É comum que as igrejas tenham uma existência em adotar novas tecnologias. Isso porque, para muitos ministérios, esse é um caminho desconhecido. Quando se trata de doações online, essa preocupação tende a se intensificar.

Mas, é notável perceber que mudar e usar meios automatizados para acompanhar a evolução e os hábitos de seus membros é uma necessidade. Por isso, as doações on-line começam a se tornar cada vez mais populares.

As plataformas de doação on-line oferecem aos membros da igreja uma maneira acessível e simples de realizar suas ofertas onde quer que eles estejam. Isso significa doar presencialmente ou à distância, com um clique.

Se seu ministério ainda tem dúvidas em relação a isso, nas próximas linhas, vamos te mostrar 6 motivos para sua igreja priorizar doações online.

1. O uso de dinheiro físico tem diminuído

As pessoas estão carregando menos dinheiro com elas. Com a chegada dos cartões de crédito, o dinheiro não é mais a forma mais conveniente de moeda. Agora, com a disponibilidade ainda do pix, e o celular sempre à mão, doar online é uma ação natural.

E quando a igreja usa um método de pagamento que as pessoas não usam para mais nada, cria-se um conflito entre o desejo de doar e a capacidade de realizar a ação;

Sendo assim, se a cesta de ofertas é a maneira principal com o qual as pessoas ofertam na sua igreja, fique atento a essa nova realidade da membresia.

2. Doações online são muito mais rápidas e simples

Os membros podem doar a qualquer momento e de qualquer lugar. E como a maioria das plataformas de doação on-line permite que as pessoas salvem suas informações, elas podem fazer login e doar ainda mais rápido na próxima vez.

3. É possível fazer doações a qualquer momento 

Antigamente, era necessário esperar até o dia do culto para entregar a contribuição. Acontece que agora, os cultos acontecem em vários formatos e, muitas vezes, de maneira online também. Isso significa que a forma e o momento de doar também se transformou. 

A doação on-line permite que as pessoas realizem suas ofertas quando quiserem. Antes do culto ou depois do culto, de manhã ou no meio da noite. Acompanhando virtualmente ou presencialmente.

É possível agendar suas doações para acontecer automaticamente, logo após o dia do pagamento. A generosidade não precisa mais se limitar a dias ou a horários especificos.

4. Mais apelo aos mais jovens

O mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta para as gerações mais jovens. Eles já são naturalmente acostumados a fazer compras e realizar pagamentos on-line. Sendo assim, as igrejas que recorrem à essa tecnologia têm maior visibilidade e acabam tendo mais apelo com essa geração. 

 5. Todos estão online

Obviamente, sua igreja não gostaria de adotar um novo método de doação se fosse muito complicado para os membros idosos, mas o uso da Internet, que não é tão prevalente nos idosos, aumentou nas últimas duas décadas.

À medida que as gerações mais experientes em tecnologia envelhecem, esse percentual só continuará a subir. Portanto, mesmo se você tiver uma alta porcentagem de idosos em sua congregação, sua igreja ainda poderá se beneficiar de uma plataforma de doações on-line.

A maioria das opções de doações on-line são relativamente fáceis de configurar e fáceis de aprender. Para garantir que ninguém seja deixado para trás, algumas plataformas de doação têm um sistema de integração completo que orienta as pessoas durante todo o processo.

6.  A doação on-line não impede a doação física

Seu ministério não precisa implementar doações on-line e remover todas as outras opções de doações. as ferramentas online chegaram para abrir novas possibilidades, sem necessariamente descartar as antigas.

Sem uma opção digital,a igreja limita as maneiras que as pessoas podem contribuir. Algumas pessoas realmente se sentem mais à vontade com cheques ou entregando dinheiro a cada semana, e elas podem, tranquilamente, continuar fazendo isso depois da implementação  das ofertas on-line.

Para receber doações online, a igreja precisa ter um sistema de pagamento que ofereça suporte. Com a plataforma inChurch, por exemplo, membros e visitantes podem ofertar com cartão de crédito, boleto bancário e até pix por meio do site e do aplicativo da igreja.

O processo é simples e rápido! O doador precisa apenas selecionar a causa com a qual quer contribuir, inserir os dados do cartão de crédito, pix ou gerar o boleto, e confirmar o pagamento. Feito isso, a contribuição já é automatizada, e a doação é acusada diretamente no painel de gestão financeira da plataforma inChurch.

Quer adotar as contribuições online no seu ministério? Fale com nossos especialistas e saiba tudo o que você precisa para implementar.