Mais de 390 novas denominações que representam milhares de igrejas, mais de 80 funcionários na equipe, uma plataforma de ensino e um centro de pesquisa e inovação. Este é o saldo da inChurch após a pandemia de Covid-19. A empresa, que iniciou sua trajetória no mercado de tecnologia para igrejas em 2017, aproveitou o ano de 2020 para se posicionar como parceira de confiança das igrejas brasileiras, que precisaram recorrer à tecnologia para driblar os desafios impostos pelo isolamento social.
Fundada em 2017 por Pedro Franco e Sydney de Menezes, a inChurch deixou de ser uma desenvolvedora de aplicativos para se tornar uma empresa que fornece um verdadeiro ecossistema digital para igrejas, com soluções integradas capazes de descomplicar os processos de comunicação e gestão.
“Nossa plataforma é completa porque responde às demandas dos clientes. Só pudemos passar do fornecimento de apps ao oferecimento de um sistema completo porque estivemos atentos, desde a chegada das primeiras igrejas, às necessidades de cada uma delas”, conta Franco.
Em julho a inChurch foi eleita pela Endeavor, organização que fomenta o empreendedorismo ao redor do mundo, como uma das 200 empresas com maior potencial de crescimento e inovação do Brasil. A seleção ocorreu entre mais de seis mil startups brasileiras, e a inChurch é a primeira e única do segmento cristão no grupo de scale-ups.
“Mais do que a realização de um sonho, fazer parte da Endeavor trouxe para nós grande aprendizado. Hoje estamos inseridos na comunidade formada pelos maiores empresários e CEOs do país. As trocas diárias de experiências e conhecimentos que tivemos não têm preço”, afirma Sydney de Menezes.
Crescimento em tempos de crise
A expertise da empresa também é reconhecida pelas igrejas. De março a dezembro, a inChurch foi escolhida por 392 congregações, entre ministérios em estágio inicial e grandes ministérios, como as igrejas Renascer em Cristo e Deus é Amor. Além disso, a receita da empresa em 2020 registrou aumento aproximado de 218% em relação ao ano passado.
Para Natan Tomé, Gerente de Vendas, os números refletem o preparo da inChurch em socorrer as igrejas, que não estavam preparadas para as restrições impostas pela pandemia, em meio à crise.
“Muitas igrejas perceberam que, se não aderissem às tecnologias digitais, colocariam o próprio ministério em risco, então começaram a procurar soluções online. Foi quando elas encontraram a inChurch, que oferecia não apenas conteúdos sobre essa nova realidade, mas sobretudo suporte para que as igrejas fizessem a transição para o digital”, afirma.
“Durante a pandemia, trabalhamos como nunca para fortalecer a maturidade tecnológica das igrejas. É motivo de muita alegria ver que elas passaram a enxergar o digital como ele realmente é: não uma ameaça, mas uma ferramenta estratégica e poderosa para alavancar o alcance do Reino de Deus”, completa.
inChurch dobra quadro de funcionários durante pandemia
O ano também foi desafiador para os profissionais da inChurch. Em março, seguindo as diretrizes para isolamento, a empresa transferiu toda a operação para o digital. O regime de trabalho remoto, até então nunca adotado de forma integral, não impediu que as equipes continuassem entregando resultados de qualidade. O home office, aliás, foi benéfico: segundo pesquisa de clima, este ajudou os colaboradores a desenvolver flexibilidade e adaptabilidade.
Assim como o trabalho, as contratações também passaram a ocorrer a distância. Durante a pandemia, a inChurch admitiu 49 pessoas e viu o quadro de funcionários crescer em 140%. Atualmente, a equipe é composta por 84 colaboradores, e a expectativa para o próximo ano é de mais crescimento. Segundo Luana Moreira, Líder de Aquisição de Talentos & Pessoas Felizes, haverá uma segunda grande onda de contratações em 2021, e a inChurch deve ultrapassar a marca de 140 funcionários.
“Por estarmos em uma fase muito mais madura, com um propósito cada vez mais forte, temos também uma responsabilidade maior em relação à contratação de pessoas que de fato tenham fit com a nossa cultura”, explica. “Nosso desafio é atrair pessoas que queiram mudar a vida de outros e ver os frutos dos seus trabalhos em grupos, comunidades e também mundialmente.”
Ao avaliar o crescimento da empresa nos últimos dois anos, Luana destaca o fortalecimento da equipe de vendas a partir de contratações estratégicas e a estruturação das áreas de Processos e Business Intelligence.
