Esta é uma das perguntas que mais ouço em minhas aulas e palestras: Elis, o que eu publico nas redes sociais da minha igreja ou ministério? Pensando nisso, separei sete dicas que podem te ajudar a produzir melhores conteúdos para os seus canais digitais.

1. Mensagem dos cultos:

Anote as principais frases, ideias e referências bíblicas que o preletor apresenta nos cultos de sua igreja. Este material pode se transformar em diversos tipos de postagens. Com essas frases e referências, você pode fazer publicações ao longo da semana, mês e ano, sempre fazendo menção ao preletor ou pastor.

Exemplos de posts: foto do preletor com a frase dita por ele na legenda da publicação; trecho em vídeo da mensagem; arte com a frase escolhida; devocional a partir da mensagem arquivada etc.

2. Fotos dos cultos ou reuniões

Ter um banco de imagens da própria igreja ou ministério é essencial para qualquer divulgação. Quem trabalha com mídias sociais há mais tempo já sabe que hoje as pessoas interagem principalmente com vídeos ou fotos. As artes têm tido cada vez menos alcance no ambiente digital.

Então, aproveite para publicar os registros dos momentos mais bonitos registrados ao longo da semana, adicionando frases do pastor ou mesmo de escritores que inspiram sua igreja ou ministério na legenda.

3. Faça vídeos curtos

Se sua igreja grava ou transmite os cultos ao vivo, é mais fácil pegar este material e transformá-lo em mensagens mais curtas de até um (1) minuto, para o Instagram, ou de até cinco (5) minutos, para o Facebook. Também é possível gravar de seu próprio celular, com a ajuda de algum tripé (em lojas de importados é possível encontrar tripés entre R$ 10 e R$ 25). Lembre-se de que as pessoas estão cada vez mais vendo vídeos na internet.

4. Crie um banco de versículos bíblicos

Publique versículos, seja em texto, arte ou legendando fotos. À medida que estiver lendo a Bíblia, estudando ou assistindo uma mensagem, salve os versículos bíblicos em uma coluna do Trello, ferramenta online e gratuita para gerenciamento de projetos. Assim, quando você for fazer o agendamento de suas publicações, já terá versículos facilmente selecionados.

5. Dicas de livros e filmes

Converse com os líderes de sua igreja e ministério e crie uma lista de indicações de livros e filmes que eles assistiram e gostaria que outros lessem ou assistissem.

6. Comunique o que sua igreja tem feito

As igrejas desenvolvem muitos trabalhos de ação social, mas vemos pouco disso nas redes sociais. Que tal transformar as redes de sua igreja ou ministério em um canal de prestação de contas? Ali as pessoas vão encontrar o que a igreja tem feito de fato. Você ainda servirá como inspiração para muitos.

7. Divulgar a programação da igreja

Por último, mas não menos importante, aproveite as redes sociais para divulgar os próximos eventos da igreja. Não é legal publicar a mesma arte mais de uma vez. Então, se pretende divulgar o mesmo evento ao longo de um período, use fotos de eventos anteriores ou mesmo de bancos de imagens gratuitos como Pixabay e Unsplash para ilustrar a divulgação. As pessoas tendem a ignorar quando veem publicações repetidas.

Sobre a autora

Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital e head de Marketing da Hitbel. Trabalha há 12 anos em comunicação no meio cristão. É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.