A principal missão da Igreja, e de todo cristão é evangelizar. Fomos enviados por Jesus em missão: anunciar a sua Boa Nova a toda criatura (cf. Mc 16,15), e buscar os mais diversos meios para levar este anúncio, encontrar novos caminhos a cada dia, para que a nossa uma evangelização eficaz tornou-se inquestionável.
A digitalização de diversos processos trouxe ao ministérios novas possibilidades de cumprir o ide. O evangelismo online tem demandado usar novos métodos para evangelizar e fazer a Palavra de Deus ecoar mais longe. E as novas tecnologias têm este poder, de fazer a nossa voz chegar aos confins do mundo.
Por isso, nas próximas linhas, vamos entender como a tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento de um evangelismo criativo.
A importância do evangelismo
Já dizia São Paulo: “Ai de mim, se não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). A palavra “evangelismo” vem de uma palavra grega que significa “boa notícia”. O evangelho é a boa notícia sobre a salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Evangelizar é contar essa notícia para quem não a conhece e explicá-la para quem não a entende.
O cristão tem por essência a missão de tornar Jesus conhecido. Além de espalhar a mensagem da cruz o mais longe possível. Mais que isso, tornar-se testemunha viva da Palavra que deve estar incluída no seu dia a dia, nas suas atividades, dentre elas, inclusive nas redes sociais, nos grupos de bate- papo etc.
É assim que as almas são alcançadas e a cultura do Reino é estabelecida na terra. E o online chegou para tornar esse desafio mais eficaz, intenso e presente em todas as nações. Já que seu alcance tem se tornado cada vez maior e mais rápido.
Qual o papel da tecnologia na evangelização?
A evolução tecnológica nos permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários outros idiomas. Além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Mas há muito mais a ser explorado. Existem muitas outras áreas tecnológicas que poderiam nos servir de instrumento de evangelização e discipulado.
Grandes projetos com mídias digitais, blogs, vídeos e ferramentas específicas para redes sociais podem, e devem, servir para apresentar a mensagem do evangelho nas casas das pessoas.
Conforme novas tecnologias e métodos estão sendo desenvolvidos as igrejas podem potencializar melhor um departamento. Isso porque já tem se tornado ministério em muitas denominações – o departamento de comunicação.
Como usar a tecnologia para o evangelismo?
Quer nos sites de denominações, quer em redes sociais, as igrejas devem capacitar-se para compartilhar a fé. E utilizar as novas tendências digitais, pesquisando novos valores para aplicar através das ferramentas de rápida comunicação.
A missão da igreja por si só já revela pontos muito importantes que podem ser comunicados: valores, visão, causas, amor, consolo. Mas, fazer isso de forma estratégica a alcançar mais vidas na internet e se adequar às diversas plataformas disponíveis.
Sua igreja precisa estar na web, com um site da Igreja, no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra plataforma digital. É lá que as pessoas estão e é onde seu ministério deve estar também. Afinal, essa é a nossa missão, resgatar almas e nos colocar nas brechas, alcançando vidas de todas as formas possíveis.
Quando as pessoas visitam o site ou página do Facebook da igreja, eles estão querendo se comunicar com ela. Eles estão querendo construir um relacionamento com o ministério. Possivelmente, essas pessoas não visitam o templo de primeira, sem desenvolver esse primeiro contato. Por isso, a presença digital tem se tornado indispensável.
Um vídeo, um texto, um conteúdo disponível, um trecho de uma pregação, todas essas são formas de evangelizar.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua igreja a se comunicar no ambiente digital? Fale com especialista e descubra como as funcionalidades da plataforma inChurch podem ajudar sua congregação.