Liderar um pequeno grupo de estudo bíblico, como uma célula, é uma chance especial de se conectar com os outros espiritual e pessoalmente. Em Mateus 16:18, vemos Jesus iniciar seu ministério com um pequeno grupo de 12 discípulos que aprendiam os ensinamentos passados pelo mestre.

A célula é uma forma de estender a comunhão e o cuidado entre o povo de Deus. Sendo assim, a célula não é um sistema de governo de igreja. Na verdade, são irmãos que se reúnem em grupos nos lares, escolas, empresas ou no trabalho, com objetivo de compartilhar o evangelho, orar uns pelos outros, e celebrar a Deus na comunhão de seu povo.

Nas próximas linhas, separamos 6 dicas de como desenvolver uma célula com a missão de estudar a aprender mais sobre o evangelho.

Como começar uma célula?

1. Estabeleça um propósito para a célula

Uma célula pode começar dentro ou fora da igreja. Apesar de muitos ministérios terem a visão celular como um fundamental, encontros para estudar a bíblia podem nascer em uma roda de amigos, em um bate papo com a família, em uma momento de interação da faculdade e ou escola. Tornando, assim, uma forma de evangelização.

No momento de iniciar uma célula é fundamental que se pense em quem é o grupo que será alcançado: novos crentes, seguidores experientes ou visitantes? Assim, é possível estabelecer quais temas e assuntos serão abordados nos encontros. Considere também as idades dos membros do grupo. Alguns grupos são mais educativos, enquanto outros são destinados ao discipulado e se aprofundam nas relações.

2. Grupo aberto ou fechado? 

O grupo aberto geralmente desenvolve um estudo da Bíblia em andamento onde novas pessoas podem participar a qualquer momento. Já um grupo fechado é aquele que geralmente está passando por um estudo por um determinado período de tempo e quer começar e terminar com as mesmas pessoas, permitindo um ambiente onde os participantes se sintam seguros para compartilhar e se relacionar com seu grupo. 

3. Flexibilidade

Alguns grupos se reúnem como um grande grupo, ouvem um orador e depois se dividem em pequenos grupos. Às vezes, um membro do grupo pode querer trazer um amigo/parente de fora para participar da discussão. Sendo um grupo aberto ou fechado, não importa a situação especial, é de extrema importância ser flexível, inclusivo e acolhedor.

Lembre-se: essa é uma oportunidade especial de tornar Cristo conhecido e promover o encontro Dele com novas vidas.

4. Periodicidade

Em primeiro lugar, os encontros acontecerão semanalmente, quinzenal ou mensalmente? Semanalmente permite que a consistência e relacionamentos profundos se formem. O bissemanal funciona melhor para um grupo para pessoas com horários ocupados, como pais com filhos pequenos, homens e mulheres trabalhando fora de casa ou pessoas que viajam. Além disso, mensalmente tende a funcionar bem se o grupo está estudando um livro ou um conteúdo específico juntos.

5. Local de encontro

Em segundo lugar, onde os encontros devem acontecer? Como vimos, as células não se limitam à congregação. Ou seja, é perfeitamente possível promover os encontros em casas ou lugares públicos como parques, cafeterias e tantos outros. O estudo pode também girar entre casas. Um “local neutro” como um restaurante ou casa é geralmente o menos intimidante para um novo membro participar.

6. Esteja preparado para diferenças teológicas

Sua abordagem varia de acordo com a composição do seu grupo. Em um grupo interdenominacional, deixe diferenças denominacionais na porta e foque nos principais fundamentos da fé. Se em algum momento estudo confundir alguém do grupo, espere para falar com a pessoa até mais tarde em particular. 

Se algo for teologicamente incorreto em uma escala maior que possa levar o grupo fora do curso, você pode gentilmente reafirmar o que ouviu a pessoa dizer e amarrá-la, se possível, ao propósito de sua discussão e, em seguida, redirecionar a conversa. 

Embora a teologia seja importante, o mais importante é que as pessoas saibam que são amadas e valorizadas por Deus. Invista tempo dizendo às pessoas quem elas são em Cristo, ao invés de apontar seus erros.

7. Mantenha o encorajamento no centro 

Especialmente em um estudo com uma mistura de novos crentes e pessoas que estão na caminhada de Cristo a mais tempo, mantenha-se firme ao cerne do que a Bíblia ensina. As pessoas estão desgastadas e precisam de encorajamento da palavra de Deus e de pessoas que também estão tentando viver o amor de Jesus diariamente.

8. Promova momentos emocionais 

Alguns estudos bíblicos podem trazer à tona muitas emoções, e você pode ter algumas pessoas que choram periodicamente. Dependendo de quão perto seu grupo está, isso pode ser bom ou muito desconfortável. Como líder, a melhor coisa é acolher e ministrar em momentos de choro. Caso isso aconteça, se aproxime e ore por essa pessoa. Esse pode ser o grande momento em que ela decide aceitar a Cristo.

Se esse não for o caso, traga-a para distante do grupo e busque entender o que está acontecendo. Lembre-se: é fundamental que ninguém se sinta exposto, mas sim acolhido, cuidado e aceito. Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esse e outros conteúdos direto na sua caixa de e-mails.