Nos dias 26 e 27 de junho, a Igreja Batista Central de BH, dirigida pelo pastor Paulo Mazoni, deu um importante passo em direção à consolidação de sua presença digital. Foi nesta data, durante um evento que celebrava os 20 anos da visão celular da igreja, que ela lançou o seu aplicativo, desenvolvido pela inChurch.
A igreja Central, que trabalha para levar ao mundo uma mensagem de esperança e transformação, tem como missão não apenas celebrar o Senhor no templo, mas compartilhar com vidas o evangelho de casa em casa.
Com essa visão, a Central acelerou sua transformação digital durante a pandemia, que trouxe para as igrejas brasileiras um desafio: como manter a proximidade e o relacionamento com os membros em meio ao distanciamento social?
Usando a tecnologia como auxiliadora, a Igreja Batista Central de BH trabalha para ensinar o cristianismo, que deixa de ser apenas um momento durante a semana, para se tornar um estilo de vida.
Nas próximas linhas, explicamos em detalhes como a Igreja Batista Central de BH investiu na plataforma inChurch para transformar a comunicação e o relacionamento da igreja com a membresia.
O que motivou a Central de BH a investir em um aplicativo próprio?
A necessidade de adaptação das igrejas para se comunicar por meio do ambiente digital não começou com a pandemia. Essa tem sido uma demanda crescente nos últimos anos, principalmente em vista da digitalização de processos comunicativos, de administração, de gestão de pessoas e de pagamentos. De olho no futuro, a Central compreendeu a importância de criar um ambiente digital próprio para a comunicação com a membresia.
A igreja procurava uma forma de centralizar o acesso da membresia aos conteúdos produzidos, e viu em um aplicativo personalizado a resposta para essa busca. Com o app, os membros têm a chance de “acessar” a igreja 24h por dia, sete dias por semana, por meio do próprio smartphone. E era exatamente esse o objetivo da Central: pôr a igreja na palma da mão da membresia, principalmente das novas gerações.
“A tecnologia hoje é essencial para a igreja. A Central já vinha fazendo essa transição, mas hoje, principalmente para a integração da membresia, para a comunicação e evangelização através da internet. O mundo mudou, a igreja tem que ser criativa, e nós estamos investindo muito”, afirma Paulo Mazoni, pastor sênior da Igreja Batista Central de BH.
Outro ponto importante para a Central era a possibilidade de desenvolver uma comunicação direcionada e eficaz. Agora, com o app da inChurch, a igreja poderá segmentar as mensagens enviadas para a membresia. Isso significa que os conteúdos serão produzidos conforme as necessidades, características e preferências específicas dos perfis de membros que compõem a congregação, garantindo que a mensagem certa chegará ao grupo certo.
“Para nós, falar com o público da igreja de forma segmentada é muito importante. Aliás, segmentar a comunicação é uma das coisas que queremos colocar em prática com robustez, usando o aplicativo”, explica Daniel Mazoni, pastor da Igreja Batista Central de BH.
O lançamento do aplicativo
A Igreja Batista Central de BH possui uma estrutura celular. Ou seja, mesmo valorizando grandes encontros de celebração e edificação, a igreja acredita nos pequenos grupos, – também chamados de células – como principal estratégia para desenvolver relacionamentos saudáveis, crescimento espiritual e uma conexão intencional com a missão que Deus confiou aos líderes.
Para celebrar os 20 anos do nascimento da visão celular, que os ajudou a alcançar milhares de vidas, a Central promoveu, nos dias 26 e 27 de junho, a Festa da Multiplicação. Um marco para a igreja, o evento foi escolhido para ser palco do lançamento do aplicativo em todas as unidades da denominação.
O lançamento também contou com uma divulgação caprichosa e bem elaborada, envolvendo posts nas redes sociais e a produção de um vídeo jingle totalmente original. As ações demonstram o empenho da igreja em usar a tecnologia como uma ferramenta poderosa para espalhar a essência do ministério: o amor a Deus e pelas pessoas.
“Nós queremos espalhar o evangelho, mobilizar pessoas, influenciar suas tomadas de decisão, afetar o estado de humor e esperança no dia a dia. Acreditamos que a tecnologia é uma poderosa ferramenta para o cumprimento da nossa missão”, afirma o pastor Paulo Mazoni.
O que tem no app da Central de BH?
Desde a identidade visual até o conteúdo, a Central transformou seu aplicativo em uma extensão do templo. É possível ter acesso a ministrações de domingo, cultos Vox Awake, informativos, palavras voltadas ao público infantil, playlists com séries de mensagens bíblicas temáticas, além de explicações conceituais sobre visão celular. Tudo isso está disponível em formato de vídeo e organizado em categorias, para facilitar a identificação e a busca.
“Eu achei sensacional a ideia do aplicativo, tornou tudo muito mais acessível. A igreja ficou ainda mais próxima. Para nós, é ainda mais fácil ouvir as palavras, acompanhar os cultos, os eventos e tudo o que está rolando na igreja”, comenta um membro da Igreja Central Batista de BH.
A igreja utiliza destaques para direcionar o membros a outros ambientes online, como a Livraria Central, playlists com músicas selecionadas e disponíveis no Spotify, e o próprio site da congregação. Já na categoria notícias, a Central distribui informações sobre futuros congressos e conferências, além de divulgar campanhas voltadas ao assistencialismo realizado pela igreja.
Além de visualizar a agenda dos próximos eventos com inscrições abertas, é possível também baixar materiais ricos como lições das células, e-books e devocionais. Se preferir, o membro também pode realizar a leitura de outros conteúdos exclusivos dentro do app, sem necessidade de download.
O aplicativo da Central conta ainda com a bíblia online, espaço para realizar ofertas, o ambiente “ao vivo” voltado à transmissão dos cultos, um espaço para envio de pedidos de oração 24h por dia e outro para encaminhamento de contato direto com a igreja. Outro diferencial do app é que, mediante o preenchimento de dados cadastrais, ele direciona o membro para o seu ambiente celular exclusivo.
Em um momento em que os relacionamentos e as interações sociais são permeadas pelas telas, a tecnologia e a comunicação são chave para a igreja. A Central não teve medo de responder aos desafios dos novos tempos e encontrou na inChurch a ferramenta que procurava.
“Percebemos logo de início que a nossa voz e as sugestões do que poderíamos e gostaríamos de implementar no futuro era ouvida. Então, decidimos pela inChurch pela solidez da empresa e por esse olhar de expansão que ela tem para o futuro”, conclui o pastor Daniel Mazoni.
Sua igreja pode ser a próxima a transformar os desafios da era digital em oportunidade para expandir o Reino. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você.