Nos últimos dois anos, a igreja como um todo, vem passando por grandes mudanças. Isso porque, tornou-se inquestionável e essencial a sua presença também no digital, tornando-se híbrida. Mas, com uma mudança tão súbita e inesperada, adaptar-se não se mostrou um processo fácil.

Por isso, procurar ajuda e suporte na tecnologia foi o único caminho. Se antes, disponibilizar de um ambiente digital para a congregação era uma decisão que poderia ser questionada, hoje tornou-se um fato. O online é uma extensão importantíssima do templo presencial.

Justamente por isso, escolher uma plataforma para a gestão da sua igreja é uma tarefa muito importante. É preciso que ela seja confiável, tenha conhecimento profundo da realidade das igrejas brasileiras e ofereça funções capazes de responder a essas demandas. 

Nas próximas linhas, nós vamos te explicar como a inChurch ajuda a igreja híbrida.

O que é igreja híbrida?

Assim como fiéis do mundo inteiro tiveram que adaptar o seu modo de viver a igreja e assistir cultos, evidentemente as congregações locais também. Mesmo igrejas menores sentiram a necessidade de investir em infra-estrutura para a transmissão de cultos. 

Mas, mesmo com o retorno gradativo aos encontros presenciais, muitos templos provavelmente funcionarão em um modelo híbrido no pós-pandemia. Esse conceito consiste em unificar funcionalidades online, não apenas de transmissão ao vivo, mas também desenvolver células, contato com a membresia e atividades online, integralmente ao presencial.

Se a pandemia vem influenciando o perfil das transmissões, a internet igualmente está moldando a própria liturgia das igrejas que começam a reabrir. Assim, cada ministério tem entendido e implementado a tecnologia para auxiliar sua maior missão na terra: espalhar o evangelho de Cristo.

Como a inChurch ajuda a igreja híbrida?

1. Relacionamento com os membros 24 horas por dia

Com um app da inChurch, é possível continuar interagindo e estreitando o relacionamento com os membros não apenas de forma remota, mas também como um complemento essencial ao presencial. Afinal, a igreja continua se comunicando, disponibilizando materiais, transmitindo cultos ao vivo e mensagens gravadas e realizando acompanhamento pastoral de forma ainda mais intensa e constante, enquanto todas as atividades presenciais continuam acontecendo.

2. Ambiente próprio e livre de interferências externas

Os canais de comunicação são pontos de contato das pessoas com a sua igreja. Estar disponível em diferentes canais de comunicação é importante para intensificar e aumentar o alcance da transmissão de informações. Esses canais podem pertencer à igreja (como sites, aplicativos e lista de e-mails) ou a outras empresas, como é o caso das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc).

Um canal próprio é um lugar para chamar de seu no meio de tanta informação disponível na internet. Com ele, a igreja tem total e absoluto controle sobre o conteúdo gerado (formato, linguagem, identidade visual) e a quem ele deve ser entregue. Desta forma, preocupações com fatores externos, como adequação a algoritmos da plataforma, deixam de existir. 

Com a plataforma inChurch, você pode segmentar e categorizar os conteúdos da igreja, direcionando um conteúdo específico para seu público de interesse, como homens, mulheres, jovens e crianças. Isso diminui os riscos da membresia não visualizar um novo conteúdo e aumenta a efetividade da comunicação. Além de funcionarem como espaço de reforço as atividades presenciais, tornando a igreja efetiva e mais presente a qualquer momento, em qualquer lugar.

3. Pagamento online e integrado

Os aplicativos da inChurch permitem que a igreja receba doações por meio de diversas formas de pagamento. É possível escolher entre opções como envio de links para pagamento, pagamento via QR codes, cartão de crédito, boleto e Pix, tudo em um único lugar.

Além disso, com o app da inChurch, o contribuinte pode doar enquanto assiste ao culto presencialmente ou evento online ao vivo. Não é preciso fechar a transmissão e ir até o aplicativo do banco para concluir a transação, o que causa distrações e faz com que o membro perca parte da mensagem. 

Assim, a igreja otimiza tempo e facilita o processo de doação, além de conseguir segmentar as entradas de forma mais detalhada, já que é possível criar categorias como “Dízimos”, “Ofertas”, “Ofertas para campanhas sociais”, entre outras. 

4. Nova experiência em transmissão de cultos

A transmissão de cultos permite que os membros não se limitem apenas ao presencial para acompanhar a programação. Com o app da inChurch, os cultos podem ser transmitidos ao vivo e simultaneamente pelo aplicativo e site. Sem a limitação física, o membro pode estar em comunhão mesmo que a distância. Isso fortalece o relacionamento com a igreja.

O app também permite que as pessoas interajam com o culto, por meio de emojis, comentários, realizando doações e fazendo pedidos de oração durante toda a transmissão. Além disso, o conteúdo fica disponível após o término da live, para que os membros acessem quando e quantas vezes quiserem, sem mais a limitação de um horário determinado.

5. Sistema integrado ao site e ao sistema de gestão da igreja 

O app da inChurch faz integração completa dos conteúdos desenvolvidos pela igreja no site e aplicativo. Isso significa uma gestão de conteúdo única, em um ambiente administrativo que abastece as duas plataformas simultaneamente. 

A plataforma de gestão também engloba o controle de membresia, a organização de células e a administração das finanças. Ou seja, todas as ofertas feitas, tanto pelo aplicativo quanto pelo site; assim como os cadastros de membros e os pedidos de oração são recebidos e geridos pelo mesmo painel de controle. Isso proporciona uma visão 360º para a igreja.

6. Segmentação da comunicação 

Com o app da inChurch é possível criar e se comunicar por meio de grupos categorizados. Isso traz mais organização aos diversos setores da igreja e facilita a segmentação da comunicação, fazendo com que apenas conteúdos relevantes cheguem ao departamento de interesse.

Caso a igreja realize um evento para jovens, por exemplo, apenas os membros dentro da faixa etária estabelecida receberão uma notificação. Já os outros grupos não receberão essa mensagem, considerada desnecessária. 

Além de tornar a comunicação mais clara e efetiva, essa funcionalidade diminui consideravelmente a quantidade de grupos que precisam ser administrados via WhatsApp.Com soluções integradas e tecnologia de ponta, a inChurch está preparada para capacitar sua igreja para enfrentar os desafios desse novo modelo de interação e comunhão. Fale com nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar.