Estamos passando por uma revolução digital acelerada. Nesse contexto, os celulares ganham cada vez mais protagonismo. Segundo pesquisa conduzida pelas empresas We are Social e Hootsuite em janeiro de 2021, 96,3% dos brasileiros estão conectados à internet por meio de um dispositivo móvel. 

Para as igrejas, esse número aponta para uma oportunidade: o uso de aplicativos como ferramenta de comunicação. A partir de um app próprio, a igreja pode disponibilizar palavras e outros conteúdos para os membros, receber doações, informar a agenda de eventos e inclusive colher pedidos de oração. Trata-se de uma ferramenta completa, que reúne as informações da igreja em um só lugar e aumenta a interação com a membresia.

Justamente por isso, escolher uma empresa para desenvolver um aplicativo para sua igreja é uma tarefa muito importante. É preciso que ela seja confiável, tenha conhecimento profundo da realidade das igrejas brasileiras e ofereça funções capazes de responder a essas demandas. 

Para te ajudar a tomar essa decisão, listamos 10 diferenciais dos aplicativos desenvolvidos pela inChurch.

1. Os apps da inChurch proporcionam relacionamento com os membros 24 horas por dia

Com a pandemia, foi preciso reduzir a capacidade de lotação dos templos nos cultos presenciais. Isso causou um afastamento da igreja, que até então acreditava em uma única forma de contato: o  físico.

Mas, com um app da inChurch, é possível continuar interagindo e estreitando o relacionamento com os membros de forma remota. Por meio dele, a igreja continua se comunicando, disponibilizando materiais, transmitindo cultos ao vivo e mensagens gravadas e realizando acompanhamento pastoral de forma ainda mais intensa e constante.

2. Os apps da inChurch são um ambiente próprio, livre de interferências externas

Os canais de comunicação são pontos de contato das pessoas com a sua igreja. Estar disponível em diferentes canais de comunicação é importante para intensificar e aumentar o alcance da transmissão de informações. Esses canais podem pertencer à igreja (como sites, aplicativos e lista de e-mails) ou a outras empresas, como é o caso das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc).

Um canal próprio é um lugar para chamar de seu no meio de tanta informação disponível na internet. Com ele, a igreja tem total e absoluto controle sobre o conteúdo gerado (formato, linguagem, identidade visual) e a quem ele deve ser entregue. Desta forma, preocupações com fatores externos, como adequação a algoritmos da plataforma, deixam de existir. 

Com um app da inChurch, você pode segmentar e categorizar os conteúdos da igreja, direcionando um conteúdo específico para seu público de interesse, como homens, mulheres, jovens e crianças. Isso diminui os riscos da membresia não visualizar um novo conteúdo e aumenta a efetividade da comunicação.

3. Os apps da inChurch facilitam as inscrições para cultos presenciais

A pandemia criou uma necessidade para as igrejas: trabalhar com inscrições para cultos presenciais. Para garantir o cumprimento das normas decretadas pelos governos locais durante essa fase restrita, é preciso ter controle da quantidade de pessoas que frequentam os cultos.

O grande foco é evitar aglomerações e continuar tenho um ambiente de comunhão. Com o app da inChurch, a igreja pode usar a ferramenta de controle de acesso ao culto, garantindo que a capacidade de lotação dos templos não seja ultrapassada. 

Isso porque o app permite disponibilizar as inscrições antecipadamente, e a cada inscrição concluída, o sistema ocupa uma vaga da capacidade disponível, encerrando automaticamente as inscrições assim que a lotação máxima é atingida. 

Além disso, com o inChurch Control, a igreja consegue escanear o QR code gerado na inscrição e apresentado pelo membro na entrada. Nesse ato, o sistema identifica o check-in do inscrito, automatizando o controle de presença. Assim a igreja pode continuar funcionando presencialmente, com segurança e respeitando as limitações estabelecidas.

4. Os apps da inChurch oferecem pagamento online e integrado

Os aplicativos da inChurch permitem que a igreja receba doações por meio de diversas formas de pagamento. É possível escolher entre opções como envio de links para pagamento, pagamento via QR codes, cartão de crédito, boleto e Pix, tudo em um único lugar.

