A primeira impressão é a que fica! Com certeza você já ouviu essa frase algumas
vezes e, também em sua igreja, ela precisa valer. Sorrisos, abraços, bom
estacionamento, ambiente limpo, sinalização e uma área de acolhimento são ações
em que sua igreja precisa investir para receber pessoas. Lembre-se: o acolhimento é
uma das expressões do amor de Jesus tangíveis e, sim, você precisa estar pronto para
ser o toque de Jesus aos visitantes de sua comunidade.

Elencamos aqui alguns pontos importantes para se entender, planejar e agir quando o
assunto é recepção de visitantes.

Área de visitantes

Ponto de partida, para todas as igrejas, é a criação de um bom espaço para
recepcionar seus visitantes. Uma área bem sinalizada, ocupada por uma equipe
preparada para acolher e direcionar essas novas pessoas aos locais indicados de
culto ou de atendimento as novas gerações, eventos etc. Aqui, o importante é que
este espaço esteja visível, dentro da maior área de trânsito da igreja e sempre
impecavelmente organizado.

Equipe de recepção

Este talvez seja o serviço mais importante em uma igreja. É esta equipe que
apresenta ao visitante como essa igreja se manifesta, qual sua cultura e quão
acolhedora esta comunidade é. Além disso, é esta equipe que tem a capacidade de
antecipar problemas, conectar elos e atender necessidades especiais. Atente em
um bom recrutamento com pessoas que, realmente, amem sua comunidade e
adorem servir, treine-as constantemente e valorize essa turma! Eles são especiais!

Estacionamento
Você já pensou que um visitante tende a ficar perdido nas proximidades de sua igreja
e, invariavelmente, terá problemas para estacionar? Afinal, ele não conhece a
comunidade e não sabe os atalhos para encontrar as melhores vagas. Considere criar

um estacionamento exclusivo para visitantes, deixando as melhores vagas ao redor de
sua comunidade para essas pessoas que escolheram conhecer sua igreja. É um sinal
incrível de que você está preparado para acolhe-las.

Materiais impressos

Muitos visitantes chegam a igreja querendo entender um pouco mais sobre sua
comunidade. Um bom pacote de materiais explicativos e que tenham a capacidade
de direcionar as pessoas para um próximo passo na igreja é extremante
importante. Pense nisso. Além do conteúdo, é importante você criar interações e
possibilidades de conexão dessa pessoa em seus canais de comunicação digital,
oferecendo seus caminhos de redes sociais e, também, acesso de wifi para que
este visitante baixe seu aplicativo e fique em contato com você.

Cadastro
Não abra mão de criar um ponto de contato com esse visitante. É importante que
você retenha algumas informações desta pessoa para poder estabelecer uma
conversa posterior, para pesquisar sobre como foi a visita, para oferecer
oportunidades de eventos e criar uma relação. Além dos formulários internos,
considere a possibilidade de criar totens digitais ou apps que possam tornar seu processo de
cadastramento e mineração dos dados mais automático e com inteligência.

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