Não há dúvidas de que ter um designer na equipe de comunicação e poder contar com ferramentas de edição profissionais faz toda a diferença na qualidade dos materiais visuais da igreja. Acontece que, em boa parte dos ministérios, a realidade é bem diferente: as equipes são enxutas, e nem sempre há pessoas com formação em Design no grupo. Além disso, o orçamento para a comunicação é pequeno e não comporta o pagamento de licenças de softwares avançados, como o Adobe Photoshop.

Felizmente, graças à internet, é possível criar peças de design com a ajuda de ferramentas gratuitas e fáceis de usar. Existe uma série de editores online, bancos de imagem, geradores de cores e bibliotecas de fontes à sua disposição, como Canva, Unsplash, Adobe Color e Google Fonts. Para que você não fique perdido em meio a tantas opções, listamos, nas próximas linhas, 15 ferramentas que ajudam a criar arte para igreja.

1. Canva 

O primeiro item da lista não poderia ser outro. Popular pela variedade de templates e facilidade de uso, o Canva é um site que permite criar posts para redes sociais, apresentações de slides, pôsteres e muitos outros conteúdos visuais. A proposta da ferramenta é tornar o design gráfico acessível para todos, o que significa que não é preciso conhecimentos avançados na área para usar o site.

Canva: site de design ajuda a criar arte para igreja

Para começar a criar artes para igreja no Canva, basta se cadastrar no site, escolher um modelo editável e personalizá-lo conforme a sua necessidade. É possível editar textos, adicionar imagens direto do computador e inserir ícones. Se preferir, você também pode criar a arte a partir de um documento em branco. 

2. Unsplash

Encontre imagens para as artes da sua igreja com o Unsplash

Unsplash é um banco de imagens gratuitas que se destaca pela beleza das suas fotos. A estética das imagens lembra muito o estilo do Pinterest, rede social para compartilhamento de inspirações. Vasto, o acervo do site é completamente em alta resolução. 

3. Freepik

Freepik: banco de recursos gráficos ajuda a fazer artes para igreja

Ainda falando sobre banco de imagens, o Freepik está entre os mais famosos da internet. O site é conhecido não apenas pelas fotos que oferece, mas também por disponibilizar vetores e arquivos PSD. Ao pesquisar pelos recursos gráficos, preste atenção aos resultados sem o ícone de coroa, que são gratuitos. 

4. Adobe Color

Adobe Color: site permite criar, combinar e buscar paletas de cores

Está com dificuldades para combinar cores ou escolher a paleta de algum projeto visual? Então você precisa conhecer o Adobe Color. O site permite criar paletas de cores a partir de um grande círculo cromático, usando diferentes critérios harmônicos (cores análogas, complementares, monocromáticas etc). Caso queira buscar referências, basta acessar a aba “Explorar” e pesquisar paletas criadas por outros usuários. O Adobe Color tem ainda um recurso que extrai a paleta de cores de qualquer foto.

5. Mockup World

Mockup World: site é o melhor repositório de mockups da internet

O site Mockupworld oferece uma série de arquivos editáveis do Photoshop que facilitam a exibição de conteúdos visuais em objetos como celulares, computadores, livros, outdoors, embalagens e mais. Imagine, por exemplo, que o pastor da sua igreja está lançando um livro e vai anunciar a abertura da pré-venda. A arte de capa já está pronta, mas os livros ainda não foram impressos. O que fazer?

Simples: use um mockup. Com esse recurso, você não precisa esperar a impressão da obra para fazer uma arte de divulgação realista. Basta inserir a imagem de capa em um mockup de livro. Para buscar apenas mockups gratuitos no Mockupworld, é só clicar em “Browse free mockups”, no menu superior do site. 

6. WhatTheFont

Site WhatTheFont permite descobrir o nome das fontes usadas em peças gráficas

Sabe quando você vê uma fonte muito bonita, mas não consegue descobrir o nome dela de jeito algum? O site WhatTheFont promete acabar com esse tipo de problema. Basta fazer o upload da imagem que contém a fonte desejada e recortar a área de texto. Feito isso, o site fornece uma lista com fontes que podem corresponder à original.

