Enfrentar a pandemia nos últimos dois anos ensinou uma grande lição às igrejas: é fundamental desenvolver um ministério online. Quando uma igreja não pôde mais se reunir pessoalmente, veio à tona a possibilidade de se reunir em torno de suas telas e se conectar através do ciberespaço. Mas a verdadeira consciência dada aos líderes é que o ministério precisa acontecer onde há pessoas. A comunhão da comunidade no presencial é essencial, mas não pode delimitar o ministério apenas ao mundo offline.
Basta considerar por um momento a vida e o ministério do apóstolo Paulo. Ele era um hebreu, bem estabelecido em Jerusalém e confortável naquele cenário. Mas ele não permaneceu lá. Quando encontrou Jesus na estrada para Damasco, ele fez da missão de sua vida ir onde as pessoas estão. Ministrar e compartilhar o evangelho. Isso o trouxe por toda a Ásia Menor, para Roma, e até mesmo (de acordo com a tradição) para os confins da Espanha.
Trazendo para hoje, podemos nos questionar: onde estão as pessoas? Segundo a ONU, cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo atualmente, o que representa mais da metade da população mundial. São essas as pessoas que podem ser alcançadas através do seu ministério. Por isso, nas próximas linhas, explicaremos como desenvolver um ministério online.
Quais formatos seu ministério online deve desenvolver?
Para muitas igrejas, o primeiro passo para um ministério online é simplesmente reproduzir os elementos do presencial. Isso significa transmitir os cultos ao vivo ou deixar disponível para ver depois, a partir de seu site.
Esse é um ótimo primeiro passo. Mas, um dos elementos essenciais para entender o ambiente digital é lembrar seu contexto. As pessoas não consomem conteúdo online como fazem pessoalmente. O que pode funcionar como uma experiência de adoração ao vivo raramente é recebido da mesma maneira quando transmitido em um celular.
Por isso, é fundamental que seus conteúdos onlines se adequem e se encaixem no formato
1. Transmissão ao vivo
Quando sua igreja realiza transmissão pelo YouTube ou Facebook Live, é preciso lembrar ao seu público online sobre quando e em que horário o culto irá acontecer. Fale diretamente com seus membros, convide-os para entrar e participar do culto.
Ainda assim, esteja ciente de que a atenção de uma pessoa ao ver um vídeo online normalmente não é a mesma do que estar ali pessoalmente. Sendo assim, estratégias podem contribuir para tornar o momento mais perto do presencial. Algumas igrejas, por exemplo, postam músicas cantadas no louvor como arquivos individuais para serem arquivados que podem ser escutados, também, após o culto.
Essas iniciativas fazem com que a membresia interaja mais com o momento de busca e adoração, aproximando-se na comunhão desenvolvida no presencial.
2. Blog
Talvez seu primeiro pensamento ao ler esse item seja: manter um blog com qualquer regularidade pode ser muito trabalhoso. E sim, é verdade. Mas blogs também ajudam a ter conversas mais profundas com a membresia.
Posts blogs podem ajudar a manter seus membros envolvidos com uma série de sermões entre os domingos. As postagens do blog podem ser compartilhadas ou transformadas em postagens nas redes sociais, permitindo que o conteúdo da sua igreja chegue a novas pessoas em diversos formatos.
Os posts no blog também não precisam ser reflexões apenas pastorais. Com um trabalho em equipe e voluntário, pode envolver um grupo ou vários da sua igreja com um talento para escrever conteúdo envolvente.
E uma última coisa. Nem todos os posts do blog têm que ser escritos ou mesmo exigir uma tonelada de trabalho de preparação. A igreja pode simplesmente gravar um vídeo curto de três a cinco minutos e compartilhar com sua congregação. Esse é um trabalho que pode ser feito a muitas mãos! Convide membros para participar, você pode se surpreender com o quanto pode ser edificador.
3. Podcasts
É importante pensar que um mesmo conteúdo pode ser apresentado de diversas formas. Podcasts da igreja podem oferecer o áudio dos sermões semanais, ou até conteúdo especial criado para abordar eventos ou desafios atuais que a igreja enfrenta.
Os formatos incluem entrevistas de convidados, discussões de mesa redonda, estudos bíblicos aprofundados ou sermões clássicos reescritos.
4. Redes sociais
As redes sociais são, atualmente, onde as pessoas mais estão. Por isso, elas se tornaram também uma plataforma importante para desenvolver o ministério online. Sendo assim, vale a pena ter tempo para criar pelo menos alguns posts envolventes a cada semana.
Vale também criar páginas especiais no Facebook para pequenos grupos, membros da igreja ou eventos especiais. Também é importante lembrar que as mídias sociais podem servir para convidar as pessoas para a experiência online total da sua igreja. O trabalho que você faz em seu blog ou podcast pode ser reproduzido em forma de mídia social.
5. Canais proprietários
Diferente das redes sociais, os canais de comunicação próprios permitem total controle sobre a distribuição do conteúdo (como e a quem ele é entregue). Isso significa que a igreja não precisa se preocupar com fatores externos, como mudanças no algoritmo das redes sociais e instabilidades no servidor dessas plataformas.
Com a inChurch, por exemplo, sua igreja pode desenvolver um aplicativo e site totalmente customizado e personalizado, oferecendo à membresia e aos visitantes a sensação de “estar em casa” também nas interações virtuais.
Sua estratégia online em particular pode se concentrar em um ou dois desses elementos ou incorporá-los todos. Basta lembrar: pode ser preciso alguma tentativa e erro para descobrir o que funciona para seu ministério, e sempre leva tempo para encontrar a melhor forma de fazer.
Como é seu ministério online agora? O que seria preciso para alcançar mais pessoas para o Reino de Deus? Fale com nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua igreja implementando inovação e tecnologia.