vezes por dia
  • Twitter: pelo menos 5 vezes por dia

Essa tabela pode ser um guia, mas não precisa ser uma regra. É preciso que a igreja entenda em qual rede impacta mais seus visitantes e membros.

Além disso, é preciso adequar o conteúdo a cada tipo de rede. E se sua igreja não dispõe de tempo para tornar suas postagens totalmente adaptadas, tente fazer pequenas mudanças na linguagem ao alternar entre os diferentes canais. 

2. Reutilização de conteúdo

Antes de passar para novas ideias de conteúdo, seu ministério precisa ter em mente quais conteúdos mais impactam e trazem interatividade com a membresia. Por isso, faça uma análise de quais tipos de conteúdos que mais alcançaram pessoas dentro do perfil da igreja.

Estas postagens podem ser repetidas na hora de criar seu calendário de conteúdo. É possível também se inspirar nelas para criar coisas novas, seja falando do mesmo assunto, seja utilizando imagens semelhantes.

3. Calendário editorial

Com as ideias desenvolvidas, junto com os conteúdos que são importantes e podem ser compartilhados novamente, você já pode começar a compor o calendário editorial da igreja.

Esse calendário nada mais é do que uma programação para uma rede social com os dias da semana e o horário em que o post vai ao ar.  

A equipe de comunicação não precisa necessariamente preencher todos os conteúdos do mês logo de início. Porém, é interessante se planejar, principalmente para conteúdos que exigem mais tempo de preparação, como vídeos ou imagens produzidas. Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber posts como este direto na sua caixa de e-mails.