Como fazer gestão de igrejas no formato híbrido? Essa é uma pergunta muito comum entre pastores e líderes que estão à frente de algum ministério. Afinal, Deus pede que os seus filhos sejam “mordomos fiéis e prudentes”. Assim, administrando com zelo tudo aquilo que pertence a Ele (Lucas 12:42-46). Para isso, uma plataforma de gestão pode fazer toda diferença.

Sabemos que encarar essa responsabilidade não é fácil. Muito pelo contrário: gerir igrejas de forma online e presencial é uma atividade complexa e desafiadora. Além disso, o contexto de hoje apresenta uma série de desafios para o povo de Deus. 

A igreja percebe a importância, por exemplo, estar em contato constantemente com os membros. Isso ajuda para que eles não desanimem. Já que essa interação deve ir para além das paredes dos templos, gerando proximidade, acompanhamento e o sentimento de pertencimento.

Para te ajudar com essa nova realidade, nas próximas linhas, vamos te contar como uma plataforma de gestão contribui com o seu ministério.

O que é igreja híbrida?

Assim como fiéis do mundo inteiro tiveram que adaptar o seu modo de viver a igreja e assistir cultos, as congregações locais também precisaram. Mesmo igrejas menores sentiram a necessidade de investir em infraestrutura para a transmissão de cultos. 

Mas, mesmo com o retorno gradativo aos encontros presenciais, muitos templos provavelmente funcionarão em um modelo híbrido no pós pandemia. Ou seja, unir funcionalidades online, não apenas de transmissão ao vivo, mas também desenvolver células, contato com a membresia e atividades online, integralmente ao presencial.

Se a pandemia vem influenciando o perfil das transmissões, a internet igualmente está moldando a própria liturgia das igrejas que começam a reabrir. Assim, cada ministério tem entendido e implementado a tecnologia para auxiliar sua maior missão na terra: espalhar o evangelho de Cristo.

Como uma plataforma de gestão contribui com a igreja híbrida?

1. Interação com a membresia todos os dias

Com a pandemia, foi reduzida a capacidade de lotação dos templos nos cultos presenciais. Agora, a igreja tem experimentado uma nova forma de ser corpo: o formato híbrido.

Mas, com a plataforma de gestão da inChurch, por exemplo, é possível continuar interagindo e estreitando o relacionamento com os membros. Além do presencial, de forma remota. Por meio dela, a igreja continua se comunicando, disponibilizando materiais, transmitindo cultos ao vivo e mensagens gravadas. E ainda realiza o acompanhamento pastoral de forma ainda mais intensa e constante.

A igreja ganha mais formas de interagir e transformar o ambiente virtual em uma extensão do templo. Fortalecendo relacionamentos, intensificando o acompanhamento e reforçando a comunicação com a membresia.

2. Pagamentos online mesmo no presencial

Um sistema para igrejas completo permite que o ministério receba doações por meio de diversas formas de pagamento. Além disso, o contribuinte pode doar enquanto assiste ao culto ou evento online ao vivo. 

Com a iChurch, não é preciso nem fechar a transmissão ao vivo e ir até o aplicativo do banco para concluir a transação. Afinal, isso causa distrações e faz com que o membro perca parte da mensagem. Com isso, a igreja otimiza tempo e facilita o processo de doação. Além de conseguir segmentar as entradas de forma mais detalhada. 

3. Comunicação por mensagens diárias

Que tal um serviço gratuito de mensagens instantâneas para os membros de sua igreja? Essa funcionalidade do app da inChurch estabelece o envio de mensagens sem listas de transmissão ou recursos de redes sociais. 

Assim, a cada novidade, evento ou comunicado da igreja, é possível programar uma mensagem de push. Essa aparecerá como notificação aos membros, chamando atenção e despertando a vontade de saber mais informações sobre o assunto.

4. Gestão financeira automatiza e otimizada

Um dos maiores desafios que as igrejas enfrentam é a utilização de técnicas apropriadas para a gestão financeira. Para honrar deveres legais e maximizar resultados, é fundamental que a congregação organize minimamente as finanças.

Um sistema para igreja engloba também a gestão financeira. Na inChurch, os softwares são integrados aos seus dispositivos de entrada (maquininha de cartão, totem de autoatendimento, site e aplicativo, entre outros). Assim, a igreja pode concentrar todas as fontes de receita em um só lugar e otimizar a gestão dos recursos.

5. Gestão de membresia

Uma das melhores formas de mapear o perfil dos fiéis é a partir de um banco de dados com informações pessoais. Com um sistema para igrejas, a igreja faz fácil atualização e tem acesso a recursos de segmentação.

Ao segmentar a membresia, a igreja consegue emitir comunicados mais precisos e personalizar o tratamento com as pessoas. Além de direcionar membros para determinados ministérios e até mesmo mapear oportunidades para a abertura de células. Tudo isso contribui para melhorar a experiência da membresia na congregação.

Além disso, é possível gerar relatórios de frequência. Com esses dados em mãos, o líder pode não apenas avaliar a consistência dos membros. Mas também fornecer elementos para que líderes os ajudem com possíveis problemas que impedem a multiplicação. E ainda entregar um diagnóstico preciso ao pastor para que ele possa conduzir a igreja a ser frutífera.

A igreja ganhou um novo espaço para alargar suas tendas e alcançar ainda mais vidas. Online e offline caminham cada vez mais juntos para disseminar o evangelho. Fale com um de nossos especialistas para conhecer os aplicativos da inChurch e saber como eles podem transformar o seu ministério.