Com a tecnologia a cada dia mais presente no cotidiano da igreja, a forma como a igreja se comunica com seus membros se modificou completamente. Ou seja, gerar conteúdo de valor e estar presente no ambiente digital tornou-se parte do planejamento de comunicação da igreja.
A missão da igreja por si só já revela pontos muito importantes que podem ser comunicados: valores, visão, causas, amor, consolo. Mas, fazer isso de forma estratégica a alcançar mais vidas na internet e se adequar às diversas plataformas disponíveis. Entre elas, as redes sociais (Facebook, Linkedin), ou nas nas plataformas de compartilhamento de conteúdos (Youtube, Instagram) pode se tornar um grande e constante desafio.
Pensando nisso, nas próximas linhas vamos contar 8 dicas de como melhorar a comunicação da igreja no ambiente digital.
1. Identifique o público-alvo
Saber com quem a igreja está se comunicando é um primeiro passo para uma comunicação eficiente. Você quer dar avisos, mobilizar sua igreja ou levar uma mensagem para os que ainda não pertencem ao povo de Deus?
identificar seu público estará totalmente ligado a o que e como o ministério irá se comunicar. Por isso, entenda qual o público com quem a igreja se comunica hoje.
2. Escolha a mensagem a comunicar
Agora que a igreja sabe com quem está falando, é hora de definir o que vai comunicar. Assim, se o ministério optou por falar aos participantes da igreja, avisos, exortações, meditações serão o foco.
No caso contrário do público ser pessoas que ainda estão longe do Evangelho, então convites, desafios, evangelismo deverão ocupar a comunicação. Ainda assim, esses conteúdos podem se modificar e ganhar novos direcionamentos. Isso acontece conforme o público se aproxima da igreja e desenvolve uma comunhão com Cristo.
3. Segmente sua comunicação
A missão da igreja é atingir o maior número de pessoas possível. Mas, a comunicação no ambiente digital exige uma segmentação do público por faixa etária, principalmente. Isso porque cada geração utiliza uma linguagem própria nas redes sociais.
Por isso, segmentar sua comunicação a torna mais eficiente. Assim, é possível distribuir conteúdos diversos que atingem diferentes públicos ou conteúdos comuns mas que são apresentados de forma adaptada.
Nesse processo, possuir um canal de comunicação próprio dará a igreja mais autônoma e eficiente. Assim ela terá total controle da distribuição do seu conteúdo. E sem preocupação com algoritmos ou outros parâmetros externos.
4. Pense na experiência do usuário
Além de produzir um conteúdo de valor, é necessário que a igreja pense na melhor forma de receber as informações. Coloque-se no lugar da outra pessoa e se pergunte: ela vai prestar atenção? O assunto é relevante para ela? Ela tem tempo para isso? Ela vai entender o que estou falando?
Segundamente, pense no melhor formato de apresentar as informações. E, adapte-o de acordo com a plataforma em que o conteúdo será disponibilizado. Assim, membros e visitantes receberão cada material de forma mais confortável para visualizar.
5. Mobilize
A comunicação deve ir além de informações e divulgação de atividades. Isso não gera interação e relacionamento com as pessoas que a igreja almeja alcançar. Por isso, seja intencional ao gerar conteúdo, ao se dispor a servir e ao mobilizar sua comunidade.
Agregue, interaja, entenda quais as necessidades dos membros, quais as preferências de conteúdos dos visitantes. Além disso, crie relacionamento e gere valor, projetando Cristo também no digital.
6. Desenvolva um objetivo
Seu ministério quer criar conexão e relacionamentos entre as pessoas ou quer compartilhar conteúdos relevantes para a vida delas? Mais uma escolha importante a se fazer. Isso porque, é com base nela que você deverá escolher essa ou aquela rede, ou mídia social.
Além disso, entenda qual o propósito da comunicação do seu ministério. Esse será uma passo de extrema importância para entender qual caminho seguir dentro do ambiente digital.
7. Escolha a rede ou mídia social certa
É preciso selecionar o canal específico para cada público. Isso pela simples razão de que cada geração usa mais uma determinada rede social do que outra para se comunicar.
Por isso, lembre-se que algumas redes e mídias são preferidas das mulheres. Já outras dos mais velhos, e assim por diante. Como já definimos com quem o ministério quer se comunicar, agora é hora de se fazer presente nos ambientes nos quais seu público está presente.
8. Tenha uma presença na web atualizada
Isso significa que se sua igreja está na web, com um site da Igreja, no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra plataforma digital, seu conteúdo deve ter um fluxo constante de postagem.
Quando as pessoas visitam o site ou página do Facebook da igreja, eles estão querendo se comunicar com ela. Eles estão querendo construir um relacionamento com o ministério. Se eles chegarem ao site e não puderem encontrar informações atualizadas, é uma oportunidade perdida.
E se eles encontrarem informações desatualizadas, a igreja pode comunicar que não há nada acontecendo, e eles seguem em frente. Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua igreja a se comunicar no ambiente digital? Fale com especialista e descubra como as funcionalidades da plataforma inChurch podem ajudar sua congregação.