A oração é o canal direto que temos para falar com o Pai, em forma de agradecimento, louvor ou pedindo por uma promessa. Então, no contexto da oração, interceder significa basicamente pedir ou intervir em favor de alguém. Ou seja, orar em favor de outros. Dentro do ministério, o time de intercessão é o grupo de pessoas responsáveis por promoverem esse momento de busca. E, em comunhão, interceder pelos pedidos do próximo.

O próprio Senhor Jesus também é relatado na Bíblia como o intercessor do seu povo junto ao Pai (Romanos 8:34; Hebreus 7:25; 1 João 2:1,2). Inclusive, os Evangelhos registram orações de Jesus ao Pai em favor dos seus discípulos (João 17:15). 

Não fomos chamados a interceder apenas por quem temos alguma afinidade pessoal. Na verdade, nós também devemos nos apresentar diante de Deus em intercessão por aquelas pessoas que não fazem parte do seu círculo social. Por isso, esse ministério dentro da igreja é fundamental para edificação de vidas.

Por isso, nas próximas linhas, vamos ajudar seu ministério a montar um time de intercessão.

Qual a importância de um time de intercessão?

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”, afirma o livro de Tiago no capítulo 5, versículo 16. A oração sempre cumpriu um papel importante na vida cristã. Jesus se relacionava com o Pai por meio de palavras, e sua conduta apontava a oração como uma prática que devemos seguir para nos aproximarmos de Deus. 

O momento de oração é um momento de comunhão e de pluralidade dentro das igrejas. Orar por alguém é uma prática natural entre membros e pastores. E, com o avanço das tecnologias implementadas nas igrejas, a prática da intercessão deixou de ser algo restrito a reuniões. Agora, é possível fazer pedidos de oração 24 horas por dia, online, e ser atendido por uma equipe de intercessão disponível de forma remota.

Como montar um time de intercessão?

1. Convide

O primeiro passo para aproximar voluntários para o time de intercessão é convidá-los a se engajarem. E, esse convite pode ser feito de diferentes modos. No entanto, muitos ministérios preferem realizar convites gerais e públicos para seus ministérios. Mas, sabemos que nem sempre é possível termos esse tipo de aviso nos cultos. Por isso, a igreja também pode optar por convidar individualmente.

2. Conheça

Quando o convite para se juntar a equipe ministerial é feito individualmente é provável que já exista algum tipo de conhecimento do membro. Mas, quando o convite é feito publicamente é fundamental que a liderança tenha conhecimento das pessoas que se aproximam do ministério. Por isso: 

  • Busque informações: o primeiro passo para desenvolver um conhecimento sobre um candidato seria buscar informações sobre o mesmo com pastores da igreja, outros líderes e pessoas engajadas na igreja. 
  • Entreviste: o segundo passo seria realizar uma entrevista com esse candidato, expondo a estrutura do ministério, seu funcionamento, sua equipe e ouvir dele sobre suas expectativas com o trabalho dentro do time.
  • Esteja por perto: muitas vezes voluntários recém-chegados a equipe precisam contar com a presença do líder por perto para realizar suas tarefas e atividades e desenvolver-se. Para esses, faça-se presente ou aproxime alguém da equipe para estar com ele. Por outro lado, se essa pessoa é nova na igreja ou no convívio da equipe é importante estar por perto para aprofundar o conhecimento pessoal do voluntário.

3. Coopere

A cooperação com o voluntário deve ser uma disposição da equipe ministerial. Mas, deve ser modelada pelo líder. É importante que no início das atividades do time de intercessão, o voluntário recém-chegado seja recebido pela equipe que está a disposição para ajudar. Essa ajuda pode desenvolver um ambiente excelente. Além de colaborar para o desenvolvimento de relacionamentos. E também da própria oração em conjunto, desenvolvendo uma equipe de fé e unidade.

4. O exemplo inicia com o líder

O time de intercessão precisa se desenvolver, e o líder dessa equipe que precisa estabelecer o padrão de desenvolvimento esperado.Porque é ele que determina o empenho da equipe e por isso deve estabelecer o exemplo.

Como a tecnologia pode ajudar o time de intercessão?

Um canal de pedidos de oração permite que a igreja interaja com a membresia todos os dias. E não mais apenas nos dias de culto. Por isso, com um app inChurch, o membro não precisa mais esperar pela próxima reunião de célula ou visita ao gabinete do pastor para fazer seu pedido de oração.  

Com a plataforma, as igrejas terão uma gestão ainda mais eficaz sobre sua intercessão! Isso porque poderão ter relatórios filtrados por períodos para saber a quantidade de pedidos, testemunhos, quantos pedidos receberam a oração do time de intercessão. Além de entender entre esses usuários que pediram oração quais já são considerados membros. 

Na área de Intercessão, o relatório de sentimentos está diretamente conectado com os status emoção que os usuários vão passar a sinalizar nos aplicativos. Isso acontecerá diariamente, respondendo como estão se sentindo. Conforme sua resposta, ele é direcionado a fazer um pedido de oração ou testemunhar.

Assim, a igreja consegue ter acesso aos dados de uso e extrair informações para tomadas de decisão mais inteligentes e estratégicas. E mais, ter sucesso em acompanhar a saúde de seus membros, visitantes e frequentadores.

Além disso, com a inChurch, o ministério ainda conta com o inChurch Control, aplicativo conjunto que valida os pedidos de oração dos membros da sua igreja. Assim que você baixar e se logar, aparecerá uma tela como essa:

Após isso, você deve clicar em Pedidos de Oração. Nessa área, a igreja tem acesso todos os pedidos de oração.

Além disso, a igreja verá também uma barra de pesquisa e filtro.

Caso deseje validar e/ou orar por um pedido, você deverá clicar no pedido e apertar no botão de Orei

A membresia ainda recebe a notificação de push informando que alguém acabou de orar por seu pedido.

A inChurch oferece o melhor suporte para que sua igreja esteja conectada com a membresia 24h por dia. Fale com um de nossos especialistas e descubra como transformar o relacionamento com sua membresia com as funcionalidades de um app personalizado.