Uma coisa que criativo geralmente não gosta é da parte gerencial, da rotina e das
atividades que beiram a burocracia. Mas, quando o assunto é organização, não há
como escapar de criar, desenvolver e fomentar alguns processos em sua rotina.
Principalmente, em se tratando de igreja onde temos que lidar uma muitas variáveis
do ponto de vista técnico, pessoas e aquela sensação de estar fazendo ao vivo,
principalmente em cultos e eventos. Para isso, pensamos em te ajudar sugerindo um
“checklist” fundamental para você trabalhar de forma organizada na cobertura de seus
cultos e eventos!

Crie uma escala mensal de equipe
A primeira coisa é que você precisa pensar em ter uma escala de trabalho.
Previsibilidade e organização te dará conforto e liberdade para pensar e executar
outras tarefas. Sua escala de domingo deveria ser pensada, no mínimo,
mensalmente. Isso, também, ajudará seus voluntários a organizarem suas
agendas de envolvimento na igreja e, também, a agenda para o tempo de
desfrutar dos cultos como expectadores, fundamental para a edificação de sua
turma.

Ore e reúna sua equipe antes do evento
Esse item não deveria estar aqui na lista, por ser um dever. Mas, é sempre bom
lembrar que é preciso pedir apoio, sabedoria e cobertura para que Deus haja por
meio de sua vida e de sua equipe de comunicação!

Crie um “uniforme” para sua equipe
Parece besteira, mas é importante você pensar em criar um padrão de vestimenta
para sua equipe e garantir, principalmente para o time que se movimenta no
espaço do culto ou evento, que eles estão “invisíveis” no espaço. A movimentação
da equipe de comunicação chama atenção no salão e pode tirar a atenção das
pessoas. O ideal é você camuflar sua equipe no ambiente. Pense na melhor cor e
padrão de vestimenta.

Defina funções e garanta que tenha todos os postos ocupados
Uma das coisas importantes para o bom funcionamento de uma equipe de
cobertura de culto é a definição clara de tarefas e dos objetivos para aquele
momento. Fotógrafos, social managers, editores, design, multimídia, câmeras,

técnico de som e gerentes de culto precisam estar preparados para executar as
tarefas entendendo sua missão tanto naquele dia quanto sua missão na condução
da experiência do domingo para os canais de comunicação. Uma boa lista de
chamada aqui é sempre bem-vinda!

Testes de equipamentos
Uma das maiores dores de cabeça de uma cobertura de culto é quando algum dos
equipamentos, repentinamente, não funcionam de forma adequada. Faça uma lista de
equipamentos que você tem e crie rotinas de testes durante a semana e com uma ou
duas horas de antecedência de seu evento. Principalmente telas, computadores, vias
de som, links de internet, mesas de corte, projetores, mesas de stream e ferramentas
de transmissão como o Multiplicador de Audiência.

Crie um roteiro de conteúdo
Além das funções, recomendamos que você desenvolva um roteiro sobre os
conteúdos que deverão ser captados, editados e divulgados. Esse dispositivo é
ideal para você avaliar previamente a história que você está contando para sua
audiência e, assim, ter bases para avaliação do trabalho.

Reunião de avaliação
Ao fechar o culto, crie a rotina de agradecer o trabalho de sua equipe, voluntária ou
não. Também, coloque em sua rotina uma reunião rápida de avaliação que tenha por
objetivo checar se tudo que foi programado foi executado, para entender o feedback
da equipe, para mapear problemas técnicos e definir objetivos para o próximo evento.

Deixe uma resposta