Uma playlist de oração ajuda a criar uma atmosfera de intimidade que nos leva para mais perto de Deus. Quando oramos, entramos em contato com o Senhor, nutrindo nossa alma e nos aproximando do Pai.

Nesse sentido, o louvor ocupa um espaço importante. Isso porque a música é como uma oração cantada e, por meio de uma playlist para oração, mais do que agradecer a Deus por todos seus feitos e bênçãos, podemos reconhecer o Senhor pelo que Ele é com nosso louvor.

Com a ajuda da tecnologia, é possível selecionar e armazenar músicas para ouvir durante suas orações ao Senhor em qualquer hora e lugar. A construção de uma atmosfera de adoração por meio de um fundo musical para oração proporciona verdadeiros momentos de profunda intimidade e proximidade com Deus.

Neste post vamos te explicar a importância do louvor e ensinar como criar uma playlist para momentos de oração.

Mulher sentada em sua cama e orando
A oração é uma parte fundamental da vida cristã. Foto: Reprodução/Pexels

A importância do louvor para os momentos de oração

“Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder”, diz o Salmo 150:1.

Por meio do louvor a Deus, reconhecemos quem Ele é e toda a sua bondade em nossas vidas. Ao inclinarmos nosso coração para adorar, nos colocamos diante da Sua presença e nos conectamos com Sua Santidade.

A forma mais comum de glorificarmos a Deus é através do nosso louvor. Além disso, adorar a Deus em momentos de oração é reconhecer sua grandiosidade em nossas vidas e nossa dependência Dele. Também é pelo louvor que expressamos essa relação filial com Deus. 

O louvor espontâneo é uma das características principais dos grupos de oração. Fomos criados para louvar em nome de Deus e tudo o que Ele criou foi criado para seu louvor. Não só Deus é digno de louvor como, na verdade, somente Ele deve ser adorado por meio das nossas palavras, canções e atitudes.

O louvor também é uma forma eficiente de batalhar no mundo espiritual, pois é através dele que demonstramos a nossa fé. Quando louvamos, reafirmamos que nossa esperança não está naquilo que vemos, mas naquilo que cremos: o poder de Deus.

Mulher de costas usando fone de ouvido
O louvor contribui para a criação de uma atmosfera de comunhão com Deus. Foto: Reprodução/Freepik

Como fazer uma playlist para oração 

1. Preste atenção à temática da playlist para oração

Uma playlist para orar deve ter músicas que contribuam para a criação de uma atmosfera de intimidade com Deus. Por isso, procure por louvores calmos e inspiradores, que combinem com o momento. Louvores mais agitados e dançantes não são a melhor escolha para compor um fundo musical para oração, já que podem dificultar a formação de uma atmosfera de conversa e comunhão com o Pai. 

2. Mescle diferentes adoradores na playlist para oração

Faça do momento de escolha dos louvores uma oportunidade de conhecer novas músicas. Além de selecionar louvores que já tocam seu coração, busque por novas letras e novos artistas que te inspirem no momento de adoração a Deus.

3. Dê uma atenção maior às primeiras músicas da playlist para oração

Os primeiros louvores da sua playlist de oração prepararão seu espírito e coração para a conversa com Deus. Por isso, reserve as primeiras posições da playlist para as músicas que mais falam com você e que você mais gosta.

4. Mantenha uma ligação entre as músicas da playlist para oração

A oração é um momento de adoração a Deus. Por isso, fique atento para não quebrar a fluidez da sua seleção musical ebusque por louvores que conversem entre si. Esses cânticos serão um meio pelo qual Deus fará com que você sinta Sua presença e Seu cuidado, quebrantando seu coração e deixando-o mais sensível à voz do Pai.

Mulher sorrindo enquanto ouve música com fone de ouvido
A seleção de louvores contribui para o envolvimento durante a oração. Foto: Reprodução/Pexels

5. Mantenha sua playlist para oração atualizada

No culto, estamos sempre descobrindo novos louvores, cujas letras falam ao nosso coração e nos remetem a momentos de comunhão entre irmãos. À medida que você acrescenta essas músicas à lista, ela vai ficando cada vez mais rica e podem servir, no futuro, como um registro histórico do que você mais gostava de ouvir em determinada fase da sua vida.

Onde armazenar a playlist para oração 

1. Spotify 

Um dos mais populares serviços de streaming de músicas e podcasts, o Spotify oferece a possibilidade de os usuários utilizarem o aplicativo de forma gratuita (com funções limitadas) ou paga, por meio da assinatura de planos. Com um algoritmo inteligente, o app detecta seu gosto musical e envia sugestões personalizadas de novas faixas para você. Além disso, é possível seguir os amigos do Facebook no Spotify e conferir o que eles estão escutando em tempo real.

2. Deezer

Semelhante ao Spotify, a Deezer é uma plataforma de streaming de músicas que possui 73 milhões de faixas disponíveis. Pelo serviço você também tem acesso a podcasts e playlists personalizadas de acordo com seu gosto musical.

Uma possibilidade interessante é que o serviço oferece a opção “fade”. O efeito faz com que a música tenha o volume diminuído quando estiver perto do fim para que haja uma sensação de interrupção menor ao mudar de música.

3. YouTube Music

O YouTube Music é dividido em três abas, com recomendações personalizadas na primeira, clipes em alta na segunda e biblioteca de faixas e artistas salvos (e baixados) na terceira. O diferencial é que o serviço permite transmitir apenas o áudio de vídeos musicais do YouTube, o que torna o catálogo ainda maior.

O aplicativo também oferece a opção de fazer o download automático de uma lista de reprodução (a Mixtape) com até 100 músicas, atualizadas diariamente de acordo com o histórico e o gosto musical dos usuários. 

4. Aplicativo da igreja

Usando um aplicativo próprio, a igreja pode criar playlists exclusivas para seus membros. Com os apps da inChurch, por exemplo, é possível criar listas de reprodução de músicas e sermões (em formato de vídeo ou áudio). Desta forma, a membresia pode acessar fundos musicais para oração e, após o momento de intimidade com Deus, rever pregações edificantes. 

Os conteúdos estão disponíveis online e para download, ou seja, não é preciso ter acesso à internet para ouvir as músicas e assistir às mensagens. 

Além das playlists para oração, o app também oferece outras funcionalidades complementares, como realizar pedidos de oração 24 horas por dia

Independente da plataforma usada para montar a playlist de oração, compartilhar sua seleção com amigos, família e outros membros da igreja pode tornar você canal de edificação e benção, instrumento para que Deus alcance e impacte mais vidas.


Gostou das dicas para montar sua playlist de oração? Inscreva-se em nossa newsletter para receber blog posts como este direto na sua caixa de e-mails.