Muito se discutia sobre a Igreja online, seus prós e contras, mas ninguém imaginou que, do dia para a noite, um fator externo, importado da China – o COVID-19 -, deixaria essa discussão, indiscutível.

Não há muito o que fazer, apesar da tentativa da Igreja em acalmar os ânimos, instruir e permanecer com atividades e cultos, a população está temerosa em meio às más notícias, instruções das autoridades competentes e aumento dos números de casos. O resultado foi cancelamento dos cultos e esvaziamento dos templos.

Tenho visto que igrejas que já tinham cultura digital, com planejamento em suas redes sociais, conteúdo, lives frequentes, uso de aplicativo, site e até campus 100% online foram as que menos sentiram nesse momento de transição. Estão se preparando para intensificar apenas as ações online e preparando versões digitais de programações anteriormente previstas para serem presenciais.

Conversando com Pr. Junior Della Mea, que é responsável pelo Campus online da Comunidade Cristã de Curitiba, sobre todo esse cenário, ele mencionou o quanto estão aliviados nesse momento por terem investido anteriormente no digital. “Passamos toda igreja para o aplicativo e anunciamos a suspensão dos cultos e atividades até uma segunda ordem”.

Porém, há igrejas que foram pegas de surpresa e estão buscando soluções que possam amenizar esse impacto.

Somente na primeira semana de março registramos na inChurch um aumento de 70% no uso da plataforma e isso vem se multiplicando desde então. A busca pelas soluções de aplicativo, meio de pagamento e transmissões ao vivo, lotou nossa equipe de especialistas e caixas de entrada. Por conta deste movimento aumentado, decidimos montar uma força tarefa para ajudar as igrejas com ações concretas.

1 – Liberamos 3 contas totalmente gratuitas para nossos clientes usarem a solução de transmissão ao vivo em multicanais. Além da igreja poder entrar ao vivo pelo app e site, entrarão simultaneamente no Facebook e Youtube da igreja e, também nas contas pessoais dos pastores, por exemplo.

2 – Juntamos todos nossos especialistas, amigos de comunicação, em um movimento chamado #aIgrejaNaoVaiParar e vamos liberar conteúdos, planos e dicas para sua igreja passar por esse momento. Quem sabe sua comunidade não cresça nesse momento?

3 – Estamos ajudando as igrejas a colocarem QR code e links em transmissões para doações online de forma simples e rápida.

4 – Estamos negociando diretamente com o banco as taxas de transações para as igrejas que estão chegando na inChurch; nunca cobramos taxas em cima de inscrições para eventos.

5 – Estamos negociando álcool em gel para distribuição por meio das igrejas, evitando busca em supermercados.

6 – Colocamos toda nossa equipe em home office, porém à disposição das igrejas. Basta entrar em contato pelo site: www.inchurch.com.br

Esperamos passar por essa epidemia e continuar ganhando vidas pra Jesus, no online e o mais rápido possível no offline.

Contem com a inChurch.

Sydney de Menezes e Pedro Franco

Co-founders da inChurch