A gente sabe que a rotina de trabalho, vida pessoal e voluntariado não é nada fácil. Principalmente para o comunicador cristão, que ainda precisa ter criatividade para desenvolver diariamente conteúdos para igreja. Este artigo é pra te mostrar como […]

A maioria das igrejas não tem ideia da quantidade de conteúdo que produz sem esforço. Além da bíblia, claro, que é nosso maior banco de pautas, a igreja realiza diversas atividades e eventos que podem entrar na planilha de conteúdos do ministério de comunicação! 

Por outro lado, sabemos e entendemos que tem dias que nada funciona e que a mente trava. A gente quer pensar em algo criativo, mas é tanta coisa em nossa cabeça que não flui. 

Este artigo é pra te mostrar como usar toda essa informação produzida por sua igreja a seu favor. Assim, já deixa salvo nos seus Favoritos que com certeza ele vai te ajudar e servir como base de pesquisa daqui pra frente.

1) Bíblia

Não poderia começar com dica diferente. Definitivamente a bíblia é a base de todas as demais dicas que vou passar aqui. São tantas histórias e conhecimentos ricos que não precisaria de mais nenhum outro tema. Crie postagem de versículos, fale sobre personagens específicos e principalmente sobre o amor de Jesus.

2) Resumo da palavra pregada

Convenhamos que nosso pastor sempre traz uma palavra edificante para a congregação. Ainda mais que tem igrejas que fazem mais de 5 cultos semanais. Por quê não criar um resumo dessa palavra e edificar outras vidas?

3) Frases marcantes da palavra pregada

Simultaneamente, desta mesma mensagem pregada, retire frases marcantes ditas pelo seu pastor e crie uma postagem em cima dela.

4) Teaser em vídeo da palavra pregada

Se a sua igreja grava o culto, pegue alguém que seja bom em edição de vídeo e faça um teaser, com os melhores momentos da pregação. Dessa forma, você pode postar e ainda gerar expectativa no coração das pessoas para o próximo culto. Perceberam que com apenas uma pregação conseguimos criar vários conteúdos para igreja?

5) Evento

Crie um post ou banner com as informações mais importantes do evento e faça um texto contando mais detalhes de como será. Bem como, fale os horários, as atividades, quem serão os preletores.

6) Preletores do evento

Faça mini biografias dos preletores do evento, divulgue de forma singular o que cada um irá abordar. Do mesmo modo, crie vontade nas pessoas em fazerem parte desse acontecimento!

7) Teaser do evento

Se esse evento já foi realizado outras vezes resgate as melhores imagens de vídeo disponíveis e incentive as pessoas a participarem do novo. Enfim, atraia o público para o grande dia. Caso seja a primeira vez da realização não deixe de gravar para fazer teasers futuros.

8) Visão da igreja

A visão é como uma bússola que serve para ajudar a atingir um objetivo de longo prazo. Bem como, é ela que determina onde a igreja pretende chegar em determinado espaço de tempo. Afinal, é muito importante que todo mundo conheça a visão da sua igreja, isso gera identificação, direcionamento e motivação.

9) Valores Cristãos

Você pode criar uma lista com todos os valores que um bom cristão precisa e cada dia desenvolver um tema. Exemplo, amor ao próximo é um dos nossos valores. Logo, pegue esse tema e faça um conteúdo sobre o que é amar ao próximo como a si mesmo.

10) Indicação de Livros

Indique livros, a leitura é a maior aliada do cristão! Sabemos que a bíblia foi criada e escrita por homens inspirados por Deus. Assim como também, existem homens que ainda são guiados pelo Espírito Santo com discernimentos incríveis da Palavra. Crie uma postagem com a imagem do livro, faça um resumo mostrando os pontos fortes e incentive a leitura.

11) Recursos da sua igreja

Antes de mais nada, se a sua igreja é cliente inChurch e tem uma plataforma incrível com app, divulgue todos os recursos em seus canais de comunicação. Igualmente, fale da importância que é todos os membros se cadastrarem e obterem o app.

12) Compartilhe notícias

Assim também, crie notícias! Sugestões de pautas: prêmios da igreja ou do pastor, premiações internas como melhor voluntário do mês, eventos próprios, participações especiais em eventos fora da igreja, acontecimentos no mundo que envolvem o crescimento do evangelho, panorama mundial cristão, tendências e muito mais. 

13) Ministérios

Isso mesmo! Fale sobre os ministérios que a sua igreja tem! Frequentemente reclamamos da falta de voluntários para servir, mas será que todos sabem da importância e objetivo que cada ministério tem? Definitivamente esta dica aqui vai gerar muuuitos conteúdos para igreja, pode agradecer! rs

14) Agenda Semanal

Deixe um dia específico da semana para divulgar a agenda completa da igreja. Sendo assim, se for repetida, não precisa postar toda semana, coloque a cada 15 dias.

15) Datas comemorativas

De antemão, esta dica vai gerar muita ideia de conteúdos incríveis para a igreja de vocês! Existe um site chamado Calendarr, que é muito top! Assim, você descobrirá que todo dia é celebrado alguma coisa. Datas que você nem imagina que existiam e que são comemoradas! Antes de começar o mês, verifique todas as datas  importantes, que tenham a ver com a igreja e anote na sua planilha de conteúdo mensal!

Inclusive, na Planilha BÔNUS que criamos especialmente para você, colocamos 4 datas comemorativas de Setembro que podem gerar muito conteúdo legal! Dia do irmão, Dia do Filho, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e Dia da Secretária, confere aqui!

