Muito se discutia sobre a Igreja online, seus prós e contras, mas ninguém imaginou que, do dia para a noite, um fator externo, importado da China – o COVID-19 -, deixaria essa discussão, indiscutível.

Não há muito o que fazer, apesar da tentativa da Igreja em acalmar os ânimos, instruir e permanecer com atividades e cultos, a população está temerosa em meio às más notícias, instruções das autoridades competentes e aumento dos números de casos. O resultado foi cancelamento dos cultos e esvaziamento dos templos.

Tenho visto que igrejas que já tinham cultura digital, com planejamento em suas redes sociais, conteúdo, lives frequentes, uso de aplicativo, site e até campus 100% online foram as que menos sentiram nesse momento de transição. Estão se preparando para intensificar apenas as ações online e preparando versões digitais de programações anteriormente previstas para serem presenciais.

Conversando com Pr. Junior Della Mea, que é responsável pelo Campus online da Comunidade Cristã de Curitiba, sobre todo esse cenário, ele mencionou o quanto estão aliviados nesse momento por terem investido anteriormente no digital. “Passamos toda igreja para o aplicativo e anunciamos a suspensão dos cultos e atividades até uma segunda ordem”.

Porém, há igrejas que foram pegas de surpresa e estão buscando soluções que possam amenizar esse impacto.

Somente na primeira semana de março registramos na inChurch um aumento de 70% no uso da plataforma e isso vem se multiplicando desde então. A busca pelas soluções de aplicativo, meio de pagamento e transmissões ao vivo, lotou nossa equipe de especialistas e caixas de entrada. Por conta deste movimento aumentado, decidimos montar uma força tarefa para ajudar as igrejas com ações concretas.

1 – Liberamos 3 contas totalmente gratuitas para nossos clientes usarem a solução de transmissão ao vivo em multicanais. Além da igreja poder entrar ao vivo pelo app e site, entrarão simultaneamente no Facebook e Youtube da igreja e, também nas contas pessoais dos pastores, por exemplo.

2 – Juntamos todos nossos especialistas, amigos de comunicação, em um movimento chamado #aIgrejaNaoVaiParar e vamos liberar conteúdos, planos e dicas para sua igreja passar por esse momento. Quem sabe sua comunidade não cresça nesse momento?

3 – Estamos ajudando as igrejas a colocarem QR code e links em transmissões para doações online de forma simples e rápida.

4 – Estamos negociando diretamente com o banco as taxas de transações para as igrejas que estão chegando na inChurch; nunca cobramos taxas em cima de inscrições para eventos.

5 – Estamos negociando álcool em gel para distribuição por meio das igrejas, evitando busca em supermercados.

6 – Colocamos toda nossa equipe em home office, porém à disposição das igrejas. Basta entrar em contato pelo site: www.inchurch.com.br

Esperamos passar por essa epidemia e continuar ganhando vidas pra Jesus, no online e o mais rápido possível no offline.

Contem com a inChurch.

Sydney de Menezes e Pedro Franco

Co-founders da inChurch


3 Comments
  • Jair Walter
    says:

    Olá, meu nome é Jair Walter e sou diretor do Instituto Paracleto. Desde 2011, fazemos pesquisas missionais no estado do Rio de Janeiro.
    Essa semana concluímos uma pesquisa com os membros da minha igreja batista do Campo dos Afonsos, para avaliar os impactos da Pandemia, participação dos cultos online e correlação destes com a participação em pequenos grupos (também online). O objetivo é ajustar as pregações, serviços disponíveis e planos de longo prazo.
    Gostaria de propor uma parceria para pesquisa com pastores sobre uso de serviços online como a LifeWay realizou nos EUA. Quais perguntas lhes interessariam?
    Graça e Paz, Jair

Deixe um comentário