No ambiente digital, a construção de histórias que inspiram, e conteúdos de uma forma geral, em formato de vídeos se tornou uma ferramenta poderosa para a igreja. Mas, parte fundamental para que esses conteúdos impacte a vida da membresia é que o ministério saiba como editar vídeos. O ideal é que a edição nunca seja o foco do conteúdo, ou seja, ela deve ser tão eficaz e tão natural que as pessoas não se distraiam com suas transições e cortes.

Vídeos são formatos mais interativos e dinâmicos, e por isso tornaram-se um caminho para que a igreja produza conteúdos de maior alcance. É claro que contar com profissionais pode fazer toda a diferença para o ministério na hora de produzir esses materiais. Ainda assim, existem conteúdos mais simples e fáceis que a equipe de comunicação da sua igreja pode desenvolver seguindo algumas dicas.

Por isso, nas próximas linhas, você vai ser capaz de identificar os aspectos que compõem um vídeo bem estruturado e de qualidade. E assim produzir conteúdos que alcancem vidas de forma mais intencional.

1. Foco do vídeo

O objetivo da edição de um vídeo na igreja é transmitir a mensagem de Cristo de forma que prenda a atenção da audiência. Para isso, escolha sempre ângulos que ajudem a expressar o conteúdo como uma história, de uma forma clara. Ao mesmo tempo, procure imaginar para quais pontos específicos a membresia gostaria de observar em uma determinada cena.

Uma das maneiras de fazer isso é manter o foco e acompanhar o ritmo da ação que está acontecendo na tela, como acompanhar os movimentos do pastor durante a pregação, por exemplo. Assim, conforme ele se move em uma determinada direção, a câmera correspondente àquele ângulo é a escolhida na edição.

2. Closes em primeiro plano

Priorize que o vídeo esteja cortado entre diferentes ângulos de câmera para que a membresia compreenda o espaço onde a história está acontecendo. Uma vez que a cena já está contextualizada e as pessoas já se situaram na cena, use mais closes e planos médios. Esses posicionamentos trazem mais significado para a mensagem que está sendo passada, e mais identificação a perspectiva das pessoas e como elas enxergam as cenas na vida real.

A linguagem corporal e os detalhes das expressões faciais são atraentes e ajudam a prender a atenção da membresia.

3. Cortes para enfatizar palavras

O som de uma palavra pode tornar uma edição menos óbvia, principalmente quando o corte ocorre em palavras-chave de uma pregação, por exemplo. A edição funciona como mais uma maneira de ajudar a realçar a palavra e torná-la mais fácil de ser lembrada pelos membros.

Em testemunho, por exemplo, a pessoa não se movimenta muito, então cortar nas palavras de ênfase é uma ótima saída.

4. Foco para a fala correta

Em vídeos que contam com mais de uma pessoa falando, é importante prestar atenção em quem está falando e em quem está ouvindo. Um bom jogo de cortes e transições pode aproveitar bem o melhor momento de fala do pastor, por exemplo.

É importante entender quais são as palavras chaves de uma mensagem e usar elementos visuais que contribuem para que aquele trecho específico fique marcado na mente da membresia. 

5. Elimine os erros

No momento da fala, é normal que as pessoas acrescentem expressões como “hãn…”, “é…”, “tipo…” de forma natural e involuntária. É importante “limpar” essas falas para trazer mais objetividade e dinamismo ao vídeo e não cansar a membresia. Além disso, claro, elimine também erros técnicos ou erros de falas.

6. Música ou trilha ideal

Uma trilha sonora pode fazer toda a diferença no impacto que um vídeo causa na membresia. Sabemos que Deus age também através dela, causando emoção, reflexão e fazendo sentir a presença do Espírito Santo. Uma emoção diferente pode ser criada de acordo com a necessidade do vídeo com o qual o ministério esta desenvolvendo.

Preocupe-se sempre em utilizar apenas músicas as quais você possua autorização para usar. Atente-se também para o volume utilizado ao aplicá-las. Uma trilha sonora que conduza o vídeo do início ao fim, por exemplo, deve ser utilizada em volume moderado para climatizar o vídeo sem prejudicar a fala daqueles que aparecem nele.

7. Estude edições variadas

Para entender de edição de vídeo é necessário fazer o exercício de assistir muitos vídeos e filmes prestando atenção na edição e ritmo da história. Estude prestando atenção em conteúdos cristãos que já foram produzidos e busque identificar os pontos que listamos por aqui.

Preste atenção também em detalhes adicionais e crie um repertório próprio de referências. Dessa maneira ficará muito mais fácil pensar em soluções para os vídeos que a igreja gostaria de produzir.
Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esse e outros conteúdos direto na sua caixa de e-mails.