Criar apresentações de sermões é uma tarefa bastante rotineira na vida de pastores e líderes. Por isso, saber desenvolver da forma correta slides para a igreja é uma habilidade que pode contribuir para a absorção da palavra.

Mas, o material de apoio, criado para auxiliar na hora da mensagem, pode distrair ou até dificultar a compreensão da membresia. Isso porque muitas vezes nas igrejas os slides de sermão são a parte mais negligenciada da experiência de adoração. 

É fundamental que as apresentações chamem a atenção dos membros. E também contribuam no impacto que a palavra deve ter para quem está assistindo. Isso pode ser trabalhoso, mas quando aprendido e feito da maneira correta, se torna uma ferramenta valiosa na hora da pregação.

Pensando nisso, nas próximas linhas, listamos 6 dicas simples que te ajudarão no momento de desenvolver um conjunto de slides de sermão em sua igreja.

Como fazer um slides para igreja?

1. Conheça o propósito

Um slide de sermão para igreja tem um propósito geral: auxiliar a membresia em entender a palavra. Mas, dentro de cada sermão existe uma temática e nela, um propósito mais específico. Qual a reflexão que a palavra vai trazer para quem está ouvindo?

Sua estrutura visual tem que ser favorável e combinar com a mensagem. Além do conteúdo, a forma como o slide é apresentado visualmente também tem um papel importante. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica.  Invista nela.

2. Conheça sua membresia

Existem diversas formas de apresentar o conteúdo do sermão. Ele pode ser mais formal ou mais descontraído. Pode ser recheado de exemplos bíblicos ou ser exemplificado através de um louvor, um trecho de filme ou outros conteúdos audiovisuais. 

É preciso entender por quem sua membresia é composta e identificar qual a melhor forma de apresentar o sermão. Assim, ele será simples e de efetiva compreensão. Entenda com quem você está se comunicando e adapte sua apresentação, tornando-a mais atrativa.

3. Mantenha seu slide simples

Tenha pontos claros simples em suas mensagens com slides. Sua apresentação deve transmitir a pregação da forma mais clara possível. Transmita uma mensagem de cada vez. 

Ter pontos da mensagem transmitidos um de cada vez permite que membros e visitantes se envolvam plenamente no ponto atual que você está explicando. Pouco texto – duas linhas de explicação – não sobrecarrega seu slide e permite que as pessoas se concentrem.

4. Não use textos longos

Muito texto em um slide pode confundir e cansar aquele que lê. Certifique-se de que cada slide contém, de forma enxuta e clara, o ponto de explicação da mensagem. Não se esqueça de que o apoio da apresentação deve ajudar e melhorar o que você está comunicando, não o contrário.

5. Construa uma ordem

A apresentação deve ser desenvolvida em conjunto com a mensagem. Sendo assim, deve conter a mesma ordem de pontos estruturados. Muitas vezes parece que os slides são uma reflexão posterior ao estudo da mensagem. Quando este é o caso, o conteúdo pode causar confusão e criar mais problemas do que ajuda. Sendo assim, o conteúdo em tela deve fazer parte do processo de construção da pregação. 

6. Entregue sua apresentação a produção com antecedência

Esse é um ponto importante que, muitas vezes, é negligenciado. É fundamental que você trabalhe com antecedência em conjunto com a produção da igreja. Assim, eles podem garantir que seu conteúdo seja apresentado perfeitamente. 

Disponibilizando o conteúdo para sua equipe mais cedo ela estará mais preparada para auxiliar na apresentação durante sua mensagem, passando cada ponto no momento certo. Isso porque eles terão sido capazes de rever o conteúdo com antecedência.

Como é possível observar, uma simples formatação de slides quando feito da maneira correta, possibilita e permite que o membro compreenda muito melhor a mensagem. 

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esse e outros conteúdos direto na sua caixa de e-mails.