Transmitir o culto ao vivo é fundamental para que as igrejas atinjam novas pessoas e solidifiquem sua presença no ambiente digital. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas congregações entenderam a importância desse recurso e o utilizaram como estratégia para estreitar o relacionamento com membros e visitantes.
No entanto, boa parte das igrejas esteve, ainda que sem saber, refém do algoritmo de distribuição das redes sociais para entregar as lives aos usuários. Sem essa limitação de alcance, elas poderiam ter tocado muito mais pessoas e levado a mensagem do evangelho ainda mais longe.
Felizmente, com as ferramentas certas, é possível atingir audiências significativas e estratégicas. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Neste post você vai conhecer o multiplicador de audiência, tecnologia integrada de forma nativa à plataforma inChurch que potencializa o alcance das transmissões ao vivo. Confira a seguir!
O que é o multiplicador de audiência?
O multiplicador de audiência é uma ferramenta que permite replicar transmissões ao vivo em vários canais de forma simultânea. Com a tecnologia, que tem integração exclusiva com a plataforma inChurch, é possível criar uma rede de transmissões e conectá-la a centenas de perfis de redes sociais de outras pessoas, ampliando o alcance da live instantaneamente.
Trocando em miúdos, o que o multiplicador faz é transformar cada um desses usuários em retransmissores do seu conteúdo. É como se eles mesmos estivessem transmitindo o culto ao vivo. Desta forma, sua igreja pode atingir pessoas com as quais nunca interagiu antes e transformá-las em seguidores.
Como funciona o multiplicador de audiência?
Para multiplicar a audiência da sua live, o primeiro passo é iniciar a transmissão em um software próprio para streaming, como VMix, OBS Studio ou StreamYard. Em seguida, é preciso criar uma conta no MultiplierApp, site do multiplicador de audiência.
Feito isso, o sistema criará um link exclusivo: trata-se de um convite eletrônico para a sua transmissão ao vivo. É possível enviar esse link via WhatsApp, redes sociais, e-mail ou qualquer outro recurso digital.
LEIA TAMBÉM: Passo a passo para fazer transmissão ao vivo do culto
Quem aceitar o convite selecionará as redes sociais (YouTube e Facebook) nas quais quer retransmitir o conteúdo e fará login com seu perfil pessoal, página, grupo do Facebook ou canal (no caso do YouTube).
Pronto! Aí está o grupo de retransmissores. Desta forma, assim que as igrejas clientes da inChurch iniciam a live em seus sites ou aplicativos, o multiplicador já está ativo, e todos os cadastrados transmitem com a congregação simultaneamente.
Imagine, por exemplo, que há 100 pessoas retransmitindo seu conteúdo e que cada uma delas tem 1.000 amigos no Facebook. Com o multiplicador, todos esses usuários são conectados em rede, fazendo com que sua igreja alcance 100 mil potenciais seguidores instantaneamente.
Por que usar o multiplicador de audiência?
1. Para reforçar a estratégia de evangelismo
A partir dos usuários retransmissores, o multiplicador permite que sua igreja fale diretamente com pessoas que ainda não a seguem. Desta forma, além de conseguir mais visibilidade, você aproveita a credibilidade que os seus membros têm junto aos próprios amigos e seguidores para promover a mensagem do Reino de Deus e alcançar vidas que talvez nunca cruzariam as portas de um templo.
2. Para ter uma WebTV
Com a plataforma inChurch e sua integração exclusiva ao multiplicador de audiência, sua igreja ganha uma WebTV. Além de transmitir cultos, devocionais matinais e sessões de louvor e adoração ao vivo, você também pode exibir conteúdos gravados, como entrevistas.
Com isso, é possível organizar uma grade de programação nos moldes das emissoras tradicionais, mas com muito mais interatividade. Vale ressaltar também que essa tecnologia permite alcançar audiências maiores e mais estratégicas que as da TV por custos significativamente mais baixos.
3. Para aumentar o alcance orgânico e o engajamento nas redes sociais
Redes sociais como YouTube e Facebook querem reter o usuário e evitar que ele saia da plataforma para consumir outros conteúdos. Justamente por isso, o algoritmo privilegia conteúdos nativos, feitos para rodar na própria rede social e sem links que redirecionam o usuário para outros sites.
As lives são ótimos exemplos desse tipo de conteúdo. Com elas, você consegue ampliar o alcance orgânico do perfil da sua igreja e explorar as redes sociais como meios de evangelismo. Aproveite o aumento na visibilidade durante as transmissões ao vivo para convidar as pessoas a acessar seus canais proprietários, como site e aplicativo.
Cases de sucesso
A plataforma inChurch, aliada à tecnologia multiplicadora de audiências, já ajudou igrejas de todo o Brasil a potencializar o alcance de suas transmissões ao vivo e atingir milhões de pessoas.
Prova disso é o case da Igreja Bola de Neve. Em 2018, a denominação aproveitou o recurso para transmitir o Congresso Recrie, que oferece capacitação profissional e espiritual para empreendedores cristãos.
Utilizando 82 antenas (perfis retransmissores conectados em rede), a igreja alcançou a marca de 2,7 milhões de visualizações e 34 mil interações ao longo do evento. “Superou todas as nossas expectativas”, disse a equipe organizadora do Recrie.
O Bispo Lucas Cunha, da Igreja Sara Nossa Terra, também guarda uma história de sucesso envolvendo o multiplicador de audiência. A partir de 100 antenas retransmissoras, ele alcançou, em apenas 28 dias (de 5 de abril a 2 de maio de 2020), mais de 21,8 milhões de pessoas no Facebook, segundo dados da própria rede social.
O número representa um salto de 12.387% em relação ao mesmo intervalo do mês anterior. As curtidas na fanpage, por sua vez, passaram de pouco mais de 300 para 10.578, uma alta de 2.662%. As métricas de engajamento também impressionam: foram mais de 4,9 milhões de pessoas interagindo com as publicações.
Quer que as transmissões ao vivo da sua igreja também atinjam um alcance sem precedentes? Fale com um de nossos especialistas para aderir à plataforma inChurch e aproveitar os benefícios da integração com o multiplicador de audiência.