“Por que os conteúdos que eu produzo para os canais digitais da minha igreja não geram engajamento?” Esta é uma pergunta comum entre redatores e administradores de redes sociais que atuam na equipe de comunicação da igreja e não veem as pessoas interagirem com os materiais publicados.
A ausência de comentários, compartilhamentos e salvamentos nas redes sociais, assim como a queda nos acessos ao blog e nas inscrições da newsletter podem ser indícios de que você está falhando em se comunicar com o público-alvo. Isso ocorre por uma série de motivos: desde mau gerenciamento dos canais digitais até produção de conteúdos pouco relevantes e falta de segmentação.
Para te ajudar a entender o que está por trás da falta de engajamento com os conteúdos, listamos oito práticas que levam membros e visitantes a se desinteressar pelo que a sua igreja publica na internet.
1. Você usa muitas plataformas ao mesmo tempo, mas não posta com frequência em nenhuma delas
De nada adianta ser presente em vários canais se você não publica com frequência em todos eles. Poucas coisas são tão frustrantes para um novo seguidor do que abrir um perfil e ver que o último conteúdo foi postado há semanas. Por isso, se você não dispõe de tempo para administrar múltiplas plataformas, prefira focar em poucos canais e desenvolver um trabalho de qualidade neles. Comece definindo uma identidade para a comunicação do ministério e traçando um planejamento. Só então passe a explorar as plataformas.
2. Você faz muitos pedidos de contribuição
Muitos pedidos de doações podem deixar o usuário receoso. A pessoa teme que, se ela se conectar com você, será bombardeada com mais solicitações de contribuição — em dinheiro ou outras formas —, o que é bastante incômodo. Seja moderado e reserve os pedidos de doação para ocasiões específicas, como campanhas periódicas de doação de alimentos para o sustento de famílias mantidas pelo departamento de assistência social.
3. Você implora por atenção
Enviar uma série de mensagens privadas divulgando posts recém-publicados no canal da igreja não é eficaz, e sim incômodo. Os internautas são bombardeados por informações de todo o tipo o tempo inteiro, então, se adotar essa tática, a página da sua igreja provavelmente será mais uma na lista das páginas ignoradas. Para atrair a atenção do público, você precisar dar a ele uma razão convincente, e poucos coisas são mais atrativas do que um conteúdo de qualidade. Se o ministério está fazendo algo que inspira as pessoas, elas certamente vão querer se conectar à igreja.
4. Você só fala sobre a programação da igreja
Não há nada de errado em usar canais digitais para replicar a programação da igreja. O problema é reduzi-los a isso. Em vez de apenas falar sobre a agenda da igreja, encontre maneiras de entregar valor aos membros e visitantes. Para isso, responda a perguntas, ensine-os sobre a Palavra de Deus e publique conteúdos que inspirem alegria e paz. Acima de tudo, apresente às pessoas uma comunidade online onde elas podem se sentir bem-vindas.
5. Você só posta os conteúdos que você acha válidos
Se 100% do que a igreja comunica nos canais digitais é sobre o que ela quer que os membros e visitantes saibam e façam, dificilmente o ministério online será eficaz. Pense nisso como ter um amigo que só chega perto de você para te dizer o que deve ser feito. Essa amizade provavelmente não vai durar muito, concorda?
No ambiente digital acontece algo muito semelhante. Para construir relacionamentos, é preciso que haja troca. Para que haja troca, é preciso falar e ouvir. Cinquenta por cento (50%) dos seus esforços de comunicação devem estar relacionados ao modo como você ouve seus membros e visitantes. Preste atenção ao que eles têm a dizer e desenvolva conteúdos capazes de suprir as necessidades do público.
6. Você posta conteúdos visualmente poluídos
Um conteúdo visualmente poluído pode até apresentar informações relevantes, mas dificilmente reterá a atenção das pessoas. Múltiplas fontes sendo usadas de uma só vez, mistura excessiva de cores, textos mal formatados ou pouco legíveis e elementos gráficos mal recortados não são apenas erros que você deve evitar, mas verdadeiras barreiras para o compartilhamento do conteúdo. Se a igreja quer alcançar o máximo de pessoas possível, precisa produzir não só conteúdos de qualidade, mas também conteúdos visualmente agradáveis.
7. Você publica conteúdos sem coerência e coesão
Se os textos que você publica nos canais digitais da igreja são difíceis de compreender, é pouco provável que os leitores passem do primeiro parágrafo. Para que as pessoas possam se engajar na leitura, é fundamental que o texto seja coerente e coeso, ou seja, apresente ideias claras e conecte-as ao longo dos parágrafos. Lembre-se também de adaptar a linguagem conforme o canal de publicação.
8. Você não segmenta os conteúdos
Segmentar os conteúdos nada mais é do que adaptar as mensagens e enviá-las para o público adequado. Acontece que, na tentativa de cumprir o ide e alcançar o maior número de pessoas possível, muitas igrejas deixam de definir um público-alvo. Em vez de ajudar o ministério a falar com todos, isso só contribui para a falta de direcionamento na comunicação, que acabará sendo pouco efetiva.
Ao produzir conteúdos para os canais digitais da sua igreja, seja intencional e defina o perfil do público-alvo (gênero, faixa etária, preferências, estágio da caminhada cristã em que se encontra, entre outros fatores). Além disso, não se esqueça de que a escolha dos canais e redes onde sua igreja marcará presença também está diretamente relacionada ao perfil do público que ela quer alcançar. Se os jovens e adolescentes, por exemplo, estão no Instagram, e você quer se comunicar com eles, esteja lá também.
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