Produzir conteúdo para a igreja é fundamental para alcançar e conectar pessoas por meio das mídias digitais. Essa é uma tarefa que exige tempo, esforço e excelência, afinal, um material de qualidade pode impactar muitas pessoas.

Nós, da inChurch, sabemos que a vida de criador de conteúdo para igrejas não é fácil. Felizmente, existem diversas ferramentas capazes de facilitar o dia a dia e otimizar o trabalho de quem atua na comunicação ministerial. Mas como escolher as melhores? Quais realmente valem a pena?

Pensando em te ajudar, preparamos uma lista com nove aplicativos úteis para a produção de conteúdo para a igreja. Continue a leitura e entenda como cada um deles pode se encaixar na sua rotina de criação e planejamento.

1. Plataforma inChurch – Concentre todas as informações da sua igreja em um único lugar

A inChurch é uma plataforma líder em aplicativos e tecnologias para igrejas. Com soluções eficientes e 100% digitais, ela permite fazer a gestão da comunicação, membresia, célula e finanças, além de oferecer meios de pagamento inteligentes para qualquer congregação. E o melhor: todas essas funcionalidades são integradas ao aplicativo e ao site da igreja. Com a inChurch você pode ter um canal próprio, o que facilita a produção de conteúdo e transforma a comunicação com a membresia em algo simples, próximo e inovador. 

​2. Dropbox – Organize e armazene seu conteúdo 

Se sua equipe de social media lida com troca e armazenamento de arquivos em nuvem, o Dropbox é uma ótima escolha. Além de facilitar o acesso aos arquivos, a ferramenta oferece integração com o calendário do time e ferramentas de gerenciamento de projetos como o Slack. 

3. Canva – Crie peças de design de forma fácil e rápida

Canva é uma ferramenta de design que permite criar peças de comunicação visual em poucos minutos. Gratuito e com interface amigável, o site disponibiliza uma série de templates e elementos gráficos que você pode personalizar conforme a identidade visual da sua igreja. Se você não é designer, mas precisa criar anúncios, artes, infográficos e posts para rede social, cadastre-se no Canva. A ferramenta facilita muito o processo de criação dos materiais e permite compartilhá-los com toda a sua equipe.

4. MLabs – Gerencie todas as suas contas de redes sociais

MLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que vai muito além do agendamento de postagens. Você pode emitir relatórios, acompanhar o desempenho das suas contas em diferentes plataformas e criar campanhas de impulsionamento.

Se a sua igreja tem uma demanda grande de conteúdo em redes sociais, o MLabs certamente vai facilitar a gestão das publicações e o monitoramento de métricas. O melhor de tudo é que a plataforma é integrada a uma grande variedade de redes, como Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube.

LEIA TAMBÉM: 30 DICAS DE CONTEÚDOS PARA IGREJAS

5. InShot– Edite, corte e mescle vídeos direto no celular

O InShot é uma ótima alternativa para quem precisa criar vídeos nuggets para eventos ou mensagens da igreja. Com recursos como ferramenta de corte, controle de velocidade, adição de trilha sonora e transições, o aplicativo permite editar materiais audiovisuais de maneira fácil e rápida. 

6. Animoto – Edite vídeos com gestos simples

Animoto é um aplicativo de edição de vídeo gratuito que você pode acessar direto no navegador do computador. Com o simples movimento de arrastar e soltar, é possível criar vídeos em poucos minutos. Não é necessária experiência em edição para usar a ferramenta, que é simples e intuitiva. 

7. Clickup – Gerencie projetos e equipes

Ter a ferramenta certa para planejar, discutir, documentar e revisar seus projetos regularmente é essencial para uma comunicação efetiva. Com o software Clickup, é possível organizar todas as informações relevantes em um só lugar, automatizar tarefas repetitivas e gerenciar prazos. 

A partir de recursos como listas, quadros e calendários, a ferramenta de gerenciamento de projetos facilita a gestão de equipes, permitindo que cada um conheça o andamento dos processos e participe ativamente das tarefas. Além disso, cada movimento é documentado, para que você tenha controle do progresso.

8. VSCO – Impressione na edição de fotos

Famoso por seu conjunto de filtros, o aplicativo de edição VSCO é ideal para conferir às fotografias um aspecto bonito e elegante. Se as fotos fazem parte da sua estratégia de comunicação nas redes sociais da igreja, você deve instalar o app no celular. 

Além de aplicar efeitos, o VSCO permite editar atributos como exposição, contraste, saturação e balanço de branco. Com isso, você pode melhorar o aspecto das fotografias do culto, por exemplo, em poucos cliques e sem precisar recorrer a um editor profissional como o Adobe Photoshop.

9. Adobe Spark– Crie gráficos, páginas da web e vídeos curtos em minutos

Os elementos visuais ajudam sua igreja a se destacar e a transmitir melhor a mensagem nas redes sociais, espaço em que muitas informações disputam a atenção do usuário. Com o aplicativo Adobe Spark, você eleva o nível de qualidade do seu conteúdo transformando-o em belas histórias visuais. A ferramenta facilita a criação de gráficos, páginas da web e vídeos curtos e permite compartilhá-los facilmente nas redes sociais. 

Agora que você já conhece aplicativos úteis e confiáveis, selecione as ferramentas que melhor suprem as necessidades da sua igreja e comece já a otimizar a produção de conteúdo.

Receba as melhores dicas de comunicação e gestão direto no seu e-mail