Uma estratégia extraordinária da comunicação e gestão é a segmentação, e fazer o uso correto dela é um tesouro para a liderança da igreja. Neste artigo vamos abordar sobre o que é segmentação de membresia, como conhecer a membresia através dos dados, quais os tipos de segmentações existentes e 10 formas de segmentar seus membros.

A igreja, mais do que nunca, tem seu papel importante de anunciar o evangelho e discipular as ovelhas. Mas para isso ela precisa ser estratégica, pois lida com pessoas de diferentes culturas, raças, personalidades e interesses. Do mesmo modo, entender o processo de segmentação de membresia vai fazer toda a diferença na forma de discipular e cuidar de vidas. Confira!

O que é Segmentação de Membresia?

Segmentar a membresia significa entender que existem pessoas diferentes, com gostos, idades, sexos e necessidades diferentes. Assim também, que existe uma comunicação e um olhar específico para cada uma delas.

Jesus, durante sua vida na terra, usou o método de segmentação perfeito: falava o conteúdo certo para as pessoas certas. Isso porque, claro, ele conhecia a todos muito bem. No caso da igreja, requer um pouco mais de estudo e análise para conhecer a sua membresia. Dessa forma, a tecnologia se tornou uma grande aliada para facilitar esse conhecimento.

Como conhecer a minha membresia?

Uma grande vantagem que uma igreja tecnologicamente estruturada tem é a coleta de dados. Através de uma plataforma de gestão de qualidade, a igreja consegue reunir dados importantíssimos dos membros para uma boa segmentação. 

Mas para que isso aconteça, é necessário quebrar alguns paradigmas. Precisamos deixar de olhar a tecnologia como inimiga, e sim como uma forte aliada para o discipulado e o cuidado com as vidas. 

Um bom banco de dados vai ajudar a desenhar o perfil da sua igreja e com isso conhecê-la melhor. Assim, para que isso aconteça de forma eficiente, é necessário que a igreja consiga migrar o máximo de pessoas para a sua base de dados.

Criar estratégias que levem os membros a cada vez mais se cadastrarem no app e site da sua igreja é fundamental. Definitivamente, atingir 100% de membros cadastrados é o mundo ideal, mas sabemos que não é uma tarefa fácil.

Quais são os tipos de segmentação

Segmentação Demográfica

Quando segmentamos os membros com base em idade, sexo, estado civil. Assim também nascem alguns ministérios, que não deixam de ser segmentos como; infantil, adolescentes, jovens, melhor idade, mulheres, homens, solteiros, casados e muitos outros.

Segmentação Psicográfica

Consiste na segmentação de membresia com base no modo como as pessoas são. Ex. estilo de vida, personalidade, atividades, interesses, fatores psicológicos, etc. Sob o mesmo ponto de vista cabem os ministérios de louvor, esporte, artes, dança, de auxílio psicológico e muitos outros.

Segmentação Socioeconômica

Nesta categoria as pessoas são segmentadas de acordo com características sociais e econômicas, ou seja, pela classe social, escolaridade, ocupação profissional, etc.

Se você analisar que dentro da sua igreja tem um percentual grande de empreendedores, pode criar um ministério de negócios, onde eles poderão trocar experiências. Viu que sua igreja possui um número grande de profissionais de saúde? Desenvolvam projetos sociais e reúnam todo esse grupo para fazer mutirões de higiene bucal e saúde, por exemplo. Isso fará com que os membros se envolvam com as atividades da igreja e se identifiquem com as obras do Reino.

Segmentação geográfica

Esta segmentação consiste em dividir os membros com base em critérios geográficos, como endereço onde moram por exemplo. Isso ajuda bastante na orientação quanto à distribuição de células e igrejas locais. Pois você analisa a região onde está concentrado o maior número de membros e desenvolve um trabalho de liderança.

10 formas de segmentar a membresia através da plataforma inChurch

Idade

Segmentando por idade você pode utilizar uma linguagem mais próxima do público em questão. (Infantil, jovens, adultos e seniores)

Quando aceita Jesus

Sim! Através da plataforma inChurch você consegue extrair um relatório com todas as pessoas que aceitaram Jesus e a data que aconteceu. Não é demais? Com isso você pode puxar o relatório e levar essas pessoas para a célula mais próxima delas. Assim ele vai iniciar sua caminhada sendo acompanhado por um líder.

Data de Batismo

Quer algo mais sensível que lembrar a ovelha o dia mais importante da vida dela, dia em que nasceu de novo. Ao mesmo tempo é um dado relevante para analisar o tempo de caminhada na fé e acompanhar a evolução espiritual daquela pessoa. Essa informação também ajuda a igreja a ter uma ideia a respeito da maturidade do corpo de Cristo.

Data de aniversário

Quão bom é receber uma ligação do nosso líder no dia do aniversário! Isso é uma ferramenta incrível de aproximação e relacionamento, gerando empatia e confiança entre a liderança e o rebanho. Dados também ajudam a aproximar as pessoas, aniversário é um dia especial e fazer algo de amor para uma ovelha faz com que ela se aproxime da liderança.

Data de Casamento

Para os líderes de ministério de casais este é um lembrete um tanto estratégico. Faz com que eles tragam à memória dos liderados o quão importante é a celebração desta data.

Sexo

Com certeza a comunicação que fazemos para as mulheres é completamente diferente da comunicação feita para os homens. Assim, este é um segmento importantíssimo para criação de eventos específicos para cada um desses grupos.

Região

Através do cadastro de endereço dos usuários na plataforma, você consegue segmentar e distribuir melhor as células. Analisando onde tem maior número de pessoas concentrada você projeta a abertura de anfitriões e líderes para cuidar das vidas por região. Este é um dados importantíssimo para o crescimento da igreja.

Grupos

A Plataforma inChurch permite que crie-se grupos como de ministérios e funções dentro da igreja. O líder de grupo tem autonomia para várias funcionalidades como criar evento específico para o grupo, plano de leitura, notícias e muito mais. Tudo de forma bem personalizada.

Células

Existe a segmentação por grupo de célula também, onde o líder de célula tem total acesso às informações dos participantes. Uma incrível ferramenta de suporte, para que o líder consiga acompanhar e discipular suas ovelhas de forma bem organizada. As células são as pequenas igrejas, é nela que nascem os grandes líderes e os homens e mulheres de Deus.

Cargos

Através da plataforma você também consegue segmentar por cargo: visitante, recém-convertido, membro, líder e pastor. O que também auxilia bastante na comunicação eficiente.

Benefícios de uma boa segmentação da membresia

Singularidade

Quanto mais a igreja conhece seu rebanho, melhor ela cuidará dele. Conhecer a ovelha faz ela se sentir única. Quanto mais segmentar e analisar o perfil da sua membresia, mais você vai fazê-la se sentir especial. A igreja passa a ser um instrumento único nas mãos de Deus para ministrar aquela vida com sabedoria.

Alicerçamento

Sentir-se amado aumenta a confiança entre as pessoas. Quando o líder conquista a confiança da ovelha ele faz com que ela se firme e se consolide nos caminhos do Senhor.

A segmentação aumenta a chance de o recém convertido se firmar na rocha. Porque ele vê que tem alguém do outro lado que tem empatia por ele. Fazendo com que cada vez mais a igreja se torne um instrumento de Deus na vida dele.

Comunicação Eficiente

Como já falamos algumas vezes aqui, a gente precisa conhecer o receptor da mensagem para falar exatamente aquilo que ele precisa ouvir. Inclusive citei que Jesus foi a pessoa que melhor fez isso. Ele usava parábolas, por exemplo, para falar com os mais simples de entendimento.

A mesma coisa é você, líder! Quando você conhece seus membros, cria conteúdos, palavras, planos de leitura e materiais eficientes para comunicar o evangelho para as pessoas corretas.

Crescimento

Fazer com que o membro se sinta único, cria confiança e alicerces. Além de dar recursos e conhecimento para ele crescer espiritualmente, consequentemente e sem esforço, você verá o crescimento da igreja. 

Ou seja, o Reino de Deus avançará pois você está apascentando, com estratégia, as ovelhas de Jesus. O seu papel de regar a árvore será feito e o crescimento virá do Senhor.

1Coríntios 3:7 “Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”

Ter uma ferramenta de tecnologia para ajudar a organizar e conhecer melhor os membros da sua igreja é um grande diferencial. Mas também não basta ter uma plataforma e não usa-la com sabedoria. Incentive, crie conteúdos que atraiam os membros a utilizarem os canais próprios da sua igreja, como app e site. É muito importante incentivar o cadastro para te ajudar nesta missão.

Se a sua igreja ainda não possui um sistema que possibilite a construção de um banco de dados e segmentação de membresia, não perca tempo e mostre para seu pastor todas as vantagens em adquirir a plataforma inChurch. Qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.

E se gostou do texto e acha que essas dicas podem ajudar a liderança da sua igreja, compartilhe-o em suas redes sociais!