O plano de leitura é uma excelente ferramenta para engajar, aproximar as pessoas, corrigir as ovelhas e estudar a Palavra de Deus. Para a liderança, é a estratégia perfeita para um bom discipulado e direcionamento de ministério ou célula. Saiba como criar um plano efetivo.

Este artigo tem o intuito de trazer para você dicas de como criar um bom plano de leitura para o objetivo que você desejar. Abordaremos o que é um plano de leitura, a importância da leitura para a vida, um passo a passo prático e completo para o desenvolvimento de um plano efetivo, os benefícios que o plano de leitura em grupo traz e insights para usá-lo como estratégia de discipulado e ferramenta de acompanhamento de suas ovelhas. Bora conferir?

O que é um Plano de Leitura?

O Plano de Leitura é um documento desenvolvido de forma estratégica para atingir um único objetivo: ler. Serve como uma ferramenta de orientação para levar o leitor a se organizar e concluir uma leitura por completo.

Uma bíblia na mesa para leitura do plano

Um dos grandes desafios da igreja é incentivar os membros a lerem a Bíblia completa, de Gênesis à Apocalipse, principalmente para os iniciantes na fé. Afinal a Bíblia contém 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Isso nos dá um total de 1.189 capítulos. Já pensou em um livro com tantos capítulos? Realmente não é uma missão fácil, porém extremamente necessária para a caminhada cristã.

Por que é importante a leitura da Bíblia?

  • Guia de Vida – Ela é um guia completo para nos ajudar a caminhar mais perto de Jesus
  • Conhecer a Deus – Se professamos nossa fé em Deus precisamos mais de que nunca sabermos quem é este Deus
  • Relacionamento – A Bíblia nos ensina a como nos relacionar com Deus e com o próximo
  • Propósito – É através da palavra de Deus que encontramos nosso propósito em Cristo
  • Salvação – Todos os livros da Bíblia falam de um mesmo tema ao longo de todo Antigo e Novo Testamentos: a redenção da humanidade através do nosso Salvador, Jesus Cristo

Está mais que comprovada a importância deste livro e de como nós, líderes, precisamos não só ler, mas também fazer com que nossos discípulos criem este hábito tão necessário. Afinal, ler a palavra é um hábito, e é fundamental desenvolver e pôr em prática.

No intuito de ajudá-los a planejar e executar um bom plano de leitura, criamos este guia completo com dicas de criação e conteúdo. Principalmente para os clientes inChurch, que tem essa ferramenta de criação de plano disponível no app!

Como fazer um Plano de Leitura da Bíblia

Passo a passo para iniciar o plano de leitura

PESQUISA

Sério! Conheça as pessoas para o qual você está criando este plano de leitura. Concorda que não adianta nada criar um plano no qual o público-alvo não conseguirá acompanhar?

Descubra quem é seu público-alvo (quais os tipos de pessoas que irão participar da leitura), qual o tempo que eles têm disponível para ler e qual objetivo você quer atingir com o plano de leitura. Os próximos tópicos irão te ajudar bastante a encontrar esses pontos.

CONTEÚDO

Como falado no início deste artigo, a Bíblia é um guia de vida, e você como líder precisa ter a sensibilidade (caso não tenha peça ao Senhor) para ver qual a necessidade de seus discípulos. Mas como identificar essa necessidade?

Uma sugestão é começar pelas resistências que você encontra entre o rebanho. Exemplo, digamos que você tem dificuldade de comprometimento do grupo. Eles chegam atrasados e não tem muita responsabilidade com as coisas de Deus. Então já identificamos uma carência: comprometimento.

Que tal criar um plano que mostre na palavra a importância do comprometimento com as coisas de Deus? Então estude, pesquise os livros e capítulos que vão lhe dar respaldo nesta questão e “manda brasa”.

TEMPO DIÁRIO

Procure saber o tempo disponível que todos têm para ler. Digamos que você vai criar um plano de leitura para seu grupo de célula, antes de determinar o conteúdo diário, pergunte ao grupo sobre a disponibilidade deles e crie um tempo realista médio a ser dedicado à leitura diária.

