Fazer um plano de leitura bíblica ajuda cristãos a adquirir constância na leitura da Palavra de Deus e ampliar conhecimentos sobre as Escrituras. Para líderes de célula e discipuladores, trata-se de uma ferramenta especialmente estratégica, já que serve de apoio para direcionamento de estudos e acompanhamento espiritual.

Pensando nisso, preparamos um tutorial ensinando como fazer um plano de leitura da Bíblia que se encaixa na correria do dia a dia. Práticas, as instruções servem tanto para cristãos que querem criar a cultura de ler a Palavra todos os dias quanto para líderes que precisam transmitir ensinamentos aos seus discípulos.

O que é um plano de leitura bíblica?

Um plano de leitura bíblica é um documento desenvolvido para ajudar o leitor a concluir a leitura de um livro da Bíblia ou aprofundar conhecimentos sobre determinado assunto. A ideia é que, lendo poucos capítulos por dia, a pessoa alcance o objetivo que estabeleceu inicialmente e incorpore o hábito de ler as Escrituras à sua rotina.

Por que a leitura bíblica é importante?

A Bíblia foi escrita por homens divinamente inspirados por Deus e, por isso, revela quem o Senhor é e o que Ele fez ao longo das gerações. Se não lermos a Bíblia com regularidade, dificilmente conseguiremos desenvolver um relacionamento com Deus. Afinal, como podemos nos relacionar com alguém que desconhecemos?

Além disso, a Bíblia é como um manual de instruções para a nossa vida. Quando a lemos, descobrimos qual deve ser a conduta do cristão e identificamos as práticas que nos aproximam e nos afastam de Cristo. Nesse sentido, fazer um plano de leitura bíblica pode ajudar os cristãos a se manterem espiritualmente saudáveis.

Benefícios de fazer um plano de leitura bíblica

1. Criação de disciplina de tempo com Deus

Todos os cristãos foram chamados a conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Oséias 6:3), mas nem todos dão a devida importância à leitura diária da Bíblia, que é o meio pelo qual Deus fala com seus filhos. Um plano de leitura bíblica estimula as pessoas a separar parte do dia para se debruçar sobre as Escrituras, de forma que, pouco a pouco, elas criem a disciplina de meditar na Palavra e cresçam em conhecimento do Senhor.

2. Aumento do conhecimento da Palavra de Deus

A Bíblia não é apenas um livro histórico milenar. Ela é a Palavra de Deus, e é por meio dela que conhecemos Cristo, a Verdade. Quanto mais conhecermos a Verdade, mais seremos libertos (João 8:32).

3. Criação do hábito da leitura

A leitura é um hábito que, quando cultivado, traz uma série de benefícios. Ler ajuda a melhorar a concentração, expandir o vocabulário, despertar o senso crítico, aperfeiçoar a memória e até mesmo a reduzir o stress. Ao desenvolver e implementar um plano de leitura da Bíblia, você dá às pessoas a oportunidade de incorporar a leitura à rotina e, consequentemente, aproveitar todos esses benefícios.

4. Engajamento da membresia

Quando seguidos em grupo, os planos de leitura bíblica ajudam a promover o estreitamento de laços entre os irmãos. Isso porque, a cada encontro – seja presencial ou remoto –, as pessoas compartilham o que aprenderam com os textos bíblicos e podem ainda trocar experiências, crescendo não só em conhecimento da Palavra, mas em comunhão.

Como fazer um plano de leitura bíblica

Passo 1: Defina um objetivo

O primeiro passo para criar um plano de leitura bíblica é definir um objetivo, ou seja, determinar o que você quer alcançar ao término da leitura. Essa definição guiará a escolha dos livros ou das passagens a serem lidas. Se você é um líder de célula ou discipulador, lembre-se de definir o objetivo com base nas necessidades dos liderados.

Um grupo de recém-convertidos, por exemplo, está dando os primeiros passos na caminhada cristã e precisa conhecer mais sobre a pessoa e a obra de Cristo. Neste caso, é possível criar um plano de leitura bíblica para iniciantes, contemplando os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Outro exemplo: se você identificou que os seus liderados precisam amadurecer na fé, pode criar um plano de leitura temático, com passagens bíblicas diversas. Uma alternativa seria explorar as histórias dos personagens mencionados em Hebreus 13, capítulo conhecido como “a galeria da fé”.

Passo 2: Determine um tempo para a leitura diária

E seja realista! Concorda que não adianta dizer que dedicará uma uma hora por dia à leitura bíblica quando, na verdade, você só dispõe de 15 minutos? É muito importante ter uma noção clara sobre a disponibilidade de tempo, porque isso está diretamente relacionado ao próximo passo da montagem do seu plano de leitura da Bíblia.

Passo 3: Determine quanto você lerá por dia

Um capítulo da Bíblia leva, em média, cinco minutos para ser bem lido. Para estudos mais detalhados, é preciso separar pelo menos 10 minutos por capítulo. Sabendo disso, faça as contas de acordo com o tempo de que você ou seus liderados dispõem. Quem pode dedicar 20 minutos à leitura, por exemplo, conseguirá ler até quatro capítulos.

A quantidade de capítulos lidos por dia também está relacionada ao tempo no qual você quer concluir a leitura do livro. Por exemplo: se você quiser ler todo o livro de Provérbios (que tem 31 capítulos) em agosto (que tem 31 dias), poderá ler um capítulo por dia. Já se a meta for ler o livro de Salmos, será preciso ler uma média diária de cinco capítulos.

Passo 4: Escolha o que você vai ler

Um plano de leitura bíblica não seria um plano de leitura sem conteúdo, concorda? Justamente por isso, o quarto passo é escolher o que será lido. Se você já definiu um objetivo no passo 1, esta etapa será fácil. Além de ler livros por completo, é possível ler grupos de livros, como os Evangelhos e o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia).

Para os líderes e discipuladores, outra sugestão é criar planos de leitura bíblica temáticos, como “Vencendo o pecado” e “Fortalecendo a fé” (como propusemos acima). Neste caso, será preciso fazer uma seleção prévia das passagens que serão lidas por dia e organizá-las por ordem cronológica ou de importância.

Passo 5: Monte o roteiro

Chegou a hora de esquematizar seu plano de leitura bíblica! Para isso, basta usar o modelo de roteiro abaixo.

  • Objetivo: Conhecer sobre a pessoa de Cristo
  • Livro: Mateus (28 capítulos)
  • Tempo diário de leitura: 20 minutos
  • Capítulos a serem lidos por dia: 2 (estudo detalhado)
  • Dias necessários para a conclusão da leitura: 14
Modelo de roteiro de plano de leitura bíblica

Pronto o roteiro, basta começar os estudos.

Se você é um líder de célula ou discipulador, pode adicionar uma breve reflexão a cada dia de leitura, transformando o plano em um devocional para seus liderados. Ao final, envie o plano para as pessoas e publique-o no aplicativo da sua igreja, para que os leitores possam monitorar o próprio progresso. Se o seu ministério ainda não tem um app, fale com nossos especialistas e saiba mais sobre os benefícios dessa ferramenta de comunicação.