7. Church Motion Graphics

Church Motion Graphics: site é ideal para quem faz artes para igreja

Church Motion Graphics (CMG) é um portal com mais de cinco mil conteúdos visuais que ajudam a criar artes para igreja. É possível encontrar fundos animados para slides, imagens estáticas para usar em apresentações ou posts de redes sociais, ícones em PNG e até fontes criadas especificamente para uso em slides com letras de música. O CMG oferece ainda um editor online para personalização de peças gráficas. 

8. Social Sizes

Social Sizes: site informa as dimensões ideais para publicação de artes nas redes sociais da igreja

Este site gratuito informa aos designers as dimensões ideais para publicação de imagens e vídeos nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. O Social Sizes oferece ainda modelos editáveis do Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe XD. Você pode usar os arquivos como base para criar as artes da sua igreja. 

9. Humaaans

Site Humaaans permite customizar ilustrações vetoriais de pessoas

Se você usa ilustrações nas artes da sua igreja, vai amar o site Humaaans. Com ele você pode customizar ilustrações vetoriais de pessoas, criando designs únicos. As possibilidades de personalização impressionam: é possível alterar desde cor da pele, tipo de cabelo, pose e roupa até o cenário no qual o personagem está inserido. 

10. Google Fonts

Google Fonts é a biblioteca de fontes online e gratuita do Google

Google Fonts é uma biblioteca com mais de mil fontes gratuitas para download. Muito útil para quem precisa decidir a tipografia que será usada nas artes da igreja, o site permite filtrar a busca por tipo (com e sem serifa, manuscrita, monoespaçada, entre outros) e propriedades da fonte (negrito, itálico, tamanho etc). Também é possível previsualizar a aplicação da fonte em diferentes frases, o que ajuda a escapar de fontes que não têm suporte a acentos, por exemplo. 

11. Flaticon

Flaticon: site permite encontrar ícones para as artes da sua igreja

Perfeito para quem usa ícones nas artes da igreja, o site Flaticon oferece um vasto acervo de mais de quatro milhões de ícones gratuitos. É possível encontrar imagens nos formatos PNG, SVG, EPS, PSD. Para obter melhores resultados, pesquise por palavras-chave em inglês. 

12. Remove BG

Use o Remove BG para remover o fundo das artes da sua igreja

Precisa remover o fundo de uma foto, mas está sem acesso ao Photoshop? Sem problemas. O site RemoveBG pode fazer isso em poucos cliques. É claro que a qualidade do recorte feito em um editor profissional é incomparavelmente superior, mas vale a pena tentar – especialmente se você só tiver com o celular em mãos.

13. Color Palette Generator 

Extraia paletas de cores de fotos inspiradoras com o Color Palette Generator

Color Palette Generator é um recurso do Canva que ajuda a criar paletas de cores a partir de fotos. Basta fazer o upload da imagem que a paleta será criada automaticamente. O site irá calcular as cinco cores dominantes na foto e informará a paleta logo abaixo. O código hexadecimal aparecerá junto ao nome de cada cor. 

14. Giphy

O site Giphy é ideal para quem usa gifs nas artes da igreja

Se sua igreja costuma usar gifs em artes da igreja para redes sociais, o Giphy precisa estar na lista de favoritos dos designers e comunicadores da equipe. O acervo do site, um dos maiores de sua categoria, impressiona pelo tamanho e pela variedade de imagens animadas. Para obter melhores resultados, experimente fazer buscas em inglês. 

15. Picresize

Use o Picresize para redimensionar as artes da sua igreja

Picresize, como o próprio nome indica, é um site que redimensiona imagens. Basta fazer o upload da foto ou colar a URL da imagem e indicar o percentual de redução: 25%, 50% ou 75% menor que a foto original. Também é possível personalizar a nova resolução.  

Este post foi produzido com base em informações do site The Creative Pastor.

Receba as melhores dicas de comunicação e gestão direto no seu e-mail