Há apenas duas décadas atrás, se você dissesse a uma igreja que eles precisam de um site, seria comum ouvir: “Por que? Todos sabem onde nos encontrar e nossos horários de atendimento estão listados na placa externa. ”Hoje, é um dado. Uma igreja sem site é como uma casa sem porta de entrada.

Em dois anos, a pandemia fez o que levou décadas para acontecer de maneira orgânica. As igrejas híbridas nasceram, promovendo os cultos online e ao vivo instantaneamente, alcançando vidas presencialmente e online. Isso mudou todas as igrejas para um novo padrão e jeito de evangelizar para sempre.

Por isso, nas próximas linhas, explicaremos a fundo o que é uma igreja híbrida e com o papel da tecnologia no seu funcionamento.

O que é igreja híbrida?

Assim como fiéis do mundo inteiro tiveram que adaptar o seu modo de viver a igreja e assistir cultos, evidentemente as congregações locais também. Mesmo igrejas menores sentiram a necessidade de investir em infra-estrutura para a transmissão de cultos. 

Mas, mesmo com o retorno gradativo aos encontros presenciais, muitos templos provavelmente funcionarão em um modelo híbrido no pós-pandemia. Esse conceito consiste em unificar funcionalidades online, não apenas de transmissão ao vivo, mas também desenvolver células, contato com a membresia e atividades online, integralmente ao presencial.

Se a pandemia vem influenciando o perfil das transmissões, a internet igualmente está moldando a própria liturgia das igrejas que começam a reabrir. Assim, cada ministério tem entendido e implementado a tecnologia para auxiliar sua maior missão na terra: espalhar o evangelho de Cristo.

A igreja online veio para ficar

Mesmo com a retomada dos cultos presenciais, é provável que nem todos se sentirão confortáveis ​​ou poderão se juntar pessoalmente. Antes da pandemia, a maior parte dos membros da igreja tinham o presencial como uma opção a ser escolhida. Mas isso não era verdade para todos. Embora alguns possam estar contando os dias até que as coisas “voltem ao normal”, o envolvimento virtual foi um presente inesperado para um grupo importante.

As plataformas online têm permitido que pessoas com deficiência, sistemas imunologicamente comprometidos ou horários de trabalho alternativos participem de atividades espirituais e sociais que antes nem sempre acomodavam suas necessidades. Sendo assim, a igreja passou a alcançar um novo grupo, que vem sendo beneficiado pela facilidade que o digital proporciona.

A mentalidade híbrida deve incluir pessoas virtualmente e pessoalmente. A nova manhã de domingo para a igreja local significará preparar os músicos e configurar a transmissão ao vivo da câmera. Será dar as boas-vindas a uma nova família na igreja e cumprimentar os visitantes pela primeira vez online. Dar as boas-vindas a alguém no púlpito ao mesmo tempo em que faz um anúncio e transmite ao vivo. Mas do que nunca, entendemos que a igreja sempre foi maior do que um prédio, de qualquer maneira.

Qual o papel da tecnologia na igreja híbrida?

Então, como as igrejas devem se preparar para a nova realidade do ministério híbrido? As igrejas têm um trabalho difícil para descobrir como incluir todos em uma manhã de domingo, mas se os últimos meses nos ensinaram alguma coisa, é uma estratégia de longo prazo na qual vale a pena investir.

1. Encontre tecnologia desenvolvida especificamente para igrejas.

À medida que todos estão se adaptando a essa nova realidade, também há uma nova tecnologia emergente construída especificamente para igrejas. Com o suporte de ferramentas capazes de realizar uma gestão completa online, como os aplicativos desenvolvidos pela inChurch, que garantem interação, atendimento, estudo da palavra, gerenciamento financeiro e de membresia, tudo em uma única plataforma, a igreja passa por essa revolução digital de forma mais tranquila e eficiente.

2. Priorize a participação ativa sobre a produção de alta qualidade

Quando a produção de um culto de alta qualidade leva mais tempo do que uma conexão autêntica, tome cuidado. A tecnologia deve permitir que sua comunidade seja uma parte ativa da igreja, não apenas um espectador. Envolva membros de casa! Mostre-os dando anúncios ou lendo as escrituras em casa. Opte por tecnologia que permita você criar uma conversa e interação bidirecional, não apenas uma transmissão ao vivo unilateral do serviço.

3. Promova interação

Embora o ensino bíblico ainda seja a função central da igreja, as pessoas não querem apenas um sermão online. Eles querem se sentir vistos e conhecidos pelos outros. A interação contínua no online. A verdadeira transformação do evangelho acontece quando as pessoas estão em um relacionamento real. Considere tecnologias que permitam interação 24h por dia. Sem os recursos digitais certos, muitas pessoas precisam esperar o dia em que ocorrem as células para fazer um pedido de oração aos líderes, por exemplo. Por meio de um aplicativo, por outro lado, é possível fazê-lo em qualquer lugar e a qualquer momento. Pense também na transmissão de cultos ao vivo, recurso amplamente utilizado durante a quarentena: nas lives, os membros puderam interagir uns com os outros por meio de comentários e reações.

Com soluções integradas e tecnologia de ponta, a inChurch está preparada para capacitar sua igreja para enfrentar os desafios desse novo modelo de interação e comunhão. Fale com nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar.