O avanço da tecnologia e a conscientização da sua importância foi inquestionavelmente acelerada pela pandemia do COVID-19.  O conceito de igreja online, que dava seus primeiros passos em 2019, se tornou a única realidade possível com a chegada do isolamento social em 2020.

Em contrapartida à resistência do uso da tecnologia ainda muito presente em muitos ministérios, a Boas Novas Church já caminhava a passos largos em direção a consolidação da sua presença digital antes da pandemia acontecer.

Fundada em 2012 e dirigida pelo pastor Pedro Daniel, a Boas Novas Church tem como visão fortalecer a cultura do Reino em suas diversas áreas de atuação e nas suas múltiplas formas de influenciar vidas. Em 2015, sofreu uma repaginada e uma mudança de localização, passando a ser um ministério com duzentos membros e cinco células, sempre investindo em infraestrutura e expansão do Reino.

Pioneira em tecnologia na região, em setembro de 2019, deixaram de ser uma igreja local de bairro e mudaram para Barão Homem de Melo, uma avenida famosa e bem localizada em Belo Horizonte. Investindo fortemente em infraestrutura e se consolidando como ministério, em um ano a igreja dobrou em seu crescimento, passando a atender quatrocentas pessoas. Com a expansão da membresia, a igreja foi ampliada,  tornando-se um complexo. No ano seguinte, continuou a expandir, recebendo agora cerca de mil membros.

Nas próximas linhas, explicamos em detalhes como a Boas Novas Church investiu na plataforma inChurch para ampliar o controle do crescimento da igreja e otimizar sua gestão de células.

O que motivou a Boas Novas Church a investir em um aplicativo próprio? 

A Boas Novas foi fundada em uma visão de excelência e expansão. E seu processo de implementação da tecnologia não foi diferente. Realizando um trabalho conjunto de culto, transmissão ao vivo e redes sociais, a igreja já desenvolvia um trabalho efetivo de transmissão ao vivo antes do online ser essencial. 

“A igreja estava fechada. Sabia que não havia outro caminho a não ser colocar de vez ministério na internet”, afirma o pastor Pedro. Por isso, investiram em lives, dando atenção tanto ao aspecto de qualidade da transmissão, quanto ao desenvolvimento de conteúdos relevantes e  temas chamativos.

A princípio, utilizavam o Google Meet, Zoom e outras plataformas para realizar suas células online. Os membros, que interagiam e tiravam print do encontro virtual, começaram a postar nas próprias redes, marcando a igreja. Logo, o conteúdo gerado por usuário foi um impulsionador do crescimento virtual da igreja, ajudando no awareness. 

Diante ao crescimento expansivo e acelerado que a igreja enfrentava, tornou-se uma demanda  urgente encontrar uma plataforma completa de gestão, e funcionalidades que fossem eficientes na prática. A igreja viu então em um aplicativo personalizado a resposta para o que buscava.

“Eu sempre tive a certeza que o futuro das igrejas era o digital e vi na inChurch uma plataforma que tem gestão financeira, gestão de células, notificações instantâneas para fazer transmissões ao vivo, tudo em um único lugar”, comenta o pastor. 

Para ensinar aos membros sobre o uso do novo canal, a igreja promoveu “campanha de divulgação” do app no momento de anúncio de informativos do culto. O trabalho integrado de culto presencial, redes sociais e aplicativo, tornou-se fundamental para a expansão do ministério digitalmente e fisicamente. “A gente cresceu, principalmente durante a pandemia, e estamos construindo esse controle com mais qualidade e personalização com o aplicativo”, afirma.

Hoje, todo o processo de inscrição para culto e eventos, desde o preenchimento de dados até o pagamento, é centralizado no aplicativo, que trabalha de forma automatizada e autônoma. Há também a associação da versão da bíblia que o pastor usa para a pregação, com a versão disponível pelo aplicativo. O objetivo é ajudar a igreja no entendimento trazendo unidade na versão da palavra.

“Nós somos incessantes em usar a ferramenta. Investimento e persistência, esse é o nosso foco, somos constantes no uso da plataforma”, conclui o pastor Pedro.

 O que tem no app da Boas Novas Church?

Uma igreja fora dos padrões religiosos, com uma visão celular muito forte e muito atenta a proporcionar uma experiência de culto única. A Boas Novas Church é composta por jovens adultos, e também desenvolve trabalhos voltados a famílias e crianças. Seu aplicativo é uma extensão desses projetos.

Inconfundível em seu estilo mais descolado e interativo, o aplicativo da igreja exibe, de cara, a transmissão ao vivo que acontece nos dias de culto, com as opções de contribuir, aceitar Jesus e pedidos de oração instantâneos e logo abaixo do player permitindo que o usuário realize essas ações sem deixar de ouvir a mensagem. Já em uma playlist categorizada em “mais populares” ou “mais recentes”, encontramos as ministrações anteriores disponíveis em vídeo.

A igreja também utiliza do campo “nossas páginas” para direcionar o membros a outros ambientes online, como suas redes sociais e seu site. Já na categoria notícias, a Boas Novas Church distribui informações sobre futuros congressos e conferências, além de disponibilizar a data e horário dos próximos cultos.

O aplicativo da Boas Novas conta ainda com um espaço para envio de pedidos de oração 24h por dia, bíblia online, espaço para fazer doações e um ambiente para encaminhamento de contato direto com a igreja. 

Outro ponto que merece destaque é a atividade no aplicativo da Boas Novas Church. Entre os meses de junho e agosto, o número de usuários no aplicativo cresceu 700%, saindo de 338 usuários para 2.738 em apenas 2 meses de uso. O crescimento gigantesco revela a força, o monitoramento e o controle que a igreja ganhou em seu canal proprietário mesmo diante da pandemia.

Gerar aos membros um ambiente impactante, no qual eles possam se orientar e sair com clareza do que precisam para cumprir o propósito de Deus na sua vida, seja no digital ou no real, esse é o objetivo da Boas Novas Church.

“Esse é o resultado de um combinado de muita oração, temor, visão e também muito investimento no melhor. E foi com esse pensamento que entendemos a importância também da inChurch para comportar esse crescimento”, afirma o fundador da Boas Novas Church.

Que tal ser a próxima igreja a expandir o Reino por meio da tecnologia? Fale com nossos especialistas ​e saiba como podemos ajudar você.