Matéria publicada no Jornal O Globo.
Plataforma de tecnologia para engajar fieis de igrejas de diferentes denominações, a start-up inChurch levantou R$ 5 milhões para escalar o negócio em uma rodada semente liderada pela Smart Money Ventures, um clube de investimentos em startups do co-fundador da Movile (dona do ifood) Fábio Póvoa e de César Bertini (ex-MC1).
Fundada por Pedro Franco e Sydney de Menezes, dois publicitários cariocas que se conheceram em um culto da Sara Nossa Terra, a inChurch já tinha sido abençoada pelo anjo Pedro Moll, filho do fundador da Rede D’Or, que investiu R$ 3 milhões no início do negócio. Ambas as rodadas passaram ao largo das panelas do universo do venture capital e tiveram origem em uma rede de contatos da própria igreja.
Líder em um setor que faturou algo como R$ 23 bilhões em 2019, a inChurch encerrou o ano passado faturando mais de R$ 460 mil por mês com 30 mil igrejas. O negócio é agnóstico: aberto a qualquer credo, embora mais de 90% dos fieis sejam de denominações evangélicas.
Hoje são mais de 700 mil usuários cadastrados em 16 países, acompanhando a internacionalização das denominações brasileiras. Nos próximos quatro meses, com novos contratos recém firmados, o negócio, que emprega 100 pessoas, deve crescer para 2 milhões de usuários cadastrados.
Antes de empreender no ramo da fé, Pedro e Sydney montaram uma desenvolvedora de negócios, a YBank, que teve como primeiro filhote a empresa de entregas Easy Delivery. Não estava nos planos da dupla empreender no segmento religioso, até que surgiu uma demanda para digitalizar um livrinho de contatos que existia na igreja e que era usado para que os fiéis pudessem anunciar seus serviços.
Quando o inRadar, como era chamado o guia, passou a ser usado por diferentes denominações, ele perceberam a oportunidade e pivotaram o negócio. Hoje o inRadar é uma das funcionalidades oferecidas pela palataforma da inChurch, que também oferece ferramentas de gestão e um app de conteúdo e e-commerce para engajar fieis além do culto, com transmissões por vídeos e divulgação de mensagem do dia ou eventos e campanhas, arrecadação de dízimos e até um canal para pedidos de oração.
A plataforma funciona como um white label, permitindo que cada denominação tenha o seu próprio aplicativo personalizado. A oferta da inChurch para as igrejas inclui ainda uma maquininha POS (em parceria com o Granito, do BMG) e um totem digital disponível nos templos.
A inChurch conta ainda com uma ferramenta de educação, a uninChurch, que oferece uma espécie de MBA para líderes religiosos — Liderando a Igreja do Futuro — e também cursinhos para capacitar voluntários a usar a ferramenta para gerar mais engajamento.
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