“Isso fez com que nos tornássemos mais consultivos às necessidades de cada cliente logo ao primeiro contato e pudéssemos gerar insumos inteligentes para fazer o que fazemos de melhor: ajudar cada cliente a atingir o sucesso, garantindo a melhor experiência possível”, analisa a Líder de Aquisição de Talentos & Pessoas Felizes. “Temos muito o que crescer, muito trabalho para fazer e estamos só no começo.”
inChurch investe em pesquisa e conteúdos educativos
Em 2020 a inChurch deu dois passos importantes rumo à sua consolidação como parceira estratégica para o crescimento das igrejas e referencial de capacitação para comunicadores cristãos.
UninChurch
O primeiro deles foi a criação da UninChurch, plataforma de educação online que capacita colaboradores e voluntários das igrejas nas áreas de comunicação, gestão, liderança e tecnologia.
“Percebemos que muitas igrejas têm pessoas com coração ensinável e disposição para servir, mas não oferecem um ambiente favorável para capacitação e, por isso, acreditam que não têm pessoal suficiente para formar equipes ministeriais. A UninChurch nasceu como resposta a esse contexto. Queremos levar as melhores práticas e o conhecimento necessário para o dia a dia da igreja”, compartilha Pedro Franco.
Além de cursos online, a UninChurch promove as Masterclasses, classes exclusivas para pastores ou líderes convidados. A ideia é proporcionar trocas de experiências e fornecer acesso a materiais educativos de alta qualidade. Em seu ano de estreia, a Masterclass recebeu nomes como o Pastor Greg Smith, da equipe mundial de John Maxwell, e Lee Dominguee, Pastor da Church of The Highlands que foi eleito empresário do ano nos Estados Unidos.
Em 2021, a UninChurch ganhará um coordenador: Javier Casademunt. Diretor e professor associado da ESADE Business School, cujo MBA em Empreendorismo está entre os cinco melhores do mundo e à frente de universidades conceituadas como Harvard e MIT, ele é doutorando em Liderança e mestre em Marketing e Gestão Comercial. Casademunt estará à frente de um conselho de educação que formulará cursos a nível profissionalizante, a nível de graduação e a nível de pós-graduação, voltados para pastores e líderes de ministérios.
BrainChurch
Após a UninChurch foi criado o BrainChurch, centro de pesquisa e inovação (P&I) da empresa. Com o objetivo de ajudar igrejas de todo o Brasil a formular estratégias de crescimento, o BrainChurch mapeia os impactos das novas tecnologias nas igrejas e oferece insights baseados em dados sobre o futuro das congregações.
Para Lucas Bezalel, Cool Hunter do BrainChurch, os tempos mudaram, e a igreja deve acompanhar essas mudanças para se estabelecer como referência para o mundo e cumprir o ide de forma eficaz.
“A igreja deve se abrir para as tendências do mundo digital porque é onde as pessoas estão. Há alguns anos, quando a igreja queria evangelizar em um novo nível, pagava caro por um curto espaço na programação das TVs abertas ou buscava encontrar um horário na rádio. Acontece que a forma como as pessoas consomem informação mudou radicalmente”, afirma Bezalel, que ressalta a preferência dos brasileiros pelos canais online.
“Hoje, a partir da internet, é possível alcançar audiências maiores e mais estratégicas que as dos meios tradicionais com investimentos muito mais modestos. Acredito que o BrainChurch será uma fonte de recursos para as igrejas que entendem essa nova realidade e desejam estar um passo à frente”, completa.
2021: a missão continua
Em 2021, a inChurch reafirma seu compromisso em oferecer apoio estratégico para o avanço do Reino de Deus. Pensando nisso, a empresa criou a Xmission 2021, uma jornada de multiplicação com ações estratégicas, cursos, treinamentos e assessoria especializada para ajudar igrejas de todo Brasil a alcançar os próprios objetivos.
Entre as frentes de ação Xmission 2021, além do investimento em educação, está a iniciativa “A Igreja Inovadora”, que vai mostrar como planejamento, comunicação e infraestrutura digital podem fazer a diferença em uma congregação. Ao todo, serão 206 igrejas participantes: uma será eleita para a transformação tecnológica, e cinco vão poder participar desse processo presencialmente. Duzentas igrejas receberão mentorias de especialistas em um grupo exclusivo, e todas as demais inscritas vão assistir à transformação online.
As inscrições já estão abertas, e a iniciativa deve ocorrer em abril.