16) Referências da sua igreja

Mostre quem são os seus líderes! Afinal, em algumas igrejas existem até cadeiras separadas para a liderança exatamente com o objetivo de identificá-los. Dessa forma, faça postagem com uma pequena biografia deles. É extremamente importante as pessoas conhecerem e saberem mais sobre os líderes, gera empatia e aproximação.

17) Trabalhos Sociais

Divulgue todo trabalho social que a sua igreja presta para a comunidade local. Ao mesmo tempo, compartilhe os resultados, os números conquistados com cada campanha. Assim, fará com que as pessoas se sintam mais do que nunca envolvidas e parte da ação.

18) Dificuldades

Primeiramente, converse com seu pastor e tente extrair dele os temas mais abordados nos gabinetes (Claro que não é pra saber nomes, apenas os temas). Digamos que seja casamento. Procure um psicólogo e desenvolva uma entrevista exclusiva com ele, faça um resumo e crie um texto com conselhos sobre casamento. Dessa forma esses conteúdos irão ajudarão os membros, trazendo soluções para suas dificuldades.

19) Testemunhos

Como é importante falar sobre o poder de Deus em transformar a vida das pessoas. Enfim, esse é um conteúdo que pode ser bastante explorado. Faça entrevista, grave vídeos ou conte uma história. Assim também, use e abuse de imagens! Esta é uma baita ferramenta de evangelismo.

20) Profissões

Decerto que a congregação é muito grande e formada por pessoas diferentes, com profissionais atuando em diversas áreas do mercado. Assim, pegue cada um e desenvolva conteúdos sobre as profissões de forma individual. Peça para ele contar como descobriu seu dom para desempenhar aquela função. Explore um pouquinho também como funciona, como é sua rotina e o que ele fez para se especializar. Definitivamente este é um conteúdo incrível para os jovens que ainda não definiram sua carreira.

21) Especialização

Igualmente falado na dica anterior, existem pessoas de todos os jeitos e com diversas expertises dentro da igreja. Portanto, selecione pessoas para capacitar os membros com suas habilidades e crie workshops, treinamentos ou até lives e webinars. Em suma, isso pode ser uma excelente estratégia para atrair a comunidade local e levar mais pessoas para Cristo.

22) Repertório de adoração

Divulgue a playlist dos cultos! Pegue todos os louvores ministrados no mês, monte uma lista com o nome da música e o cantor e publique! Isso vai ajudar a quem não está habituado começar a ouvir as músicas. Possivelmente os próximo cultos serão mais de adoração e menos de leitura do data show.

23) Cifras de músicas autorais

Muito comum o louvor da igreja produzir músicas de adoração autorais e não compartilharem a cifra. Com certeza será um conteúdo muito atrativo para os músicos e uma forma de divulgar os novos louvores.

24) Bastidores

Poste fotos sobre os bastidores da igreja. As pessoas gostam de saber aquilo que não é divulgado. Como por exemplo, quando não tem culto tem alguém que limpa? Existe uma sala de escritório? Alguma secretaria? Cantina? Poste fotos “das internas”, a galera curte e gera muita aproximação.

25) Memes

Tenha humor! O cristão é feliz e exala a alegria de Jesus. Crie memes sobre fatos que acontecem na igreja. É engraçado e as pessoas curtem bastante esse tipo de conteúdos para igreja.

26) Entrevistas

Faça contatos com pessoas do mundo cristão, começando pela galera de dentro da igreja. Prepare perguntas relevantes e entreviste um convidado. Compartilhe as respostas em texto ou em vídeo! Essas entrevistas podem ser através de webinars também e ficar no formato de um talk show online.

27) Desafios bíblicos

Crie um arquivo com perguntas e respostas sobre a bíblia e libere para a liderança da igreja. Uma oportunidade bem legal de ajudar os líderes a engajarem com seus discípulos. Ótima ideia de atividade em célula, por exemplo.

28) Conteúdo infantil

Desenvolva materiais com brincadeiras e estudos para as crianças. Compartilhe em arquivo para que os pais utilizem dentro de casa (No caso de clientes inChurch, existe uma funcionalidade bem legal de Downloads). Exemplo, desenhos para pintar, jogos infantis e material de estudo para pequenos.

29) Devocional

O devocional é algo muito precioso para o cristão. Tempo em que ele separa para estudar a bíblia e falar com Deus. Ter um direcionamento da liderança por onde seguir é super importante! Encoraja, auxilia e gera rotina. Peça aos pastores de sua igreja para darem dicas de devocionais e compartilhe com toda a igreja.

30) Liderança

“Ide e fazei discípulos..”. Capacite os líderes! Crie workshops de capacitação da liderança, artigos e conteúdos ensinando-os como serem bons líderes. Pegue as referências de liderança da sua igreja e crie vídeos com dicas e ensinamentos sobre liderança.

Planilha de conteúdo para igreja inChurch
Modelo de Planilha inChurch para planejamento de conteúdo para igreja

Claro que não íamos simplesmente te dar todas essas dicas de conteúdos e não te presentear com um BÔNUS modelo de planilha perfeito para seu ministério de comunicação. E o melhor, fizemos ele padronizado para o mês de Setembro de 2020. Ou seja, você agora ta cheio de ideias e ainda ganhou um mês para planejar e organizar os futuros meses.

Curtiu as dicas? Compartilhe em suas redes sociais! Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para [email protected] com suas dúvidas e sugestões.