Com tantas mudanças acontecendo, nos últimos dois anos, os ministérios têm se adaptado à volta da nova realidade, novo normal. E, com esses novos caminhos e ferramentas que foram surgindo, e se mostrando muito necessários, ficam algumas questões: para onde a igreja está indo? Como será a igreja neste próximo ano? Se ela não mudar nada, o futuro será diferente do passado? Uma forma infalível de impactar o futuro da sua igreja é usar uma ferramenta antiga e muito conhecida: o Planejamento Estratégico para a Igreja.
Nenhum modelo estratégico se adapta a todos os ministérios. Não estamos falando de uma receita de bolo, mas o processo de planejamento inclui certos elementos básicos que todas as igrejas podem usar para fortalecer sua visão, objetivos e próximos passos.
Por que criar um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo que ajuda a sua equipe a focar no alinhamento dos dons e recursos únicos que Deus deu à sua igreja para aproveitar ao máximo todas as oportunidades. Para a igreja, isso não é simplesmente um planejamento baseado em projeções, mas a compreensão de que, por meio da oração e da obediência, você pode viver um futuro alinhado com a vontade de Deus. Um planejamento bem feito pode impulsionar os planos de Deus para a igreja. Afinal, o nosso futuro é totalmente influenciado por decisões e ações que tomamos no presente.
O que é um planejamento estratégico?
Como citado por Josué Campanhã em seu livro Planejamento Estratégicos para Igrejas, planejamento estratégico não é só saber as datas dos eventos que a Igreja fará. Sendo assim, planejamento estratégico não é calendário de eventos. O planejamento estratégico para a Igreja funciona como um roteiro que descreve o que o ministério deverá fazer para atingir um objetivo.
O planejamento estratégico não precisa ser complicado ou demorado. Na verdade, deve ser rápido, simples e de fácil execução. Ele é uma forma de colocar no papel tudo aquilo que a igreja quer atingir no ano de 2022. Isso não significa que a igreja não possa realizar mudanças ou até superar os objetivos estabelecidos no começo do ano mas, é importante sempre trabalhar em cima de uma base que organize e oriente o caminho.
Quais são os elementos de um plano estratégico?
Missão
Defina o propósito da organização: por que existimos?
É hora de alinhar ou apenas reforçar qual a finalidade do ministério para o ano de 2022. Por isso, a missão define o propósito, o motivo para o qual a igreja foi fundada e por que ela existe. Sendo assim, a declaração de missão explica o que a organização da igreja pretende realizar e as necessidades que se esforça para servir. Ele também funciona como um guia para as operações do dia-a-dia e como base para futuras tomadas de decisões.
Algumas perguntas podem ajudar o ministério a desenvolver o conceito:
- Por que existimos?
- Qual é o propósito de Deus para nossa igreja?
- Como podemos, com os recursos que temos, realmente fazer a diferença?
Valores
Esclareça o que a igreja representa e em que acredita
Os valores do ministério são crenças essenciais duradouras, apaixonadas e distintas. Assim, são princípios orientadores que nunca mudam. Sobretudo, valores são a razão de fazermos o que fazemos e o que defendemos. São crenças que orientam a conduta, as atividades e os objetivos da igreja. Então são convicções profundamente enraizadas, prioridades e suposições que influenciam todas as atitudes, posicionamentos e comportamentos de tudo que acontece dentro da igreja.
Para escrever valores, faça as seguintes perguntas:
- Quais são os principais valores e crenças da nossa igreja?
- Que valores e crenças orientam nossas interações diárias?
- Com o que nossa igreja está realmente comprometida?
Visão
Explique para onde o ministério está indo
Uma visão é uma imagem de como será a composição futura da igreja e para onde ela está se dirigindo. Assim, a visão fornece uma imagem mental clara, pela fé, de como sua igreja será daqui a cinco ou dez anos.
Para escrever uma visão, ore e busque pelo que Deus está projetando para o futuro do ministério. Meditar nas seguintes pessoas pode ajudar:
- Como a igreja será daqui a 10 anos?
- Para onde Deus está dirigindo a igreja?
- Qual é a visão de Deus para a igreja?
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber esse e outros conteúdos direto na sua caixa de e-mails.