A maior missão da igreja é alcançar almas. Para isso, é importante que o ministério desempenhe tempo e atenção às novas pessoas. Transformar visitantes em membros não é tão simples quanto parece. Existem muitas barreiras e crenças que precisam ser quebradas na mente das pessoas. Se ela vem de outra igreja, ou nunca frequentou uma igreja, não se sente acolhida e não volta mais.

É fundamental que as igrejas com maior fluxo de pessoas tenham um atenção aos visitantes. Não é apenas sobre pessoas recepcionando e colhendo os dados dos novos visitantes. É necessário cuidar, acolher e promover um ambiente familiar. O que tem na sua igreja que faz com que uma pessoa frequente ela e também indique para outras pessoas? Ela se sente acolhida? Sente que está em lugar bem organizado? Se começarmos a perguntar veremos que aparecerão algumas indicações de como esse processo pode ser feito de forma natural.

É imprescindível focar as energias do ministério em estudar as melhores práticas para a recepção da igreja, não pensando apenas em uma equipe, mas uma igreja receptiva e hospitaleira, uma Igreja que pratica o método do amor de Deus, uma igreja que visa focar nos filhos de Deus. Então, a igreja tem como objetivo receber bem, e não apenas levar isso como um gesto de aperto de mão, mas sim de sentimento que transmite a essência do caráter de Cristo.

Para te ajudar com isso, nas próximas linhas, separamos 5 formas que vão ajudar sua igreja a transformar seus visitantes em membros.

5 práticas importantes para transformar visitantes em membros

1. Seja um bom anfitrião 

É importante frisar que essa ação está direcionada a todos os membros que compõem o ministério. Ou seja, todas as equipes de cada departamento devem manter seu foco nisso. Quando um membro recebe as pessoas na igreja e faz a sua parte em acolher, atender e amar, é hora de a equipe de recepção continuar com o atendimento solicitado, e nós, como igreja, desenvolvemos amizade e companheirismo.

Quando bem recebido, o visitante se sente bem em estar dentro da igreja. Foto: Reprodução/Freepik.

E esse acompanhamento de perto é fundamental para que essas vidas possam ter contato com o caráter de Cristo refletido em cada um de nós. O Espírito Santo é quem converte, mas nós temos um papel fundamental em preparar a atmosfera para esse encontro.

2. Transmita a essência do ministério

Para que se construa um ambiente que gere o sentimento de pertencimento, é necessário que os membros estejam engajados com os princípios da igreja. Por isso, a essência do ministério, seus princípios, devem ser algo acessível e de fácil compreensão.

Esse processo começa dentro do ministério, cultivando, reforçando e demonstrando cada princípio praticando-o no dia a dia. Quanto mais contato cada integrante da igreja tiver com eles, mais natural se torna transmiti-los.

Quando um visitante chega à igreja pela primeira vez, ele leva poucos minutos para decidir se retorna ou não. Por isso, a primeira abordagem é crucial. Este primeiro contato é a nossa oportunidade de comunicar quem a igreja é e qual seu propósito. O sermão é muito importante, assim como o louvor, mas nada causará o mesmo efeito se aquele primeiro contato não for positivo.  

3. Acompanhamento

Tornar a presença do visitante na igreja em uma experiência rica e transformadora é o foco principal, o objetivo de qualquer igreja. A questão não é apenas recebê-lo bem, mas ir além e conectá-lo aos ministérios da igreja e acompanhar de perto a sua caminhada.

Desenvolver um acompanhamento constante gera sensação de pertencimento ao visitante. Foto: Reprodução/Freepik.

4. Integração

Outra coisa muito importante, é a igreja agrupar esse novo visitante a atividades corriqueiras da igreja. Essa é uma forma de torná-lo “membro da equipe”, transmitindo a sua importância para o ministério. Dar espaço e um papel, mesmo que seja algo simples, reforça a sensação de familiaridade e pertencimento.

5. Desenvolver treinamentos 

Treinamentos atraem visitantes a desenvolver frequência e familiaridade com a igreja. Foto: Reprodução/Freepik.

Tão importante quanto as ações anteriores é elaborar treinamentos focando no essencial que são as principais habilidades e princípios de relacionamento entre igreja e pessoas desconhecidas que se tornarão nossos visitantes, frequentadores, e futuros membros.

Faça um comitê de boas vindas, desenvolva conteúdos prévios sobre cada ministério, e apresente treinamentos mais profundos sobre a história da igreja ou as funções que podem ser desenvolvidas dentro do ministério.

Gostou das dicas sobre o que postar nos stories da sua igreja? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esta e outras dicas direto na sua caixa de e-mails.