Se você espera ser encontrado na internet, ter um blog é essencial para sua estratégia de comunicação. Se uma rede social cair, ter um site ou blog vai auxiliar diretamente para que as pessoas te encontrem no meio digital. 

Os blogs são canais informativos e cada vez mais interativos. Por isso, são um ótimo espaço para que as pessoas conheçam sua marca e segmento.

É incrível como, ao analisar o Analytics do blog que administro, vejo a grande quantidade de acessos vindos do Google que recebo diariamente, tanto em posts recentes quanto em posts mais antigos.

Algumas dicas para melhorar audiência do seu blog:

1. Escreva posts atemporais

Ou seja, escreva sobre assuntos que podem gerar interesse hoje ou daqui a um ano.

2. Use o sistema de tags do seu blog

As palavras-chave são essenciais para que as pessoas encontrem seu blog nos buscadores (como o Google). Use termos que realmente têm a ver com o tema proposto.

3. Use imagens com direitos autorais liberados

Você não quer ser processado por causa de disso, certo? Sites como Pixabay, Unsplash e SXC.HU oferecem fotos em ótimas resoluções gratuitamente.

4. Crie um banco de pautas

Anote no Trello ou mesmo no bloco de notas do celular temas que podem virar publicações.

5. Tenha sempre em mente quem é seu público-alvo

Ou seja, quem você pretende alcançar. Considere questões como horário de publicação, tema, recurso multimídia que será usado e linguagem.

Se você é de uma igreja/ministério, tenho mais algumas dicas para você. Publique:

  • Resumos das pregações dos cultos;
  • Estudos bíblicos;
  • Resenhas de livros, filmes e álbuns;
  • Agenda de eventos;
  • Devocionais (autorais, de preferência). Lembre-se de que, para reproduzir conteúdo de livros, você precisará da autorização do autor/editora.

Além disso, jamais se esqueça de criar uma rotina de atualizações (no mínimo, uma atualização por semana). O ideal é um post por dia.

Sobre a autora

Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital e head de Marketing da Hitbel. Trabalha há 12 anos em comunicação no meio cristão. É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.