Em média, cada capítulo da Bíblia para ser bem lido leva uns 5 minutos. Mas, se você deseja que o grupo faça um estudo mais minucioso, a média de tempo por capítulo será de 10 minutos.

Então você reúne todo o conteúdo que pesquisou sobre o tema escolhido, soma a quantidade de capítulos que julgou necessários e divida pelo tempo combinado. Exemplo, se for uma leitura rápida, você designa 5 minutos por capítulo e pode colocar 4 capítulos por dia.

Agora se você quer algo mais reflexivo, coloque apenas 2 capítulos diários, assim serão 10 minutos para cada um. No final, sabendo a quantidade de leitura diária, você consegue fechar quantos dias serão necessários para a leitura completa do plano.

OBJETIVO

Este é o ponto principal, pois é através do objetivo que você vai conseguir escolher o melhor material para construir o seu plano de leitura. Digamos que você identificou que o grupo é novo na fé e não conhece muito sobre a vida de Jesus, que tal colocar todos para ler o livro de Mateus e assim conhecer mais sobre a pessoa de Jesus?

Traçando a meta para um bom plano de leitura

Para ajudá-lo nesta jornada, criamos um roteiro básico de como preparar um plano de leitura da Bíblia de acordo com os pontos importante que mencionamos acima.

Roteiro básico de plano de Leitura

  • Objetivo: Conhecer sobre a pessoa de Jesus
  • Tempo: 20 minutos diários
  • Leitura: Livro de Mateus (28 capítulos)
  • Capítulos para ler de forma minuciosa: 2 por dia
  • Quantos dias serão necessário: 14 dias

Veja Modelo de Plano de Leitura de 14 dias do Livro de Mateus, segundo roteiro criado acima

Modelo de plano de leitura do livro de Mateus

DEVOCIONAIS

Pronto! Criamos um plano de 14 dias de leitura onde, além de disponibilizar os capítulos diários da Bíblia, você pode criar devocionais específicos para direcionar o grupo na leitura. No exemplo acima, o dia 01 deste plano de leitura refere-se aos capítulos 1 e 2 de Mateus, que fala sobre o nascimento de Jesus, sobre os Reis magos e a perseguição do Rei Herodes. Então você pode trazer algo reflexivo sobre esta leitura, incitando o despertar para o conhecimento do grupo.

4 Benefícios para criar um Plano de Leitura em grupo

1 Engajamento dos membros

O fato de algumas igrejas estarem 100% online não é empecilho para se encontrarem, muito pelo contrário, podem marcar encontros em salas online e falarem sobre o que leram. Isso trará os membros para perto dos líderes e vai gerar relacionamento.

2 Criar hábito de leitura

Já falamos aqui que ler não é uma missão muito fácil. Ainda mais se você lidar com pessoas que nunca tiveram esse hábito. Pensa em quão gratificante será trazer esta rotina de leitura para a vida de alguém que não tinha o costume de ler! A leitura traz diversos benefícios como equilíbrio mental, redução de estresse, aumenta o conhecimento da palavra, melhora o vocabulário, a escrita, ajuda a ter pensamento analítico e manter a memória em dia, dando foco e concentração. Aliás, tem coisa melhor do que ler?

3 Disciplina de tempo com Deus

Você estará ensinando suas ovelhas no caminho que eles devem seguir, trazendo à consciência a importância da leitura da Palavra. Além de levá-los a reflexões mais profundas, despertará o comprometimento com Deus.

4 Conhecimento da Palavra

É através do conhecimento da Palavra que nosso caráter é forjado, somos transformados e curados para desfrutarmos da abundância de vida prometida por Deus. A Palavra nos revela a Verdade e é através dela que somos libertos.

Grupo lendo a bíblia juntos inchurch

E ai? Ficou animado para iniciar um plano de leitura com seu grupo de ministério, célula ou amigos? Como um bom líder, você é uma referência para seus discípulos e pode ajuda-los a andar nos caminhos do Senhor. Comece a analisar, identifique as necessidades a serem tratadas dentro seu rebanho e crie seu plano de leitura!

Se a sua igreja ainda não possui um aplicativo que lhe dê esta funcionalidade e liberdade de criar um plano de leitura, não perca tempo e mostre para seu pastor todas as vantagens em adquirir a plataforma inChurch. Qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.