A maior missão das igrejas é alcançar vidas para Cristo. No entanto, nas igrejas, é possível identificar cada vez mais diversos perfis de membros. Esse perfil varia por diferenças de gênero, faixa etária, estado civil, entre outras informações. Essas diferenças trouxeram uma oportunidade importante para a igreja. Mas, ao mesmo tempo, trouxeram também um desafio grande em liderança e pastoreio.

Com isso, pastores e líderes têm visto a necessidade de desenvolver estratégias para atingir cada uma dessas vidas. Assim é cumprido o propósito da igreja: espalhar o evangelho ao maior número de pessoas.

Segundo pesquisas, os eventos da igreja envolvem mais pessoas do que os cultos. Por isso, as comemorações dentro dos ministérios têm ganhado uma importância fundamental, como forma de suportar os grupos de jovens, homens, mulheres, entre outros, no alcance de almas.

Nas próximas linhas, explicaremos qual a importância e como organizar um evento na igreja. 

A importância dos eventos na igreja 

Você sabia que convidar alguém para um evento especial pode ser mais eficaz do que um convite para um momento de adoração? Tanto na evangelização quanto no fortalecimento do compromisso de quem já está na obra, pesquisas comprovam maior eficácia de confraternizações.

Como organizar um evento na igreja?
O momento de comunhão em eventos proporciona uma quebra de barreiras. Foto: Reprodução/Freepik

Segundo uma pesquisa realizada pela Eventbrite, a música é um atrativo para 42% das pessoas. E, 41% disseram que seriam mais propensos a ir a eventos com comida e bebida. Mas os eventos mais populares para a maioria das pessoas foram aqueles que oferecem palestrantes ou convidados especiais (53%). Ou, aqueles com oportunidades de caridade ou voluntariado (44%).

Outros dados mostram ainda mais sobre o impacto dos eventos:

  • 74% das pessoas acreditam que os eventos fortalecem seu contato com a igreja
  • Para 70% os eventos permitem que elas conheçam outras pessoas de fé
  • 49% das pessoas acha que o evangelismo também se torna mais fácil nos eventos
  • 69% das pessoas tem sua fé fortalecida nos eventos
  • 56% reconhecem que recebem ajuda para superar as dificuldades da vida
  • 49% disseram que os eventos facilitaram a evangelização
  • Mais de 50% das pessoas que não possuem laços religiosos disseram que ocasionalmente ou frequentemente participam de eventos religiosos
  • 25% disseram ter um “interesse sério” em participar de eventos na igreja, mesmo não sendo membros

Como organizar um evento na igreja? 

1. Desenvolva um planejamento

O primeiro passo para realizar um evento organizado é desenvolver um plano detalhado, com tudo que será necessário para que o evento seja um sucesso. Nele, devem estar os objetivos a serem alcançados, como o orçamento disponível para a produção e todos os detalhes da sua organização. Com o projeto em mãos, ficará mais fácil executar as ações e manter o controle durante o processo. 

2. Encontre um espaço com estrutura adequada

A escolha do espaço em que o evento acontecerá é muito importante. Ele acontecerá dentro da igreja ou fora? É fundamental ter em mente que o local deve comportar a quantidade prevista de participantes. Além disso, deve servir ao propósito estipulado pela igreja.

Para tomar essa decisão leve em conta o perfil do público que comparecerá ao evento. Qual a faixa sua etária? Quais são os seus interesses? Baseado nisso, o espaço deve conter banheiros suficientes, serviços de lanches — dentro ou fora do local —, oferecer segurança ao público, acessibilidade e fácil acesso à chegada de diversos meios de transportes.

Como organizar um evento na igreja?
Para que a experiência de um evento seja marcante, é fundamental que o convidado se sinta confortável e seguro. Foto: Reprodução/Freepik

3. Monte uma boa equipe

Para uma boa execução do evento é indispensável trabalhar com uma equipe capacitada e empenhada em fazer acontecer. Sendo assim, busque referências para contrações e/ou monte uma lista de voluntários dispostos a ajudar nas mais diversas atividades.

4. Crie uma estratégia de divulgação

Não é preciso gastar muito com sua divulgação. Com a internet e suas infinitas possibilidades, sua igreja pode alcançar membros e visitantes de forma eficiente e simples. Um passo fundamental nessa etapa é entender onde seu público está. 

Sua divulgação deve ser direcionada, por isso use as redes sociais de maior alcance da sua igreja para anunciar dia, hora e local. Crie publicações para gerar interação e despertar o interesse dos membros pelos convidados e pelo cronograma de atividades. 

5. Ofereça inscrições on-line

Possibilitar que membros e visitantes façam suas inscrições on-line evita filas desnecessárias. Além disso, oferece à igreja maior controle sobre a quantidade de pessoas no evento. Sem contar com a comodidade oferecida aos participantes. Com a plataforma da inChurch, por exemplo, a igreja disponibiliza inscrições antecipadas e acompanha em tempo real a popularidade do seu evento.

Ideias de eventos na igreja

1. Retiro 

Com duração de um final de semana, o retiro é um momento em que as pessoas se desligam totalmente do mundo virtual. E assim, ter um momento no secreto com Deus. Esse é um momento que proporciona reflexão sobre nossa caminhada com Cristo. Nos relembra vitórias e perdas, e, principalmente, nos coloca em um momento de maior comunhão com o Senhor.

2. Acampamento

O acampamento é um evento que os jovens, principalmente, adoram! Isso porque ele proporciona intimidade, comunhão, lazer e aprendizado. O local precisa ser ao ar livre. Sem o uso de tecnologias digitais e, de preferência, permitir o contato com animais e natureza.

Como organizar um evento na igreja?
Um espaço aberto e livre da internet proporciona o momento de comunhão mais forte. Foto: Reprodução/Freepik

3. Debates

Os debates são encontros totalmente voltados a proporcionar liberdade. Nele, os membros expõem seus medos, anseios, sonhos, angústias e inspirações. Nesse espaço, temas considerados tabus podem ser desenvolvidos. Assim, questionamentos e explicações podem ser debatidas em um seguro e de acolhimento.

4. Ações sociais

Ajudar ao próximo é a base do cristianismo. Por isso, estender a mão para ajudar pessoas que vivem uma realidade é essencial. Por isso, a igreja pode se prontificar a realizar eventos de arrecadação e distribuição de alimentos. Esses kits envolvem itens básicos, roupas e muito mais. Trata-se de uma iniciativa importante para fortalecer os laços de solidariedade e amor ao próximo.

Como você pode notar, organizar um evento na igreja pode ser desafiador, mas nós podemos te ajudar. Fale com nossos especialistas para entender como a funcionalidade de eventos dos apps da inChurch podem ajudar sua igreja.