O sonho de todo profissional de comunicação é que seus vídeos tenham o maior número de views, seus conteúdos sejam os mais procurados da internet e que seus eventos tenham a presença do maior número de pessoas. Mas o que a maioria dos profissionais não se atentam é que para que isso aconteça é necessário ter o conhecimento do público-alvo.
Quem você quer atingir com a sua mensagem?
Jesus é o maior modelo de comunicador. Para Jesus é de extrema importância estar próximo da vida das pessoas. Ele sempre se revestia à semelhança daqueles que iriam ouvir sua mensagem. Quando queria explicar algo para pessoas simples, utilizava parábolas para exemplificar e trazer para realidade do povo. Ele se apresentava no meio de todos, conhecia suas histórias, seus desafios e esperanças. Jesus não só os conhecia, mas especialmente vivia como alguém do povo.
Era sua maneira mais simples de estudar e entender o alvo Dele; àqueles pelos quais ele queria transmitir a mensagem, e a fazia de acordo com o perfil de cada um. Se tivesse que ir às sinagogas para falar aos fariseus ele fazia, se tivesse que ir no meio do povo para falar ele ia.
Aqui se encontra um dos mais importantes aspectos de todo comunicador: conhecer o seu público-alvo e estar no lugar certo e na hora certa. É de extrema importância conhecer o público no qual a mensagem será direcionada, e apresentá-la no local que o público está, para que se traga conteúdos que despertem o interesse.
Mas como saber qual o público-alvo da minha igreja? Se hoje sua igreja já existe, você consegue definir quem é seu público-alvo à partir dos membros que você tem. Você sabe qual a faixa etária média de pessoas, se tem mais homens ou mais mulheres, qual a localidade que moram e hábitos que possuem. Por isso que ter uma plataforma com gestão de membresia ajuda bastante nesse processo, pois fica muito mais fácil segmentar seus membros através da tecnologia.
À partir desse estudo você consegue definir quem são, o que gostam e quais são os hábitos deles, e assim desenvolver as mensagens e divulgá-las nos canais de comunicação que seu público tem o hábito de utilizar. Fazendo a comunicação correta de acordo com o perfil da sua igreja.
Considerando que hoje 67% da população mundial possui um aparelho celular e 57% é um usuário na internet, não podemos descartar a utilização do espaço digital para divulgar o conteúdo e falar com as pessoas.
Os aplicativos e sites estão aí para nos ajudar a atingir o maior número de pessoas da maneira mais fácil e rápida possível. Ter uma plataforma customizada com a identidade da sua igreja, traz um senso de pertencimento para o grupo. E com certeza, se na época de Jesus tivesse esse canal de comunicação, Ele ia aproveitá-lo da melhor maneira possível.
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