As igrejas estão caminhando cada vez mais rápido para o retorno da “vida normal”, após as restrições impostas pela pandemia do Covid-19. Mas, uma mudança de mentalidade se tornou permanente: a importância do uso da tecnologia no dia a dia da congregação. 

As igrejas, que iniciaram o procedimento de controle de acesso para garantir a segurança sanitária e o cumprimento de leis, agora vêem nessa funcionalidade a oportunidade de melhorar a organização dos seus eventos.

Diante da retomada do cotidiano natural das igrejas, nas próximas linhas mostraremos as possibilidades de uso da ferramenta de controle de acesso.

O que é o controle de acesso?

Controle de acesso é uma ferramenta de monitoramento que contabiliza a entrada de membros aos cultos e eventos nas igrejas. Essa funcionalidade ganhou um papel de destaque com a chegada da pandemia. Isso porque a capacidade de lotação das igrejas foi limitada por decretos municipais, com o objetivo de evitar a formação de aglomerações e proteger as pessoas. 

Antes disso, as igrejas não tinham que controlar a entrada de pessoas. Afinal, quanto mais gente ouvindo a Palavra de Deus, melhor. Mas, diante do novo cenário inaugurado pela pandemia, é preciso ter cuidado redobrado com a superlotação em ambientes fechados. Sendo assim, a tecnologia de monitoramento chegou para ficar nas igrejas. O que nem todos se deram conta é que o controle de acesso pode ser benéfico para além das medidas restritivas.

O controle de acesso contribui para a obtenção de informações adicionais mediante ao interesse e frequência em que um membro ou visitante estabelece em um evento ou culto. Assim, a igreja ganha a possibilidade de estudar e entender quais características daquele encontro específico (tema, horário, dia da semana, periodicidade) o torna tão atraente, e replicar as mesmas em outros departamentos.

Como funciona o controle de acesso ao culto na plataforma inChurch

Nos aplicativos ou sites desenvolvidos pela inChurch, o membro da igreja tem acesso à área de eventos, onde é possível conferir a agenda do ministério. Lá, basta acessar o evento, escolher a quantidade de tickets desejada, preencher os dados e, se for o caso, realizar o pagamento por boleto, cartão de crédito ou Pix.

Com a finalização do processo, o usuário recebe por e-mail – e também em sua área logada – as informações do ticket e um QR Code para apresentar na entrada do local do evento. 

No dia do evento, a pessoa apresenta o código para ser escaneado. Feita a leitura do código, a presença do inscrito é confirmada. Para isso, a igreja deve utilizar o aplicativo inChurch Control.

Ele está diretamente conectado com a área de eventos da igreja e funciona como um leitor de QR Code que valida os tickets de forma fácil, segura e rápida, após o membro se cadastrar no evento.

Por que o controle de acesso é útil para a igreja?

A função de controle de acesso está subordinada ao módulo de Eventos da plataforma inChurch. A área também agrega as funcionalidades de agenda e inscrição, facilitando a visualização e a participação nos eventos e cultos da igreja. 

A congregação ganha em organização, e o membro ganha em praticidade. Isso porque ele não precisa enfrentar filas. Agora, ele pode comprar o ingresso ou garantir a vaga a qualquer hora e de qualquer lugar. E ainda realizar a inscrição por meio do seu smartphone. 

Outro  diferencial do módulo de Eventos da plataforma inChurch é que é possível direcionar os eventos para audiências específicas (denominações, filiais, ministério de mulheres, de homens, juventude, entre outros), o que evita ruídos de comunicação e desperta mais interesse na participação dos membros em eventos voltados à sua idade, gênero ou interesse comum.

Da mesma forma, o controle de acesso permite que as igrejas acessem informações específicas sobre as pessoas que compareceram ao evento. É possível verificar, por exemplo, a idade, o gênero e o status (se é membro ou visitante da igreja) dos inscritos que fizeram e não fizeram check-in. Se bem utilizados, esses dados podem ajudar a formular estratégias para criar eventos cada vez melhores e mais consultivos às necessidades do público. 

Quer saber mais sobre as funcionalidades  da plataforma inChurch? Fale com nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a sua igreja.