O controle de acesso ao culto se mostrou uma ferramenta fundamental para que as igrejas pudessem retomar os cultos presenciais, após o término do isolamento social. Isso porque, com os protocolos de saúde e segurança impostos pelos governos locais, as denominações precisaram encontrar meios práticos e eficazes para evitar a formação de aglomerações. Foi o que fez a Igreja Batista Memorial de Alphaville, em São Paulo.
Nas próximas linhas, explicamos em detalhes como a IBM Alphaville se organizou para criar o controle de acesso ao culto presencial com suporte da plataforma inChurch.
Preparação da liderança
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a IBM Alphaville – assim como outras denominações – precisou fechar as portas. A igreja conta com o Campus Alphaville (sede) e com outros campus nas zonas Sul e Oeste de São Paulo. Seguindo as orientações do governo estadual, eles suspenderam as atividades presenciais em 13 de março.
Mesmo quando o estado deu início ao plano de reabertura, em 1º de julho, a igreja julgou melhor esperar. O objetivo era ter tempo para fazer ajustes internos e garantir que a retomada dos cultos aconteceria da melhor forma possível.
Pensando nisso, os integrantes das equipes ministeriais retornaram antecipadamente, em 15 de julho. Assistidos emocional e espiritualmente pela liderança da igreja, eles separaram esse período para realinhar processos e se reestruturar para a nova forma de funcionamento.
No dia 27 de julho, o pastor sênior da IBM Alphaville, Sidney Costa, junto aos pastores Hugo Ksenhuk, Fabiano Bispo e Reinaldo Rodrigues, fez uma live para explicar aos membros como seria o processo de retomada e tirar dúvidas.
Medidas para o retorno
Para garantir um retorno seguro às atividades presenciais, a IBM Alphaville estabeleceu um protocolo de retomada. As normas e orientações foram transformadas em uma cartilha, que a igreja disponibilizou para os membros.
Com 37 páginas, o Guia Prático de Retomada das Atividades Presenciais Coletivas detalha o plano de retomada da IBM Alphaville, informa as medidas de prevenção adotadas e explica aos membros o que fazer diante de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Direto e esclarecedor, o guia foi elaborado por um grupo de médicos da igreja, os quais categorizaram as prioridades sanitárias para garantir a segurança da membresia.
Nesse sentido, a igreja também investiu em treinamento. Todos os voluntários foram instruídos sobre os protocolos de saúde e o sistema de controle de acesso. Equipada com máscaras, viseiras e luvas, a equipe de recepção dava as boas-vindas aos membros e visitantes de forma acolhedora, mas também segura.
Controle de acesso ao culto presencial
Após dias de ajustes internos e treinamentos, a IBM Alphaville retomou os cultos presenciais em 15 de agosto. Como o número de fiéis teve que ser reduzido por sessão, eles decidiram aumentar a quantidade de celebrações, disponibilizando três blocos de cultos aos sábados e três aos domingos.
Uma vez definidos os protocolos de segurança, a igreja criou um mapa do auditório e contou com a funcionalidade de controle de acesso da plataforma inChurch para retomar as atividades presenciais.
Funciona assim: a partir do aplicativo da IBM Alphaville, o membro pode escolher o turno do culto (manhã, tarde ou noite), quantas pessoas irão, o setor que deseja e a cadeira onde quer sentar. Feita a inscrição, basta apresentar o QR Code gerado pelo app na entrada do templo.
Inauguração do Campus Online
Para a IBM Alphaville, a crise trazida pela pandemia de Covid-19 representou uma oportunidade de fortalecer o digital. A igreja inaugurou um Campus Online. Trata-se de um plataforma onde ocorrem cultos para adultos e jovens, células, estudos bíblicos e aconselhamentos.
Nessa plataforma, a IBM Alphaville chegou a fazer transmissões de cultos ao vivo com 22 mil espectadores, número nunca antes alcançado. E a novidade veio para ficar: o templo digital agora faz parte dos demais campus e receberá investimentos para crescer ainda mais.
Aumento de engajamento no aplicativo
Outro ponto que merece destaque é a atividade no aplicativo da IBM Alphaville. Em março, quando a igreja fechou as portas, o app acumulava 2,3 mil usuários ativos. Em setembro, esse número aumentou para 4,5 mil. O salto representa um crescimento de 95% e revela a força que a igreja ganhou em seu canal proprietário durante a pandemia.
Um vírus pode até parar um templo físico, mas jamais um digital. Fisicamente, as igrejas podem estar fechadas, mas online elas ficam abertas por 24 horas. As congregações que entendem esse princípio veem na crise não um empecilho, mas uma oportunidade para ampliar o alcance da mensagem do evangelho.
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