Desenvolver um relacionamento efetivo com a membresia é uma das grandes e complexas missões que a igreja tem. Porque, além de alcançar vidas para Cristo, é preciso desenvolver acompanhamento e relacionamento com elas. Para que isso aconteça de forma efetiva, é fundamental segmentar a comunicação. Já que a congregação interage com diferentes perfis de membros.
Entretanto, para se comunicar de forma direcionada, a igreja precisa de uma ferramenta que possibilita a segmentação dos perfis de seus membros. Assim, é construído um canal de comunicação direto, o que chamamos de grupos.
Pensando em atender essa demanda, a inChurch desenvolveu a funcionalidade “grupos”. Assim seu ministério poderá desenvolver uma comunicação mais eficiente e personalizada com os diversos públicos que compõem a membresia da sua igreja.
Nas próximas linhas você vai conhecer a funcionalidade “grupos” da plataforma inChurch, e entender o por que essa ferramenta fará diferença na forma de se comunicar do seu ministério.
Como funciona a funcionalidade “grupos” da plataforma inChurch?
A área de Grupos é uma área destinada à criação de grupos dos ministérios e departamentos da igreja. Os grupos servem para direcionar todo o conteúdo e a comunicação dentro da plataforma.
Com ela, você consegue distribuir a membresia da igreja conforme características comuns. Assim, na hora de enviar um comunicado ou publicar um conteúdo, basta selecionar o público-alvo desejado.
Essa categorização evitará que informações irrelevantes cheguem a membros que não possuem interesse na programação ou no conteúdo divulgado. Por exemplo: apenas mulheres e homens casados receberão a informação do culto especial para casais.
E mais, agora, ainda é possível segmentar a comunicação por “perfil”. Isso significa que, além de criar grupos e se comunicar exclusivamente com eles, a igreja também conseguirá segmentar sua comunicação individualmente para cada perfil de membro.
Na filtragem, é possível segmentar a publicação para um evento específico, um determinado tipo de perfil (membro, frequentador, pastor) e também células, dentro do conteúdo desejado (notícias, planos de leitura, páginas multiuso, banners e notificações push).
Por que segmentar a comunicação da igreja em grupos?
1. Eficiência
A segmentação da comunicação possibilita um melhor direcionamento de informações aos membros, aumentando a eficiência da distribuição de conteúdo e o engajamento da membresia com a igreja.
Isso porque a aplicação da comunicação segmentada permite que as pessoas visualizem apenas conteúdos que foram destinados aos grupos aos quais elas pertencem, o que faz com que elas se interessem muito mais pelos materiais.
A segmentação também diminui drasticamente os ruídos na comunicação, impedindo o envio de informações desnecessárias.
2. Personalização
Investir na segmentação da comunicação na igreja é demarcar a identidade dos departamentos e ministérios. A segmentação exige que os conteúdos sejam customizados e únicos, adaptando-se desde a identidade visual até o estilo da escrita.
O tratamento personalizado gera valor para o membro que recebe a mensagem e impulsiona um envolvimento ainda mais profundo com o a igreja, despertando a vontade de fazer parte desse universo desenvolvido exclusivamente para ele.
3. Relacionamento
Com essa abordagem mais direcionada, os membros sentirão que a igreja os conhece de verdade. A igreja deixa de se comunicar de forma genérica e passa a agir de forma intencional e alinhada às preferências e necessidades da membresia. Isso fortalece o relacionamento da congregação com os membros e aumenta a proximidade entre ambos.
Agora que você já sabe como segmentar a comunicação da sua igreja, fale com nossos especialistas para conhecer em detalhes os benefícios da função “Grupos” e de outros recursos dos apps da inChurch.