Cada vez mais a igreja tem percebido a importância de um sistema para igrejas como ferramenta para o Reino. Quando um ministério preza pela saúde integral de todas as suas áreas – membresia, células, departamentos, ministérios – está sempre disposto a implantar recursos. Além de estratégias que otimizem seu desempenho. Isso possibilita que cada tarefa seja executada de forma mais organizada e com excelência.

Diante a esse contexto, as tecnologias e softwares de gestão se destacam. Eles cumprem o papel de  auxiliar o dia a dia das igrejas e torná-las cada vez mais eficientes e efetivas. Assim, pastores e líderes podem manter o foco na missão que carregam: cuidar e consolar vidas.

Mas por que ter e como implementar um sistema para igrejas? Nas próximas linhas você vai entender porque sua igreja deve investir nessa ferramenta.

Por que ter um sistema para igrejas?

Como fazer gestão de igrejas? Essa é uma pergunta muito comum entre pastores e líderes que estão à frente de algum ministério. Afinal, Deus pede que os seus filhos sejam “mordomos fiéis e prudentes”, administrando com zelo tudo aquilo que pertence a Ele (Lucas 12:42-46). 

Sabemos que encarar essa responsabilidade não é fácil. Muito pelo contrário: gerir igrejas é uma atividade complexa e desafiadora. Além disso, o contexto de hoje apresenta uma série de desafios para o povo de Deus. A igreja percebe a importância, por exemplo, estar em contato constantemente com os membros para que eles não desanimem. Já que essa interação deve ir para além das paredes dos tempos, gerando proximidade, acompanhamento e o sentimento de pertencimento.

A importância da tecnologia

É fica difícil manter essa proximidade, principalmente quando a igreja é grande ou quando é dividida em células. Por isso, a tecnologia pode cumprir um papel fundamental, tanto para que líderes e pastores se coloquem perto dos membros quanto para que os próprios membros tenham um canal de contato facilitado com a igreja.

Outro ponto fundamental em que a tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora é a área de finanças ministeriais. Isso seja por falta de planejamento ou de profissionais capacitados para tratar dos recursos. Mas, com o suporte de uma plataforma especializada, a igreja pode criar um banco de dados digital com as informações de todas as contas mensais, anuais e planejamento financeiro da igreja. Assim, o processo de acompanhamento e pagamento de compromissos se torna mais rápido e prático. 

Apenas com um sistema com multigestão, como o da inChurch, usa uma tecnologia que permite que um mesmo sistema administrativo sirva para tanto para a igreja matriz quanto para as filiais. 

Com a ferramenta, que ajuda a reduzir custos, cada igreja local tem o próprio painel de controle. Mas do que isso, podeadministrar finanças, células e membresia de maneira independente. O recurso de multigestão também se aplica à distribuição de conteúdo no site e aplicativo. Isso significa que cada unidade pode ter uma página exclusiva. Ao mesmo tempo, é possível estabelecer seções comuns a toda denominação, como “Missão, Visão e Valores” e “Quem Somos”.

O que considerar na hora de implementar um sistema para igrejas?

1. Identifique a necessidade da igreja

Antes de pensar na solução, é preciso reconhecer qual é a demanda da sua igreja. Por isso, antes de implementar uma solução, pergunte a si mesmo: “qual é o maior problema que a nossa igreja enfrenta?”

Para identificar isso:

  • Observe atentamente como as coisas funcionam dentro da sua igreja;
  • Mapeie a sua igreja
  • Reúna-se com a diretoria da igreja e levante uma discussão a respeito das necessidades da igreja, elencando dificuldades e pontos a melhorar;
  • Identifique, então, o maior problema que a sua igreja enfrenta.

2. Entenda a motivação da implementação

“Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”, 1 Coríntios 10:31

Tudo o que é feito dentro da igreja deve glorificar apenas o nome de Jesus e exaltá-lo de alguma forma. É preciso que a igreja esteja ciente de que a intenção dessa ferramenta não é nada mais senão possibilitar que o ministério cumpra seu propósito com excelência, e que a glória disso pertence exclusivamente a Deus. 

3. Escolha a empresa certa

Agora que você já conhece as necessidades da sua igreja e entendeu a motivação de implementar a tecnologia junto ao propósito do ministério, é hora de escolher a empresa que te ajudará a tirar as ideias do papel e transformará o seu projeto em realidade.

Um sistema de gestão deve permitir uma integração entre os demais aspectos envolvidos. Afinal, uma igreja é um corpo que só funciona quando todos os seus membros funcionam juntos. Por isso, priorize um sistema que possa te proporcionar justamente isso: ter tudo o que você precisa centralizado em um único lugar.

A inChurch é líder em aplicativos e tecnologias para igrejas. Desde 2017 temos ajudado congregações de todo o Brasil a alcançarem milhares de pessoas de forma simples, eficaz e inovadora.

Nós oferecemos soluções em gestão financeira, gestão de membresia e gestão de célula. Fale com nossos especialistas e descubra como podemos ajudar sua igreja.