A primeira impressão é a que fica! Com certeza você já ouviu essa frase algumas vezes e, também em sua igreja, ela precisa valer. Sorrisos, abraços, bom estacionamento, ambiente limpo, sinalização e uma área de acolhimento são ações em que sua igreja precisa investir para receber pessoas. Lembre-se: o acolhimento é uma das expressões do amor de Jesus tangíveis e, sim, você precisa estar pronto para ser o toque de Jesus aos visitantes de sua comunidade.

Elencamos aqui alguns pontos importantes para se entender, planejar e agir quando o assunto é recepção de visitantes.

Área de visitantes

Ponto de partida, para todas as igrejas, é a criação de um bom espaço para recepcionar seus visitantes. Uma área bem sinalizada, ocupada por uma equipe preparada para acolher e direcionar essas novas pessoas aos locais indicados de
culto ou de atendimento as novas gerações, eventos etc. Aqui, o importante é que este espaço esteja visível, dentro da maior área de trânsito da igreja e sempre impecavelmente organizado.

Equipe de recepção

Este talvez seja o serviço mais importante em uma igreja. É esta equipe que apresenta ao visitante como essa igreja se manifesta, qual sua cultura e quão acolhedora esta comunidade é. Além disso, é esta equipe que tem a capacidade de antecipar problemas, conectar elos e atender necessidades especiais. Atente em um bom recrutamento com pessoas que, realmente, amem sua comunidade e adorem servir, treine-as constantemente e valorize essa turma! Eles são especiais!

Estacionamento
Você já pensou que um visitante tende a ficar perdido nas proximidades de sua igreja e, invariavelmente, terá problemas para estacionar? Afinal, ele não conhece a comunidade e não sabe os atalhos para encontrar as melhores vagas. Considere criar um estacionamento exclusivo para visitantes, deixando as melhores vagas ao redor de
sua comunidade para essas pessoas que escolheram conhecer sua igreja. É um sinal incrível de que você está preparado para acolhe-las.

Materiais impressos

Muitos visitantes chegam a igreja querendo entender um pouco mais sobre sua comunidade. Um bom pacote de materiais explicativos e que tenham a capacidade de direcionar as pessoas para um próximo passo na igreja é extremante importante. Pense nisso. Além do conteúdo, é importante você criar interações e de conexão dessa pessoa em seus canais de comunicação digital, oferecendo seus caminhos de redes sociais e, também, acesso de wifi para que este visitante baixe seu aplicativo e fique em contato com você.

Cadastro
Não abra mão de criar um ponto de contato com esse visitante. É importante que você retenha algumas informações desta pessoa para poder estabelecer uma conversa posterior, para pesquisar sobre como foi a visita, para oferecer
oportunidades de eventos e criar uma relação. Além dos formulários internos, considere a possibilidade de criar totens digitais ou apps que possam tornar seu processo de cadastramento e mineração dos dados mais automático e com inteligência.