Uma coisa que criativo geralmente não gosta é da parte gerencial, da rotina e das atividades que beiram a burocracia. Mas, quando o assunto é organização, não há como escapar de criar, desenvolver e fomentar alguns processos em sua rotina. Principalmente, em se tratando de igreja onde temos que lidar uma muitas variáveis do ponto de vista técnico, pessoas e aquela sensação de estar fazendo ao vivo, principalmente em cultos e eventos. Para isso, pensamos em te ajudar sugerindo um “checklist” fundamental para você trabalhar de forma organizada na cobertura de seus cultos e eventos!
Crie uma escala mensal de equipe
A primeira coisa é que você precisa pensar em ter uma escala de trabalho. Previsibilidade e organização te dará conforto e liberdade para pensar e executar outras tarefas. Sua escala de domingo deveria ser pensada, no mínimo,
mensalmente. Isso, também, ajudará seus voluntários a organizarem suas agendas de envolvimento na igreja e, também, a agenda para o tempo de desfrutar dos cultos como expectadores, fundamental para a edificação de sua
turma.
Ore e reúna sua equipe antes do evento
Esse item não deveria estar aqui na lista, por ser um dever. Mas, é sempre bom lembrar que é preciso pedir apoio, sabedoria e cobertura para que Deus haja por meio de sua vida e de sua equipe de comunicação!
Crie um “uniforme” para sua equipe
Parece besteira, mas é importante você pensar em criar um padrão de vestimenta para sua equipe e garantir, principalmente para o time que se movimenta no espaço do culto ou evento, que eles estão “invisíveis” no espaço. A movimentação da equipe de comunicação chama atenção no salão e pode tirar a atenção das pessoas. O ideal é você camuflar sua equipe no ambiente. Pense na melhor cor e padrão de vestimenta.
Defina funções e garanta que tenha todos os postos ocupados
Uma das coisas importantes para o bom funcionamento de uma equipe de cobertura de culto é a definição clara de tarefas e dos objetivos para aquele momento. Fotógrafos, social managers, editores, design, multimídia, câmeras, técnico de som e gerentes de culto precisam estar preparados para executar as tarefas entendendo sua missão tanto naquele dia quanto sua missão na condução da experiência do domingo para os canais de comunicação. Uma boa lista de chamada aqui é sempre bem-vinda!
Testes de equipamentos
Uma das maiores dores de cabeça de uma cobertura de culto é quando algum dos equipamentos, repentinamente, não funcionam de forma adequada. Faça uma lista de equipamentos que você tem e crie rotinas de testes durante a semana e com uma ou duas horas de antecedência de seu evento. Principalmente telas, computadores, vias de som, links de internet, mesas de corte, projetores, mesas de stream e ferramentas de transmissão como o Multiplicador de Audiência.
Crie um roteiro de conteúdo
Além das funções, recomendamos que você desenvolva um roteiro sobre os conteúdos que deverão ser captados, editados e divulgados. Esse dispositivo é ideal para você avaliar previamente a história que você está contando para sua audiência e, assim, ter bases para avaliação do trabalho.
Reunião de avaliação
Ao fechar o culto, crie a rotina de agradecer o trabalho de sua equipe, voluntária ou não. Também, coloque em sua rotina uma reunião rápida de avaliação que tenha por objetivo checar se tudo que foi programado foi executado, para entender o feedback da equipe, para mapear problemas técnicos e definir objetivos para o próximo evento.