Além disso, com o app da inChurch, o contribuinte pode doar enquanto assiste ao culto ou evento online ao vivo. Não é preciso fechar a transmissão e ir até o aplicativo do banco para concluir a transação, o que causa distrações e faz com que o membro perca parte da mensagem. 

Assim, a igreja otimiza tempo e facilita o processo de doação, além de conseguir segmentar as entradas de forma mais detalhada, já que é possível criar categorias como “Dízimos”, “Ofertas”, “Ofertas para campanhas sociais”, entre outras. 

5. Os apps da inChurch oferecem uma nova experiência em transmissão de cultos

A transmissão de cultos permite que os membros não se limitem apenas ao presencial para acompanhar a programação. Com o app da inChurch, os cultos podem ser transmitidos ao vivo e simultaneamente pelo aplicativo e site. Sem a limitação física, o membro pode estar em comunhão mesmo que a distância. Isso fortalece o relacionamento com a igreja.

O app também permite que as pessoas interajam com o culto, por meio de emojis, comentários, realizando doações e fazendo pedidos de oração durante toda a transmissão. Além disso, o conteúdo fica disponível após o término da live, para que os membros acessem quando e quantas vezes quiserem, sem mais a limitação de um horário determinado.

6. Os apps da inChurch são totalmente integrados ao site e ao sistema de gestão da igreja 

O app da inChurch faz integração completa dos conteúdos desenvolvidos pela igreja no site e aplicativo. Isso significa uma gestão de conteúdo única, em um ambiente administrativo que abastece as duas plataformas simultaneamente. 

A plataforma de gestão também engloba o controle de membresia, a organização de células e a administração das finanças. Ou seja, todas as ofertas feitas, tanto pelo aplicativo quanto pelo site; assim como os cadastros de membros e os pedidos de oração são recebidos e geridos pelo mesmo painel de controle. Isso proporciona uma visão 360º para a igreja.

7. Os apps da inChurch impulsionam a interação com mensagens push

Que tal um serviço gratuito de mensagens instantâneas para os membros de sua igreja? Essa funcionalidade do app da inChurch estabelece o envio de mensagens sem listas de transmissão ou recursos de redes sociais. 

A cada novidade, evento ou comunicado da igreja, é possível programar uma mensagem de push que aparecerá como notificação aos membros, chamando atenção e despertando a vontade de saber mais informações sobre o assunto.

8. Os apps da inChurch permitem segmentar a comunicação 

Com o app da inChurch é possível criar e se comunicar por meio de grupos categorizados. Isso traz mais organização aos diversos setores da igreja e facilita a segmentação da comunicação, fazendo com que apenas conteúdos relevantes cheguem ao departamento de interesse.

Caso a igreja realize um evento para jovens, por exemplo, apenas os membros dentro da faixa etária estabelecida receberão uma notificação. Já os outros grupos não receberão essa mensagem, considerada desnecessária. 

Além de tornar a comunicação mais clara e efetiva, essa funcionalidade diminui consideravelmente a quantidade de grupos que precisam ser administrados via WhatsApp.

9. Os apps da inChurch permitem disponibilizar planos de leitura

Além da transmissão de cultos e conteúdos personalizados, o app da inChurch também traz uma área exclusiva para a disponibilização de plano de leitura. Versátil, essa ferramenta incentiva o estudo bíblico e promove engajamento entre líderes e discípulos.

10. Os apps da inChurch são altamente personalizáveis 

Cada ministério possui sua própria identidade visual. Utilizar dessa identidade no online traz reconhecimento virtual aos membros que não estão acostumados a usar tecnologia. No app da inChurch é possível fazer a personalização de layout do aplicativo da sua igreja. Além de proporcionar uma sensação de “estar em casa” para o membro, a customização facilita no momento de localizar o aplicativo para fazer download.


Disseminar o evangelho é a maior missão e anseio das igrejas. O apoio de um app pensado para atender as demandas do seu ministério promove efetividade e maior alcance na comunicação online. Fale com um de nossos especialistas para conhecer os aplicativos da inChurch e saber como eles podem transformar o relacionamento da sua igreja com membros e visitantes.