Socorro! Como começo um planejamento de Comunicação?

Muitas pessoas não têm ideia de como fazer um Plano de Comunicação e me pediram ajuda sobre modelos e inspirações para criar o planejamento delas. Um ponto essencial é que não há como escapar das reuniões. Tudo precisa partir do alinhamento com a liderança.

Vale lembrar algumas tendências do Marketing Digital e da Comunicação:

1. Planejamento

Tá certo, não é uma tendência, mas é uma prática cada vez mais utilizada. O planejamento é o norte de um projeto. É o planejamento que te ajuda na produção de boas ações, mensagens transmitidas com eficiência, postagens produzidas sem sustos, interação com o público, estudo dos prazos, preparação para eventos, equipe, investimento etc.

2. Vídeo, vídeo, vídeo!

Não tem escapatória. Quem ainda não começou, vai ter que começar a produzir vídeos. As pessoas cada vez mais assistem vídeos. Não é atoa que o YouTube já é a mídia social mais acessada do Brasil.

3. Legendas

Os vídeos legendados são essenciais. Há uma pesquisa que aponta que 80% das pessoas não clicam nos vídeos para ouvir os áudios. Então, se seu vídeo não está legendado, provavelmente sua mensagem não será transmitida.

4. Produza suas fotos

Apesar de termos banco de imagens gratuitos, é muito importante criar seu próprio banco de fotos. É muito mais legal ver alguém da sua própria igreja ou ministério sendo representado do que a imagem de um gringo. Pense nisso.

5. Não pare de estudar

Mantenha-se sempre atualizado sobre comunicação, marketing digital, redes sociais e ferramentas. Acompanhe canais como o Blog da Rock Content, YouPix, MLabs, Postgrain, Camilo Coutinho (sobre vídeos), Inbound Marketing (Rafael Kizo), Estêvão Soares, entre outros.

Separei estas dicas especiais para sua igreja e ministério. Espero que ajude!

1. Faça uma reunião com seu pastor/líder para entender qual a visão da igreja para o próximo ano. No mínimo, você precisa entender a missão, visão e valores da igreja. Sim, igrejas e ministérios precisam ter estes pontos bem claros.

2. Se tiver um versículo-chave para o próximo ano, alinhe com o pastor qual versão da Bíblia será utilizada (NVI, ARA, ARC, NTLH, entre outras). Pode parecer algo trivial, mas é importante que cada detalhe da comunicação seja alinhada ao discurso da liderança.

3. Se na primeira reunião os demais líderes não tiverem participado, é importante marcar com eles. Alinhe quais serão os principais eventos do próximo ano, as datas que já estão fechadas e o que já pode ser divulgado.

4. Alinhe com sua equipe de comunicação as estratégias que serão usadas para comunicar melhor, tanto online quanto offline, com os públicos interno e externo. Se você ainda não tem equipe e é uma “euquipe”, sem dúvidas a tarefa é ainda mais desafiadora. Mas, lembre-se que é possível levantar pessoas para trabalhar com você ao longo do ano.

5. Sente com o designer, essa figura tão importante na comunicação da igreja/ministério. O que ele cria tem que estar alinhado com a visão da igreja e com o público-alvo com o qual se pretende comunicar. Vale destacar que não é porque uma outra igreja/pastor/ministério/influencer está usando artes mais surrealistas, por exemplo, que você também precise seguir este tipo de linha. Analise a faixa etária de quem te segue, das pessoas que pretende alcançar e faça enquetes nos stories do Instagram para que seus seguidores apontem qual tipo de arte elas preferem. Por que não? Lembre-se: menos é mais.

6. Inclua no seu Planejamento: objetivo, análise do cenário, linha editorial, calendário editorial, análise de concorrência  – considero eventos/lugares que competem com a igreja, e não outras igrejas –, previsão de gastos, quais ações serão desenvolvidas em cada canal (boletim, vídeos, transmissão ao vivo, cobertura de congressos etc.), quais ferramentas serão utilizadas, monitoramento das ações, análise de métricas (estabeleça KPIs, pois os indicadores estabelecidos no início do ano vão te ajudar a analisar se sua comunicação tem sido ou não eficaz).

7. Uma sugestão: estabeleça metas para as suas redes sociais. Você pretende aumentar número de seguidores, alcance, engajamento? Qual o objetivo? Levar a mensagem do Reino de Deus mais longe? Vai alcançar pessoas do mundo todo e direcioná-las para a igreja cristã mais próxima da igreja dela?

Resumo do resumo

  • Planejamento;
  • Objetivo;
  • Visão, Missão e Valores;
  • Palavra-chave para o ano;
  • Análise de Cenários;
  • Análise de Concorrência;
  • Linha Editorial (quais temas serão abordados ao longo do ano);
  • Calendário editorial (eventos confirmados);
  • Metas;
  • Previsão de Gastos;
  • Equipe (tarefas);
  • Ferramentas (que serão usadas);
  • Monitoramento;
  • Métricas (definição de KPIs e análise de resultados).

Sobre a autora

Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital e head de Marketing da Hitbel. Trabalha há 12 anos em comunicação no meio cristão. É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.