Com certeza, a era dos smartphones já alcançou sua denominação.
Você, como Pastor ou líder sabe que o nº de pessoas que usam o celular antes, durante e depois do culto vêm aumentando. A realidade é que os aplicativos dentro das igrejas fazem uma grande diferença.
De fato, essa é uma boa oportunidade de gerar informações pertinentes, ou seja, inegavelmente a igreja tem nas suas mãos uma ferramenta absurda.
“Certamente, a era do smartphone já alcançou os jovens, adultos e inclusive a melhor idade. “
Diz o CMO da inChurch, Sydney de Menezes.
Aliás, é comprovado que o Brasil é o 2º país do mundo que passa o maior tempo na internet.
A média do brasileiro é de 9h20min todos os dias navegando, ou seja, passamos 145 dias por ano conectados e a crescente é real.
Principalmente, quando vemos que cerca de 67% da população mundial possui um dispositivo móvel.
Ainda que, o nº de usuários de redes sociais cresce em 9%. Logo, elas são uma porta de entrada e nós (brasileiros) passamos em média 3h39min todos os dias nas redes sociais.
É chegado o tempo dos aplicativos dentro das igrejas.
No post de hoje, veremos na prática o desempenho de um aplicativo para a sua igreja, com suas funções, relevância e como contratá-lo.
- Problemas Atuais
Vejo que dentro das denominações o uso frequente de diversos grupos de WhatsApp é estressante.
Com grupos de ministérios, célula, mulheres, projetos, jovens que te deixam perdidos e apitam o dia inteiro.
Certamente, é melhor ter um lugar que centraliza tudo.
Contudo, outro problema pertinente, é a interação com os membros.
A falta de contato com os membros podem ser falhas, nos dias de hoje. Com um aplicativo, tudo fica mais prático. 😉
Vou te dar alguns exemplos:
- Montar grupos. Com grupos específicos você consegue interagir, mandar mensagens direcionadas para seu público.
Se for visitante, faça um grupo em que as mensagens chegarão de maneira individual para eles. Afinal, todos querem se sentir parte da família e do Reino. - O acompanhamento de cada membro. Inegavelmente, não tem nada melhor para a liderança do que saber exatamente como o seu discípulo está.
Essas informações são essenciais para aconselhamento e para que a pessoa se sinta acolhida. - Importante citar a possibilidade do membro acompanhar os eventos e notícias que acontecem na sua denominação.
Assim, ele vai se sentir parte da família, pertencente à igreja. Que é nosso objetivo.
- Desempenho dos aplicativos.
Você sabe a diferença de aplicativo híbrido e do nativo?
Os aplicativos nativos permitem uma melhor integração com os recursos dos aparelhos (câmera, microfone, bluetooth etc) a fim de se atualizarem com as novidades de desenvolvimento e desempenho.
Os nativos são desenvolvidos para Android, iOS e Windows Phone, criados com as linguagens personalizada, ou seja, Kotlin ou Java para Android; Swift para iOS; C# ou VB para Windows Phone.
- Relevância, a igreja como organização
Nesse sentido, a igreja tem uma grande frequência de eventos.
E, até mesmo para realizar o culto é necessário uma organização dos voluntários e seus ministérios.
Quando você tem um aplicativos que controla tudo, é possível acompanhar tudo que a sua denominação faz.
Sem dúvida, é incrível o poder que a tecnologia nos oferece.
Quando você entra na área de notícias, consegue visualizar inúmeros acontecimentos, ver fotos, compartilhar experiências e tudo mais.
Entretanto, na área de Eventos, você consegue visualizar o calendário anual, se inscrever e caso seja necessário, consegue pagar a entrada.
Desse modo, dentro dos eventos consegue categorizar os grupos, com o evento para Família, Jovens, Homens e etc…
Muito útil para diminuir as filas no final do culto, otimizar o tempo das inscrições, e principalmente, é uma excelente oportunidade para evangelizar.
É provável que com essas ferramentas, o visitante entenda a visão da igreja, ler notícias que edificam a fé e também, ver como foi o retiro (a área de notícias, pode ser feita por texto, áudio e vídeo) .
- O que fazer para contratar um aplicativo para sua igreja?
1. A primeira grande dica é pesquisar o histórico da empresa.
Ver exatamente quem são seus clientes, buscar recomendação de outras igrejas.
2. Ver TODAS as ferramentas e possibilidades de uso, para poder verificar o custo x benefício. E claro, aprender a utilizar 100% do aplicativo.
3. Personalização do App. Verificar a comunicação da sua igreja, ver o público que faz parte da sua denominação, para ver se faz sentido adquirir um aplicativo.
Para mais informações, clique aqui.