1. Faça testes

Antes de divulgar que vai transmitir um evento ao vivo, independente da plataforma (YouTube, Facebook, Instagram etc.), verifique a banda da internet e faça testes. Se a conexão não for boa, provavelmente haverá travamentos e quedas durante a transmissão. Se a Internet estiver ruim, vale a pena pensar na opção de gravar e agendar a publicação do conteúdo no YouTube ou Facebook.

2. Use OBS Studio e Ciclano para transmitir em canais diferentes simultaneamente

Se pretende transmitir em canais diferentes (como YouTube, Facebook e Instagram) ao mesmo tempo, utilize o software gratuito OBS Studio e a ferramenta Ciclano. Entenda como configurar ambos programas aqui.

3. Foque seus esforços nas redes onde os seguidores estão

Como decidir quais canais atualizar durante uma transmissão? Simples. Foque suas energias nas plataformas onde seus seguidores estão. Vídeos e fotos tem maior alcance que artes. Crie um roteiro e prepare quem vai atualizar o feed e quem vai atualizar os Stories.

4. Invista em aplicativos de edição para Stories

Para Stories diferenciados, invista em aplicativos que agilizam a atualização. Prepare mockups ou templates que podem ser facilmente atualizados na hora (em .png) com apps como o Inshot. Cuidado para não usar apenas posts com templates e tirar o “charme” da transmissão ao vivo.

5. Preste atenção ao texto

Sim, o texto é importante. Faça legendas legendas descritivas e preste atenção às regras de português.

6. Use hashtags estratégicas

A hashtag do seu evento é muito importante para que as pessoas possam mapear o que estão falando sobre você nas redes sociais. Isso sem falar nas boas surpresas que você pode encontrar nessa busca. Para a pesquisa, experimente usar as ferramentas Hashtag Space, LeeTags, Agora Pulse, Keyhole e Hashtracking.

P.S.: Não se esqueça de fazer o relatório pós-evento/culto com dados importantes para a análise da equipe de Comunicação: views, alcance, curtidas, comentários, localização etc.


Quer saber mais sobre transmissão ao vivo? Fale com os especialistas da inChurch e descubra como a plataforma deles pode potencializar o alcance dos cultos online da sua igreja.


Sobre a autora

Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital e head de Marketing da Hitbel. Trabalha há 12 anos em comunicação no meio cristão. É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.

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