Quem participa de um ministério de louvor com frequência se vê envolvido em uma série de atividades: estudo e seleção de repertório, organização de escalas, ensaios e reuniões são só algumas delas. Para dar conta de tantas tarefas, vocalistas, instrumentistas e técnicos de som podem contar com a ajuda de tecnologia.

Aplicativos como a plataforma inChurch e Trello facilitam a comunicação com a equipe, enquanto serviços como Spotify ajudam a descobrir e compartilhar repertório. Há ainda apps como o Google Agenda, que são úteis para organizar os compromissos do ministério. Nas próximas linhas, confira nove aplicativos úteis para ministérios de louvor.

1. Plataforma inChurch 

A plataforma inChurch permite gerenciar toda a comunicação da igreja por meio de um painel de controle integrado e fácil de usar. Usando a função “Grupos”, é possível enviar conteúdos para ministérios específicos, incluindo o de louvor. Desta forma, sempre que o líder quiser disponibilizar cifras, letras de música, comunicados sobre ensaios, entre outras coisas, basta ele selecionar o grupo “Equipe de Louvor” antes de fazer o disparo. A comunicação segmentada garante que apenas os membros do ministério receberão o conteúdo, facilitando a gestão da equipe.

2. Ouvido Perfeito 

Aplicativo para ministério de louvor: Ouvido Perfeito

O aplicativo Ouvido Perfeito é interessante para os músicos que querem treinar habilidades auditivas e aprender a tocar de ouvido (ou seja, sem o auxílio de cifras e partituras). Ele ajuda a identificar intervalos, detectar a progressão de acordes, treinar escalas e desenvolver senso de ritmo. Com isso, é possível improvisar nos espontâneos (as famosas adorações livres) com muito mais segurança. Disponível para Android, o app oferece exercícios de escalas, artigos de teoria musical e até treinamento de canto nas notas, entre outras funcionalidades. O download é gratuito. 

  • Disponível para: Android.
  • É grátis? Sim.
  • Idioma: Português.

3. 7 Minute Vocal WarmUp 

Aplicativo para ministério de louvor: 7 Minute Vocal Warm Up

Ideal para os vocalistas do ministério de louvor, o aplicativo 7 Minute Vocal WarmUp fornece exercícios vocais rápidos e práticos, que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar. Não é preciso ter instrumentos musicais por perto para praticar; basta seguir as instruções mostradas na tela. Gratuito para Android, o app contém exercícios de aquecimento e respiração. O fato de estar em inglês não chega a ser um problema, já que a interface é simples e intuitiva.

  • Disponível para: Android e iOS.
  • É grátis? Apenas para Android. Para iOS, não.
  • Idioma: Inglês.

4. Afinador CifraClub 

Aplicativo para ministério de louvor: Afinador CifraClub

O afinador do CifraClub está entre os aplicativos mais populares de afinação de instrumentos. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o app é de uso intuitivo: basta tocar uma corda e apertar ou afrouxar conforme a indicação da tela. Com ele, é possível afinar violão, guitarra, baixo, cavaquinho, banjo, ukulele, violino, viola, violoncelo ou qualquer outro instrumento de corda.

  • Disponível para: Android e iOS.
  • É grátis? Sim.
  • Idioma: Português.

5. Pro Metronome

Aplicativo para ministério de louvor: Pro Metronome

Como o próprio nome já indica, o aplicativo Pro Metronome é um metrônomo virtual. Da mesma forma que o aparelho, ele produz um pulso estável (ou batida) para ajudar os músicos a tocar ritmos com precisão. Na falta do instrumento real, o app pode ser bastante útil durante os ensaios do ministério de louvor. 

  • Disponível para: Android e iOS.
  • É grátis? Sim, mas é possível fazer o upgrade para a versão premium, que tem mais recursos.
  • Idioma: Inglês.

6. Spotify

Aplicativo para ministério de louvor: Spotify

O Spotify, um dos aplicativos de streaming mais populares do Brasil, é um ótimo canal para compartilhamento de repertório. É possível criar playlists colaborativas e compartilhá-las com os membros do ministério de louvor. Juntos, todos poderão adicionar outras músicas à setlist, até que se chegue a um consenso sobre as canções que serão tocadas no culto. Além disso, é importante lembrar que, se tiver uma conta de artista, a banda do ministério poderá fazer o upload de músicas autorais no Spotify e divulgar o próprio trabalho.

  • Disponível para: Android e iOS.
  • É grátis? Sim, mas é possível fazer o upgrade para a versão premium, que tem mais recursos.
  • Idioma: Português.

7. Trello

Aplicativo para ministério de louvor: Trello

Famosa ferramenta de gerenciamento de projetos, o Trello também pode ser útil para organizar as escalas do ministério de louvor e administrar o fluxo de trabalho da equipe. É possível, por exemplo, criar um quadro (board) para o ministério e definir colunas como “Ensaios”, “Cultos de domingo”, “Eventos especiais”, entre outras. Em seguida, basta criar cartões (cards) correspondentes às apresentações e adicionar os músicos e cantores escalados ao card em questão. Desta forma, fica muito mais fácil organizar a rotina do ministério. 

  • Disponível para: Web, Android e iOS.
  • É grátis? Sim, mas é possível fazer o upgrade para a versão premium, que tem mais recursos.
  • Idioma: Português.

8. Google Agenda

Aplicativo para ministério de louvor: Google Agenda

O Google Agenda é um serviço gratuito do Google que facilita a organização de compromissos e tarefas. Completa e fácil de usar, a ferramenta permite criar uma agenda exclusiva do ministério de louvor e compartilhá-la com os membros da equipe, que poderão cadastrar e categorizar compromissos (como ensaios), agendar videochamadas, configurar lembretes para eventos especiais, entre outras coisas. É importante lembrar que o Google Agenda oferece integração com o Trello, o que pode otimizar ainda mais a gestão da equipe.

  • Disponível para: Web, Android e iOS.
  • É grátis? Sim.
  • Idioma: Português.

9. App Cifra Club

Aplicativo para ministério de louvor: Cifra Club

Especialmente útil para quem toca violão e guitarra no ministério de louvor, o aplicativo do Cifra Club dá acesso ao acervo do portal de cifras musicais por meio do celular. Uma função interessante do app é a rolagem automática. Com ela, é possível acompanhar a cifra e tocar sem tirar a mão do instrumento. O Cifra Club permite ainda criar repertórios com as músicas favoritas da equipe de louvor, que podem ser acessadas offline. 

  • Disponível para: Android e iOS.
  • É grátis? Sim.
  • Idioma: Português.

Gostou das indicações de apps para ministério de louvor? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esta e outras dicas direto na sua caixa de e-mails.