O futuro da igreja já começou, e ele foi acelerado pela revolução digital que o mundo tem vivido nesses dois últimos anos. Se antes, disponibilizar de um ambiente digital para a congregação era uma decisão que poderia ser questionada, hoje tornou-se um fato. O online é uma extensão importantíssima do templo presencial. E uma plataforma para igrejas pode ajudar seu ministério nisso.
Para as igrejas, esse momento aponta para uma oportunidade. O uso de aplicativos agora funciona como ferramenta de comunicação. Porque a partir de um app próprio, a igreja pode disponibilizar palavras e outros conteúdos para os membros. Além de receber doações, informar a agenda de eventos e inclusive colher pedidos de oração. Trata-se de uma ferramenta completa, que reúne as informações da igreja em um só lugar. E aumenta a interação com a membresia, expandindo o relacionamento da igreja com a membresia também no online.
Justamente por isso, contar com uma plataforma para a igreja é muito importante. É preciso com um suporte que seja desenvolvido para atender a realidade das igrejas brasileiras. Além de oferecer funções capazes de responder às demandas, o ministério ganha em automatização.
Por isso, nas próximas linhas, listamos sete motivos para ter um sistema para igrejas.
Por que ter uma plataforma para igreja?
1. Gerenciamento de eventos direto pela plataforma para igreja
Possibilitar que membros e visitantes façam suas inscrições on-line evita filas desnecessárias. Além disso, oferece à igreja maior controle sobre a quantidade de pessoas no evento. Sem contar com a comodidade oferecida aos participantes. Com a plataforma da inChurch, por exemplo, a igreja disponibiliza inscrições antecipadas. E ainda acompanha em tempo real a popularidade do seu evento.
A área de eventos é destinada para criação e administração de eventos da sua igreja. Lá você encontra a área de agenda / inscrições, controle de inscrições, relatório financeiro dos eventos e categorias. Assim, os membros podem filtrar os eventos de acordo com a sua preferência (adolescentes, jovens, mulheres, etc) no aplicativo e no site.
2. Gerenciamento de células
Para que as células cresçam de forma organizada e saudável, é fundamental não só pregar a palavra e discipular pessoas. Deve-se fazer a gestão dos pequenos grupos. Isso significa que os líderes precisarão ter um olhar analítico. E, com a ajuda de um sistema de gestão, gerar relatórios gerenciais que ajudarão os supervisores e o pastor a tomar decisões.
É fundamental que a igreja concentre, em uma única plataforma ou sistema, a relação de todas as células. Entre as informações relevantes que precisam ser inseridas estão nome da célula, líder(es), supervisor(es), endereço, data e horário da reunião.
Além disso, o objetivo é que, a partir dessas e outras informações, seja possível a geração dos relatórios. Na plataforma inChurch, o fornecimento desses dados ocorre de forma automática e inteligente. O sistema, que é integrado à gestão de membresia, também informa o perfil dos participantes (faixa etária média e gênero). Além de apontar quantos membros da igreja participam de células. Assim como quantos estão fora dos pequenos grupos.
3. Relacionamento 24h por dia
Com um software desenvolvido para igrejas, é possível disponibilizar um canal de relacionamento 24h por dia. Isso permite que pedidos de oração sejam feitos a qualquer momento. Além de possibilitar que a igreja interaja com a membresia todos os dias, e não apenas nos dias de culto. Com um aplicativo da inChurch, o membro não precisa mais esperar pela próxima reunião de célula. Ou visita ao gabinete do pastor para fazer seu pedido de oração.
Acessando a opção “Pedido de Oração”, disponível no app, o membro indica em qual área da vida precisa de oração e descreve o pedido. É possível enviar súplicas a qualquer hora e quantas vezes quiser. Ou seja, o recurso dos aplicativos da inChurch permite receber pedidos de oração 24 horas por dia, todos os dias da semana.
As mensagens enviadas por membros e visitantes são enviadas instantaneamente para o painel de controle da igreja. Nessa área, a equipe de intercessão tem acesso a todos os pedidos de oração feitos por membros e visitantes. Desta forma, é possível monitorar cada súplica, identificar o autor da mensagem e orar por ele.
4. Webrádio
Para que as pessoas tenham acesso à programação de uma web rádio desenvolvida pelo seu ministério, é preciso hospedá-la em um site ou aplicativo. Com a plataforma inChurch, você consegue incorporar facilmente um player de rádio ao app ou site da sua igreja. Basta colar a URL fornecida pelo serviço de streaming no painel de controle. É possível cadastrar mais de uma URL e alternar entre as rádios cadastradas, como se fossem estações.
Desta forma, os usuários podem ouvir a programação enquanto leem textos devocionais. Também conferem a programação do ministério, enviam pedidos de oração ou consomem qualquer outro tipo de material. Ao concentrar os conteúdos digitais da sua igreja em um único canal, você evita dispersões e fideliza a audiência.
5. Notificação de push
As notificações push são mensagens/notificações que recebemos através dos aplicativos dos nossos dispositivos eletrônicos, principalmente celulares. A igreja poderá enviar notificações para os membros de devocionais. Além de avisos sobre eventos, lembretes de cultos, alimento diário, etc.
Essas mensagens-lembretes podem ser programadas de acordo com dias da semana, meses e horários específicos. Além disso, elas podem ser únicas ou recorrentes e ter também uma data específica para deixar de ser enviada.
6. Comunicação segmentada
Segmentar a comunicação nada mais é que garantir que a mensagem certa chegará ao grupo certo. Para isso, a igreja precisa produzir conteúdos direcionados às necessidades, características e preferências específicas dos perfis de membros. Assim, é possível atingir públicos menores, porém mais específicos.
Adotando uma comunicação segmentada, a igreja evita que os membros recebam conteúdos irrelevantes. Ou indesejáveis e elimina ruídos. Apesar de ser mais usada para a organização do fluxo de informações internas, essa estratégia também pode ser adotada na divulgação de programações externas, como cultos e eventos. Para isso, a igreja precisa ter os dados dos membros em canais de comunicação próprios, como uma lista de e-mails ou um aplicativo.
7. Gestão financeira pela plataforma para igreja
Por último, mas não menos importante, as igrejas que querem gerir suas finanças com eficácia devem adotar um sistema de gestão. Além de facilitarem o controle das receitas e despesas a partir de recursos como emissão de DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e emissão de relatório de fluxo de caixa, softwares permitem cruzar dados de forma inteligente, o que facilita o processo de tomada de decisão.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua igreja? Fale com especialista e descubra como as funcionalidades da plataforma inChurch podem otimizar a gestão da congregação.